O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) teve seu início no ano de 1994, em nível de Mestrado Acadêmico, com o objetivo de qualificar profissionais para o exercício das atividades de pesquisa, ensino e extensão no campo da Engenharia Civil e áreas afins. Inicialmente, foi criado na área de concentração em Construção Civil e Preservação Ambiental; posteriormente, em 1999, houve a ampliação com a criação da área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.
Fruto de um Programa Sólido de Autoavaliação e Planejamento Estratégico, a evolução do PPGEC foi contínua e, em abril de 2014, ocorreu a aprovação pela CAPES curso de Doutorado no PPGEC e as produções qualificadas em periódicos Qualis A1, A2, B1 e B2 aumentaram em mais de 145% entre o ano 2017 e 2020. Somente no Estrato A1, as produções aumentaram em 60% entre 2017 e 2020 e praticamente duplicaram em 2021. Crescimento continuado!
Fig1a) Publicações em periódicos Qualis A1 a A4 (antigos A1, A2, B1 e B2). 1b) Publicações em artigos estratos A1.
No ano de 2021, o corpo docente do PPGEC foi formado por 33 docentes, sendo 23 permanentes, 1 professor visitante e 6 colaboradores, desse, quase 40% bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq ou Coordenadores do PET da Engenharia Civil. O corpo docente é formado em sua maioria por Engenheiros Civis, contudo, há também Engenheiros Ambientais, Acústicos, Mecânicos, Hidráulicos, Arquitetos etc. Dessa forma podemos ofertar aos nossos alunos, disciplinas com estrutura curricular e transmissão de conhecimento diversificado.
O PPGEC têm, em média, mais de 160 discentes ativos, sendo, aproximadamente 90 mestrandos,70 doutorandos e 2 pós-doutorandos. Os alunos são oriundos de todo o Brasil tendo um número significativo de discentes de mestrado originários de cursos de graduação da região Central do RS (UNIPAMPA, UFFS, UFN, URI, etc) e dos próprios cursos de graduação da UFSM como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Acústica, Engenharia Química e Engenharia Sanitária e Ambiental. Praticamente todos os alunos de iniciação científica da UFSM se engajam em um dos nossos PPGs da instituição, sendo um número significativo no PPGEC.
No doutorado, além dos próprios alunos do PPGEC, e de docentes das IES mencionadas, a demanda supre a procura por capacitação de outros PPGs da UFSM como Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Engenharia de Processos, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Agrobiologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, além, entre outros dos PPGs em Ciências Ambientais, Agricultura e Ambiente do campus Frederico Westphalen da UFSM. No entanto, são encontrados no PPGEC alunos e egressos de doutorado de todo o Brasil.