Uma tese de doutorado produzida no PPGEC – CT/UFSM foi premiada na edição 2024 do Prêmio ANTAC, organizado pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente. A tese vencedora, intitulada “Proposta de Classificação Acústica de Habitações Brasileiras baseadas na Percepção dos Usuários“, foi defendida em 07 d novembro de 2023 e desenvolvida por Willian Magalhães de Lourenço, orientado pelo professor Gihad Mohamad, do Departamento de Estruturas e Construção Civil. O trabalho foi o escolhido dentre outros 7 na categoria “Conforto Ambiental e Eficiência Energética”.
Segundo Willian, autor da tese, o método de classificação global de desempenho acústico de habitações brasileiro propõe uma ferramenta de diagnóstico, reflexão e aprofundamento teórico no viés da qualidade construtiva no Brasil. Através de questionários, os usuários manifestaram suas sensações em aspectos relativos ao conforto e desconforto acústico nas edificações, a exposição ao ruído e suas percepções. Tais resultados serão úteis para impulsionar o setor da construção civil, visto que promovem discussão e aperfeiçoamento de métodos e materialidades para as construções.
A Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente, realizadora da premiação, integra profissionais das mais diversas especialidades, que atuam em Construção Civil, Tecnologia de Arquitetura e Habitação. A ANTAC é constituída majoritariamente por pesquisadores e docentes vinculados a universidades e institutos de pesquisa, mas conta também com associados vinculados a órgãos públicos e empresas privadas. A banca que avaliou os trabalhos e que premiou a tese do PPGEC foi composta por Dr. Fernando Oscar Ruttkay Pereira (UFSC), Dra. Léa Cristina Lucas de Souza (UFSCar) e Dra. Roberta Vieira Gonçalves de Souza (UFMG).
Acesse a notícia completa em: https://ufsm.br/r-375-5813