Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutoranda Nátalie de Paula relata experiência no doutorado sanduíche – PDSE CAPES



A doutoranda Natálie de Paula retornou no mês de maio/2024 do doutorado sanduíche pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), que realizou durante os meses de novembro/2023 a abril/2024 na University of Nevada, Reno (UNR), nos Estados Unidos em que esteve sob a supervisão do Prof. Dr.
Krishna Pagilla. A Nátalie é Engenheira Sanitarista e Ambiental de formação e Mestre em Engenharia Civil pelo PPGEC e ambos pela UFSM. Em 2021, ingressou no Doutorado do PPGEC com foco na linha de pesquisa de saneamento básico e ambiental. No PPGEC é orientada pelo professor Elvis Carissimi. 

A Natálie participou do Edital interno de seleção de 2023 que selecionou ao PDSE 2023 proposta de pesquisa, Estudo de tecnologias de tratamento de água para fins potáveis e não potáveis

A Nátalie nos contou que foi o período de sanduíche foi uma experiência repleta de desafios profissionais e pessoais e destacou que: “Durante este período, colaborei com os professores e pesquisadores do Nevada Water Innovation Institute, desenvolvendo diversas atividades focadas na aplicação de processos avançados no tratamento de efluentes. Concentrei meus estudos nas técnicas de ozonização e ozonização catalítica heterogênea, combinadas com o Soil-Aquifer Treatment (SAT). Essas técnicas foram aplicadas a efluentes secundários provenientes de uma estação de tratamento de esgoto, com o objetivo de aumentar a eficiência do tratamento e possibilitar a recarga de aquíferos, minimizando o risco de contaminação de águas subterrâneas. Além disso, participei ativamente de um projeto de monitoramento do SARS-CoV-2 em efluentes domésticos provenientes de diferentes cidades da região. O objetivo desse projeto era identificar a presença e a concentração do vírus nos efluentes, contribuindo para o acompanhamento epidemiológico da COVID-19 na região. Essa experiência me proporcionou uma visão mais ampla e aprofundada sobre técnicas inovadoras no tratamento de efluentes e suas aplicações práticas. Além disso, a vivência no exterior e a interação com os professores e pesquisadores da UNR enriqueceram minha trajetória e abriram novas perspectivas para futuras colaborações internacionais”.

Ainda, durante um período da graduação a Nátalie participou de sanduíche na Arizona State University, nos Estados Unidos 🙌

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-550-2590

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes