O instituto britânico Times Higher Education (THE), um dos levantamentos de Ensino Superior mais conceituados internacionalmente, divulgou nesta quinta-feira, 14, o ranking das melhores universidades da América Latina e Caribe em 2022. Neste ano, a UFSM ficou na 27ª posição geral, o que significa uma ascensão de 24 colocações desde 2020.
Com mais integrantes no ranking que os demais países, o Brasil conta com 72 universidades na avaliação, cinco a mais que em 2021. Nacionalmente, a UFSM ocupa a 18ª posição. Em relação às Instituições gaúchas, a Universidade é a terceira colocada geral e segunda das públicas, atrás somente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Destaque na disseminação de conhecimentos
Nesta edição do ranking foram avaliadas 197 instituições, 20 a mais do que em 2021, localizadas em 13 países diferentes. Para suas análises, o ranking THE avalia as instituições de ensino através de seus pilares principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. A versão Latino Americana da avaliação utiliza os mesmos 13 indicadores de desempenho da classificação global, distribuídos em cinco categorias.
Neste ano, o grande destaque da UFSM foi na categoria Citações. Nesta área, a Universidade sobressaiu-se com uma pontuação que saltou de 41,9 no último ano, para 71,1 em 2022.
Acesse a notícia completa em: https://ufsm.br/r-1-59112