Professores visitantes poderão passar um tempo no PPGEAmb desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os pesquisadores visitantes podem dedicar-se inteiramente à pesquisa, com exceção de ter que ministrar alguma que outra disciplina ou seminário.
O PPGEAmb oferece acesso a professores visitantes de duas maneiras:
- Através de editais específicos. Não há periodicidade e as vagas são anunciadas quando da existência de recursos. Exemplo do último edital com contratação de professore visitante nacional e estrangeiro no PPGEC: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/progep/2019/11/21/abertura-de-edital-de-processo-seletivo-simplificado-para-professor-visitante-na-ufsm-12-vagas/
- para candidatos estrangeiros que possuam bolsa de estudos ou recursos externos ao PPGEAmb para custear a sua estadia. Se enquadram nessa categoria os candidatos estrangeiros que já possuam bolsa ou recursos no momento de ingresso no PPGEAmb :
- do seu país de origem;
- de instituições internacionais (Ex, Fulbright)
- através de um convênio com o governo brasileiro como o PVE/CAPES –
- convênio internacional com a UFSM, existindo duas possibilidades:
- um convenio bilateral com uma universidade parceira.
- Programa de intercâmbios internacionais, como, por exemplo, o PrInt UFSM
- Outras modalidades ou informações no site da SAI/UFSM e sites das agências CAPES e CNPQ do Brasil
Para ingressar pela alternativa (b), entre em contato com alguém de nossos docentes para verificar a disponibilidade dos espaços, laboratórios e equipamentos] necessários para a pesquisa. Nossos professores são fluentes em inglês e espanhol, além do português. Também verifique que preenche com os requisitos de credenciamento do PPGEAmb.
- Para inscrever-se como candidato, é necessário submeter um e-mail a ppgeamb@ufsm.br com os seguintes documentos:
- cópia de diplomas de doutorado (não há necessidade de reconhecimento consular ou de tradução juramentada mas, caso seja aceito no programa, para a matrícula na Universidade e obtenção de visto para o Brasil, há exigências específicas).
- cópia de documento de identidade e passaporte, se tiver
- curriculum.
- plano de trabalho, em máximo 10 páginas redigido em português, espanhol ou inglês contendo:
- introdução e justificativa; objetivos; métodos, incluindo trabalho de campo e desenho experimental, conforme o caso, e de análise de dados; cronograma de desenvolvimento; plano de custeio do trabalho (materiais de consumo, despesas de campo e viagens necessárias);
- Indicação da infraestrutura e os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades descritas no plano de trabalho (A descrição dos principais equipamentos dos laboratórios vinculados ao PPGEAmb consta no site do Programa: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgeamb/infraestrutura-laboratorios;
- Indicação das disciplinas que pretende ministrar (incluindo as ementas e justificativa). A relação de disciplinas do PPGEAmb pode ser consultada no site do Programa: Informações Curriculares.
- Indicação dos grupos de pesquisa/pesquisadores vinculados ao PPGEAmb com os quais pretende realizar colaborações
- carta de aceitação dos grupos de pesquisa/pesquisador, com aprovação do projeto apresentado
- Uma vez aprovado nas etapas acima, a Coordenação do PPGEAmb informará a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a SAI da UFSM da aceitação do candidato.
Esteja ciente que:
- A documentação para inscrição poderá ser submetida em qualquer período e normalmente a avaliação será realizada no prazo de 60 dias, durante os períodos letivos brasileiros (março-junho e agosto-novembro). Nas demais épocas, a avaliação poderá levar mais de 90 dias, devido a férias e viagens para trabalho ou cursos de campo. Recomenda-se fortemente aos candidatos que prevejam 90 dias de avaliação, além dos prazos para tramitação de pedidos de bolsa e vistos.
- O PPGEAmb não oferece suporte para obtenção de vistos ou moradia. Informações e algum apoio podem ser obtidos na Coordenação de Relações Internacionais da UFSM ou com os grupos de pesquisa com os quais pretende realizar colaborações