O Curso inicia suas atividades com uma única área de concentração e quatro linhas de pesquisa. A área de concentração em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais têm por objetivo geral a formação de pessoal em nível de pós-graduação para atuar no desenvolvimento regional e nacional em sustentação do processo de gestão dos recursos naturais.
As ações desenvolvidas estarão voltadas na garantia, conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais, a recuperação de áreas degradadas, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
Devido aos grandes problemas que envolvem o saneamento básico e os recursos hídricos será dado ênfase ao fortalecimento da gestão dos recursos hídricos, de acordo com o que preconiza a lei das águas do Brasil (Lei 9433/199), no campo dos recursos hídricos; e no campo das tecnologias ambientais a area focal será da proposição de alternativas visando a melhoria da situação do Saneamento Básico em atendimento a Lei no11.445/2007, bem como a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos estabelecidos pela Lei no. 12.305/2010 que institui a Política de Resíduos Sólidos – . É voltada à pesquisa e desenvolvimento (P&D&Inovação) de instrumentos de gestão e de tecnologias para o melhor aproveitamento e gestão dos recursos hídricos e a conservação dos ecossistemas aquáticos.
O programa desenvolverá suas atividades através das seguintes linhas de pesquisa:
Planejamento e Gestão Ambiental
Objetivo: Proposição e aplicação de metodologias que permitam o gerenciamento e gestão dos recursos hídricos e a conservação de ecossistemas aquáticos;
Modelagem Hidroambiental
Objetivo: Integração da modelagem hidrológica, ecológica e atmosférica para a avaliação dos efeitos de cenários, estruturas, políticas e mudanças climáticas. Em resumo, tem como foco a proposição, avaliação e aplicação de modelos ecológicos, hidráulicos, hidrológicos, sedimentológicos, atmosféricos e de qualidade da água com a finalidade de subsidiar estudos e projetos hidroambientais.
Hidrossedimentologia
Objetivos: Coleta de informações que permitam a diminuição das incertezas das previsões hidrológicas e sedimentológicas na escala de bacias hidrográficas;
Desenvolvimento, avaliação e calibração modelos e métodos de cálculo do transporte de sedimentos em rios e assoreamento de reservatórios.
Saneamento Ambiental
Objetivo: Desenvolvimento de técnicas de tratamento de águas de abastecimento e industriais e aproveitamento de águas (reúso/reciclo). Modelagem e otimização de sistemas de abastecimento de água. Avaliação e modelagem da qualidade da água dos recursos hídricos e de fontes de poluição difusa. Tratamento de efluentes urbanos e industriais por processos convencionais e avançados. Gerenciamento, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, industriais e de serviços de saúde. Estudos de avaliação de riscos e impactos ambientais. Avaliação e remediação de áreas degradadas e contaminadas.