A história do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA/UFSM) pode ser resumida a partir da sua fundação em 1972, em nível de Mestrado sendo em seguida reestruturado e credenciado pelo Conselho Federal de Educação (CFE) em 1982, com as Áreas de Concentração de: Fotointerpretação, Irrigação e Drenagem e Mecanização Agrícola. Em 1997 foi proposta a criação do nível de Doutorado, aprovada em 2001, com as Áreas de Concentração de: Engenharia de Água e Solo, Mecanização Agrícola e Sensoriamento Remoto. A migração da Área de Concentração de Sensoriamento Remoto, do PPG Engenharia Agrícola, ocorrida em 2003, alterou esta configuração dando origem ao PPG em Geomática. Ao longo de sua história o PPG em Engenharia Agrícola formou 309 Mestres e 59 Doutores. No último triênio formou 39 Mestres e 27 Doutores, portanto a metade de todos ou doutores de sua história.
Nos últimos dois anos do triênio (2010–2012) o PPGEA criou a Área Concentração em Engenharia Agroambiental e está desenvolvendo reformas visando a sua consolidação com foco na Inovação e Sustentabilidade, baseando-se no LIVRO AZUL – 4ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável que está construído sob a ótica de que inovação e sustentabilidade são imperativos para o desenvolvimento do Brasil e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Santa Maria também focado na inovação e na sustentabilidade. Esta consolidação passa também pela reforma das Linhas de Pesquisa e de Projetos, em andamento; pelo credenciamento de professores adequados ao escopo da Área de Concentração e mais qualificados e produtivos, além do descredenciamento dos menos produtivos.
Atualmente a Universidade Federal de Santa Maria vive o maior e mais robusto período de crescimento, desde a sua fundação em 1960. Esse crescimento se reflete em grande ampliação de sua infraestrutura (prédios e equipamentos, rede lógica em todo o Campus, wifi nos prédios e na Casa do Estudante) e na contratação de mais de 700 Docentes e Técnicos administrativos, oriundos de recursos do REUNI, CTInfra e várias outras fontes. Nesse cenário, foi criado um ambiente de motivação, colaboração e competição, elevando todos os índices de produtividade, avaliados nos níveis de Graduação e Pós-graduação. O Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola começa a colher os resultados desse crescimento, com a sua qualificação, e busca a consolidação de seu time de Docentes e Estudantes, sem perder o foco em inovação e sustentabilidade.
Os principais objetivos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola são:
1) Desenvolver treinamento qualificado em ensino e pesquisa nas Áreas de Concentração de Engenharia de água e solo, Mecanização Agrícola e mais recentemente na Área de Engenharia Agroambiental (criada e aprovada entre 2011 e 2012). Seu objetivo central é capacitar o estudante a identificar, investigar e desenvolver soluções criativas e inovadoras para as limitações à produtividade agrícola e à sustentabilidade do ambiente produtivo regional e do Brasil. Atualmente o PPGEA/UFSM contribui também para a formação de recursos da América Latina, contando com 5% de estrangeiros.
2) Atuar na formação de recursos humanos de alto nível para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor agrícola e da agroindústria, de forma a dar suporte ao desenvolvimento inovador e sustentável. Esta formação está baseada no trabalho de 19 Docentes Permanentes, dos quais 15 são Pesquisadores do CNPq e quatro são PQ 1. Isso se refletiu na atração e na formação de seis Doutores que são docentes da UFSM e se destacam, além disso, nesse triênio, as posições alcançadas pelos egressos do PPG Engenharia Agrícola, a saber: 10 (onze) egressos passaram para a docência em Universidades Federais (maioria), 8 (quatorze) egressos passaram para a docência em Institutos Federais, 5 (cinco) foram aprovados na EMATER, 10 (dez) foram contratados pela iniciativa privada, entre outras posições não informadas pelos egressos.
3) Capacitar e formar docentes é outro dos objetivos primordiais do PPG Engenharia Agrícola/UFSM, plenamente atingido no triênio, com a formação de seis docentes da UFSM e a aprovação de outros dez em outras universidades como a Universidade Federal de Pelotas, UNIPAMPA e a Universidade Federal da Fronteira Sul, entre outras. Os projetos de crescimento destas instituições vão permitir o surgimento de novas posições que serão ocupadas por outros egressos do nosso Programa. Esta importante contribuição à formação de recursos humanos para o ensino e a pesquisa Regional e Nacional já está permitindo importantes e poderosas interações e colaborações, que serão logo ampliadas, a medida que estas instituições forem consolidando suas ações.
4) Aprimorar a formação de estudantes vai ser facilitada pela retomada do crescimento do PPG Engenharia Agrícola, que iniciou com a criação da Área de Concentração em Engenharia Agroambiental. Esta Área de Concentração já conta com quatro Docentes Permanentes, dentre eles os mais produtivos do Programa: Alexandre Swarowsky, Altemir José Mossi, Jerson Vanderlei Carus Guedes e Marcio Antonio Mazutti, o que determinou a elevação do Índice de Produtividade Docente (IPD), não permitindo o credenciamento professores pouco produtivos e facilitando os futuros descredenciamentos. Dentre os aspectos mais relevantes das reformas do PPGEA, além da criação da nova AC, está a reforma das Linhas de Pesquisa e dos Projetos de pesquisa nelas contidos, dando equilíbrio e robustez ao PPGEA. Esta nova configuração reduziu drasticamente o número e a diversidade de projetos, estimulando os Docentes Permanentes (DPs) e os estudantes, desde o seu ingresso no PPGEA, a adequarem seus planos de trabalho e pesquisas ao escopo mais moderno e arejado do Programa.
5) Formar uma base de conhecimento técnicos e dar uma formação cidadã, envolvida com os aspectos sociais e políticos das mudanças que ele poderá implementar, com os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos durante a sua formação. Através de ações de integração com acadêmicos de níveis diferentes, para ser capaz de proceder de maneira ética para com as pessoas e outros seres vivos do círculo de influência relacionados à aplicação da tecnologia.
Ao final da formação no Programa, o pós-graduado deve apresentar as seguintes características: a) Visão crítica sobre a sociedade e principalmente sobre o sistema de produção agrícola e suas inter-relações com a sociedade; b) Conhecimento de técnicas de utilização de recursos da natureza e equipamentos que sejam utilizados para a produção de alimentos e outros vegetais, assim como o seu processamento e acondicionamento para utilização pelo homem, e c) Perfil ético que considere os efeitos da aplicação da técnica e dos recursos tecnológicos (equipamentos e insumos) visando o bem estar do ser humano e a rentabilidade econômica e energética dos sistemas por ele influenciados.