Ao Colegiado do Programa compete:
I – definir o regulamento do programa de pós-graduação e as suas alterações;
II – definir as atribuições das comissões, comitês e conselhos, quando estes existirem;
III – normatizar o processo de consulta à comunidade docente, discente e de servidores técnico-administrativos, vinculados ao programa, visando à escolha do coordenador e do coordenador substituto;
IV – credenciar e descredenciar os professores e orientadores, segundo os critérios definidos no regulamento do Programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola;
V – definir as linhas de pesquisa de atuação do programa de pós-graduação;
VI – definir o currículo do(s) curso(s) e as suas alterações;
VII – definir as cargas horárias e os créditos das disciplinas do curso;
VIII – decidir sobre o número de vagas a serem oferecidas e a periodicidade do(s) curso(s);
IX – homologar o edital de seleção de alunos para ingresso no programa;
X – homologar as indicações de co-orientadores solicitadas pelo orientador;
XI – homologar os planos de estudos dos alunos;
XII – aprovar a oferta de disciplinas, a cada semestre, acompanhada da indicação dos respectivos professores;
XIII – decidir sobre a aceitação de créditos obtidos em outros programas de pós-graduação;
XIV – aprovar os planos de trabalho solicitados em “Estágio de Docência”;
XV – homologar as bancas examinadoras de defesas de exame de qualificação, de dissertação e de tese;
XVI – decidir sobre a solicitação de prorrogação de prazo de conclusão do curso, de acordo com as normas estabelecidas pela Instituição e pelo regulamento do programa;
XVII – homologar os critérios para concessão de bolsas propostos pela comissão de bolsas do programa;
XVIII – estabelecer normas para a passagem direta do mestrado para o doutorado;
XIX – aprovar o plano de aplicação dos recursos financeiros alocados ao programa de pós-graduação;
XX – homologar os convênios de interesse para as atividades do curso;
XXI – realizar o planejamento estratégico com definição de metas para melhoria do conceito CAPES, expansão do programa, ou a sua manutenção, no caso de o programa ter o conceito máximo;
XXII – julgar as decisões do coordenador, em grau de recurso; e
XXIII – deliberar sobre outras matérias que lhe sejam atribuídas por lei, ou pelo Estatuto da UFSM, na esfera de sua competência.
Nome |
Siape |
Portaria |
Data início |
Data de término |
Prof. Dr. Paulo Carteri Coradi – Presidente |
1895482 |
156/2024 – CCR |
05/11/2024 |
05/11/2026 |
Profa. Dra. Mirta Teresinha Petry |
1861143 |
156/2024 – CCR |
05/11/2024 |
05/11/2026 |
Prof. Dr. Nereu Augusto Streck |
2111785 |
156/2024 – CCR |
05/11/2024 |
05/11/2026 |
Prof. Dr. Marcus Vinícius Tres |
2139268 |
156/2024 – CCR |
05/11/2024 |
05/11/2026 |
Prof. Dr. José Fernando Schlosser |
6379356 |
156/2024 – CCR |
05/11/2024 |
05/11/2026 |
Acad. Edvaldo Faour Coutinho da Silva |
202371246 | 156/2024 – CCR |
05/11/2024 |
05/11/2025 |
Profa. Dra. Márcia Xavier Peiter (suplente) | 6382286 | 156/2024 – CCR | 05/11/2024 | 05/11/2026 |
Prof. Giovani Leoni Zabot (suplente) |
2249826 |
156/2024 – CCR |
05/11/2024 |
05/11/2026 |
Prof. Dr. Marcelo Silveira de Farias (suplente) |
1309231 |
156/2024 – CCR |
05/11/2024 |
05/11/2026 |
Acad. Nidgia Maria Nicolodi (suplente) |
202460579 |
156/2024 – CCR |
05/11/2024 |
05/11/2025 |
As atas a partir de 2020 estão públicas no Portal de Documentos da UFSM. O acesso deve ser feito clicando aqui.
Ao acessar a página, clicar em documentos.
Após clicar em documentos, abrirá a página para que seja realizada a busca. Clicar na lupa ao lado de “pesquisar”.
Ao clicar na lupa, aparecerão mais campos para a busca.
No campo “tipo documental”, deverá ser digitado “ata de reunião” e selecionada a opção “ata de reunião de colegiado (011)”.
No campo “procedência” deverá ser digitado “03.10.03”.
Caso queira procurar uma ata de um ano específico, deverá ser informado no campo “ano”.
Para ter acesso a ata, basta clicar no ícone da pasta.
Deliberação 01/2021 – Recredenciamento docente, para Mestrado e Doutorado, para o período da avaliação quadrienal 2021-2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Aprovada em reunião do Colegiado datada de 11 de março de 2021
Deliberação 02/2021 – Número máximo de alunos em orientação por cada docente permanente orientador. Aprovada em reunião do Colegiado datada de 30 de abril de 2021
Deliberação 03/2021 – Procedimentos para solicitação de troca de orientador (a) por alunos bolsistas. Aprovada em reunião do Colegiado datada de 30 de abril de 2021