As pesquisas vinculadas a esta linha tratam dos processos formativos na e para a docência nos diferentes níveis, etapas e modalidades, bem como nos diversos contextos educativos. De modo geral, consideram as relações históricas, sociais, políticas e culturais que auto/trans/formam e constituem o professor. Neste sentido, abarcam as trajetórias de formação, os saberes envolvidos, a aprendizagem docente e suas relações com o desenvolvimento profissional.
Estuda as políticas públicas educacionais e suas interfaces como campo contextual das práticas educativas, no seu sentido amplo, na escola e no âmbito social, tendo como eixos temáticos: a) currículo e práticas educativas; b) trabalho pedagógico; c) mediação e tecnologias educacionais; d) políticas públicas educacionais e práticas educativas e seus contextos sociais, históricos e culturais.
A linha se estrutura a partir de diferentes perspectivas de análise e pesquisa da educação especial e dos processos de inclusão. Concentra-se na análise e problematização: da produção de sujeitos; das práticas de educação; escolarização e aprendizagem; das políticas públicas; da formação de professores e da acessibilidade.
Desenvolve pesquisas sobre o campo da Educação e Artes tendo como foco de análise as Artes Visuais, a Educação Musical, os Estudos do Corpo e da Performance. Busca interlocuções com a formação de professores especialistas e não especialistas e sua docência em espaços formais e não formais. Investiga a educação e a cultura visual em processos formativos, metodologias artísticas de pesquisa e transdisciplinaridades. Estuda as narrativas de si, as identidades profissionais em cursos superiores, assim como a educação estética e as filosofias da diferença.