O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve início em 1970, como consequência de Convênio firmado entre o Ministério da Educação e Cultura do Brasil (MEC) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Inicia, portanto, no contexto da “política de integração dos países do continente americano” tal como proclamada na “Declaração dos Presidentes da América” de Punta Del Este, Uruguai, em 1967. Importante frisar que a UFSM nasce internacionalizada e profundamente integrada às questões da formação e pesquisa na América Latina.
Ao longo dos seus cinquenta anos de atuação o PPGE já realizou inúmeros reestruturações, a partir de 2008 passou a formar, além de Mestres em Educação, também Doutores.
Em 2018, realizou sua última reestruturação após o processo de autoavaliação desencadeado a partir de 2014, com a ampla participação da comunidade do PPGE, enfatizando a sua área de concentração na Educação e a sua Missão: “Formar pesquisadores em Educação”.
No desenho atual, o Curso de Mestrado é integralizado com 24 créditos e o Curso de Doutorado com 36 créditos, os quais devem ser cumpridos de acordo com planos de estudos submetidos e aprovados pela Comissão Colegiada do Programa. Incluem-se nessa modalidade créditos realizados em outros programas de pós-graduação da UFSM, de outras Instituições nacionais ou estrangeiras reconhecidas, e também créditos obtidos em Seminários Especiais com professores visitantes e convidados oferecidos pelo Programa. A comunidade acadêmica do PPGE desenhou e implementou a atualização curricular, a partir do segundo semestre de 2019, articulando a oferta mestrado/doutorado em um só currículo mínimo, variando o número de créditos a serem cursados em cada um dos cursos, a exigência de uma língua estrangeira para o Curso de Mestrado e de duas para o Doutorado, que deverão ser cursadas até a qualificação dos projetos de ambos os cursos. Como obrigatoriedade, apresenta, ainda, para o Curso de Doutorado, a publicação científica.
O PPGE está constituído por quatro linhas de pesquisa: Linha de Pesquisa 1 (LP1) – Docência, saberes e desenvolvimento profissional; Linha de Pesquisa 2 (LP2) – Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces; Linha de Pesquisa 3 (LP3) – Educação especial, inclusão e diferença e; Linha de Pesquisa 4 (LP4) – Educação e Artes.
Destaca-se que as quatro Linhas de Pesquisa, indicam a centralidade da produção científica docente e discente do PPGE. Estas são alimentadas pelos interesses de pesquisa dos professores em seus grupos de pesquisa, mediante as próprias pesquisas e nas pesquisas orientadas, de alunos do PPGE e dos cursos de graduação, assim como das aulas ministradas, tanto na graduação, quanto na Pós-Graduação. De modo particular, cada Linha de Pesquisa, configura-se por princípios gerais que fundamentam suas temáticas específicas. São as Linhas de Pesquisa que estruturam e sinalizam os focos temáticos das pesquisas realizadas no PPGE, inserindo professores e alunos na pesquisa em educação.
A proposta curricular integrada confere um caráter orgânico ao PPGE – mestrado e doutorado, uma vez que professores e alunos inserem-se em Linhas de Pesquisa definidas, a partir de áreas temáticas que possuem uma identidade visível. No entanto, preservando a totalidade do Curso, as disciplinas Básicas Gerais conferem um caráter abrangente no campo educacional. O fortalecimento das Linhas de Pesquisa ocorre pela organicidade da produção de professores e alunos, com contribuição significativa às temáticas propostas para investigação na linha. Considerando a produção dos professores orientadores. Caberá ao coordenador de cada Linha de Pesquisa, juntamente com os colegas e os alunos, propor atividades acadêmicas, eventos e grupos de discussão que potencializem as reflexões sobre os temas clássicos e os emergentes na educação, bem como socializar a produção teórica de circulação nacional e internacional para manter um nível de exigência e de crítica permanente em relação ao trabalho realizado na instituição.
Com a Missão de: “Formar Pesquisadores na área de Educação” o PPGE conta com um grupo de professores com produção científica relevante e reconhecida na área da Educação, constituído a partir de 2021 por 39 Docentes Permanentes e dois professores visitantes estrangeiros, distribuídos nas quatro linhas de pesquisa.