Tema Central: Interlocuções entre as políticas de formação docente do Brasil e de Portugal
Data: 28 de março de 2025
Horário: 08:30 h – horário provisto
Local: Transmissão ao vivo pelo YouTube (canal a ser criado/divulgado)
Público-alvo:
-
Discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Rede das instituições parceiras (UFRGS, UFSM, UNIPAMPA, UPF, UNIJUI, PUC-RS, UFPel, UNICRUZ).
-
Demais interessados na temática (professores da educação básica, pesquisadores, gestores educacionais, etc.).
Objetivos:
-
Promover a integração dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Rede.
-
Inaugurar o ano letivo de 2025 com uma discussão relevante sobre políticas de formação docente.
-
Fomentar o debate sobre as interconexões entre as realidades brasileira e portuguesa no campo da formação de professores.
-
Divulgar o Projeto “Bases para a projeção de uma política de formação de professores no Rio Grande do Sul” e suas ações.
Programação:
-
Abertura ( 08|:30):
-
Boas-vindas e apresentação do evento (representante da UFRGS, instituição coordenadora).
-
Apresentação do Projeto “Bases para a projeção de uma política de formação de professores no Rio Grande do Sul” (coordenador do projeto).
-
Apresentação dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Rede das instituições parceiras.
-
-
Palestra Magna (09:00 h):
Mediadora: Profa. Eva Teresinha de Oliveira Boff (PPGEC-UNIJUI)
-
“Interlocuções entre as políticas de formação docente do Brasil e de Portugal”
-
Palestrantes:
-
Prof. Dr. Sérgio Franco (UFRGS)
-
Prof.ª Dr.ª Zélia Anastácio (Universidade do Minho, Portugal)
-
-
-
Debate (10:20 h)
-
Sessão de perguntas e respostas com os palestrantes.
-
A mediação será realizada pelos representantes das Instituições presentes.
-
-
Encerramento (12:00 h)
-
Agradecimentos e informações sobre as próximas atividades do projeto.
-
Este projeto de aula inaugural visa proporcionar um momento de reflexão e aprendizado sobre a formação docente, fortalecendo a colaboração entre os Programas de Pós-Graduação em Educação em Rede e contribuindo para o avanço das políticas educacionais no Rio Grande do Sul e no Brasil.
