O VII Seminário Nacional de Filosofia da Educação (SENAFE) e o III Seminário Internacional de Filosofia da Educação (SEINFE), ocorreram concomitantemente durante a última semana, do dia 25/11 até o dia 27/11, em evento satélite à 39ª Jornada Acadêmica Integrada na Universidade Federal de Santa Maria, no prédio 16 B do Centro de Educação. O evento, sob coordenação de Prof. Dr. Amarildo Trevisan e Profa. Dra. Elisete M. Tomazetti, representando o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, em conjunto com o Prof. Dr. Noeli D. Rossato, representando o Departamento de Filosofia da UFSM, apresentou como temas da presente edição: Sustentabilidade, Violência e Educação: Convergências. Visando propor o debate, aprendizagem, inspirações e novas propostas para uma educação comprometida com a defesa do Mundo Comum.
Contou com palestras nacionais e internacionais, em parceria com universidades brasileiras, da Alemanha e também Espanha, assim como redes de apoio e estudo dos temas do evento presentes em 5 países e com diversos colaboradores (as). Contou também com a apresentação de cerca de 60 trabalhos, em modalidade online e presencial dentro de 7 eixos temáticos possíveis, visando as confluências entre Sustentabilidade, Violência, Educação e Mundo Comum. Por fim, contou também com apresentação artística em parceria com a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET) de Santa Maria – RS, com uma intervenção teatral baseada em uma das peças que a escola performa na íntegra em seus espetáculos, também em convergência com os temas tratados no evento.
O Grupo de Estudos e Pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM) participou ativamente do referido evento, mobilizando esforços enquanto parte da comissão organizadora do mesmo, desde o mês de Abril do presente ano. Visando garantir a melhor experiência possível para os e as participantes, apresentadores (as) e ouvintes que fizeram parte desse importantíssimo encontro e de seus debates. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo caminho, até mesmo climaticamente, o Grupo FILJEM agradece imensamente a presença de todos (as) no evento e, emite em consonância de todas as vozes que o constituem, o orgulho de ter participado do evento e do sucesso do mesmo.
Houveram também apresentações de trabalhos produzidos por integrantes do Grupo durante o evento, com o intuito de tensionar as discussões sobre os temas e apresentar possibilidades para a construção de uma filosofia da educação sustentável e visando o enfrentamento da violência. Tais trabalhos não se encerram com o final do evento, muito pelo contrário, as implicações desenvolvidas durante o VII SENAFE e III SEINFE seguirão promovendo reflexões e estudos para com a comunidade filosófica e educacional, visando cada vez mais a inclusão desse importante debate nas produções acadêmicas e para com a sociedade como um todo.