Integrantes do grupo de pesquisa e estudos Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM) irão participar e apresentar uma prévia dos resultados de suas pesquisas em andamento, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, no XX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), que acontece nesta semana, do dia 30/09 ao dia 04/10 em Recife – PE.
Parte das atividades de estudos e pesquisas desenvolvidas pelo referido grupo tem como um dos temas centrais o Ensino de Filosofia no contexto das políticas públicas educacionais, da formação de professores/as e das práticas educativas. As apresentações ocorrerão no âmbito do Grupo de Trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF, em diferentes mesas temáticas, em acordo com o que cada pesquisador/a investiga.
Jonathan Dalla Vechia Bugs, doutorando do PPGE, irá apresentar o trabalho intitulado “A Pedagogia das Competências e o Ensino de Filosofia: pistas de uma interdiscursividade”. Trata-se de parte constituinte de sua hipótese de tese, a partir da qual o pesquisador tem se ocupado em analisar as principais políticas educacionais brasileiras que instituíram, desde a década de 1990, o discurso educacional das competências e habilidades, bem como a literatura brasileira acerca do Ensino de Filosofia.
Katiuscia da Costa Espinosa, mestranda no PPGE, apresentará elementos da sua dissertação em construção, intitulada “Ensino de Filosofia no Ensino Médio de Santa Maria diante do Referencial Curricular Gaúcho”. Seu estudo investiga como os docentes, licenciados em Filosofia, das escolas da rede pública de ensino médio de Santa Maria/RS, se posicionam, organizam e planejam suas aulas no cenário de implementação da atual política educacional brasileira.
Thays de Lima Seiffert irá apresentar os resultados parciais encontrados em sua pesquisa de mestrado. O trabalho intitulado “Estudo sobre a (in)visibilização das mulheres no Curso de Filosofia – Licenciatura da UFSM” buscou compreender as relações de gênero no processo formativo de professoras e professores de filosofia, encarando a realidade em que o Curso é majoritariamente masculino, buscou não somente apresentar os resultados acerca da invisibilização das mulheres, mas também, pensar mudanças visando a estrutura curricular e a forma em que as mulheres são vistas nesse campo.
Vitória Albert Sauzem, mestranda no PPGE, irá apresentar o trabalho intitulado “Infâncias, filosofia para/com crianças e escola: uma revisão sistemática de literatura”. Trata-se de elementos de parte de sua pesquisa de mestrado em andamento que, de maneira geral, tem como objetivo identificar e analisar como as produções bibliográficas, apresentadas no GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, no período 2017 a 2023, descrevem as contribuições e os desafios da filosofia na formação escolar das crianças.
Willian Xavier Lopes, também mestrando do PPGE, irá apresentar o trabalho intitulado “A relação pedagógica e o ensino da filosofia”. Trata-se da apresentação de algumas considerações sobre o processo de ensinar e aprender desde uma mudança de configuração da relação pedagógica, parte da sua pesquisa de mestrado.
O XX Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, desde o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, se configura em um importante momento de socialização do conhecimento produzido nacionalmente acerca de um dos principais temas de pesquisa do FILJEM. Nesse sentido, a participação no referido evento traz consigo expectativas de uma profícua interlocução com os/as demais pesquisadores/as do tema em território nacional.