III SIGATEC – é uma atividade de extensão promovida pelos Projetos “Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEOn/UFSM)”, em parceria com o “Laboratório de Línguas” (LabLin/UFSM) e o GrPesq “Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância” (NuPEAD/UFSM). O evento tem como objetivo geral proporcionar momentos de reflexão sobre a importância do uso de jogos online, gamification e tecnologias digitais na educação, considerando o impacto evolutivo da sociedade contemporânea. Para atingir essa meta, o evento tem como objetivos específicos:
a) fomentar a discussão sobre o uso de jogos e tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem em contexto educacional;
b) compartilhar experiências de elaboração de material didático digital, desenvolvimento de jogos digitais;
c) discutir sobre design, princípios de aprendizagem, jogabilidade em jogos educativos e gamification no ensino de línguas;
d) debater sobre tecnologias digitais para o desenvolvimento de jogos digitais, materiais didáticos e mundos imersivos;
e) promover discussão sobre os multiletramentos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem de línguas mediados por tecnologias, mais especificamente na promoção de letramentos diversos.
Links para download dos certificados para ouvintes dos Minicursos ministrados na 3º edição do SIGATEC :
Minicurso 1 – Realidade Aumentada na Educação: desafios e possibilidades na educação.
Minicurso 2 – Pensamento Computacional Desplugado: Ensino da Computação sem o Protagonista.
Minicurso 4 – Hipervídeo na Educação.
Minicurso 5 – Robótica com Lego Educacional.