Qualificação de mestrado
Título: Intervenção centrada na família para o desenvolvimento de habilidades comunicativas de uma criança com TEA e sua influência no empoderamento familiar
Candidata: Jéssica Jaíne Marques de Oliveira.
Data: 19/08/2015
Local: Auditório do Lince, sala3350.
Horário: 09:00 hs.
Componentes da banca:
Prof. Dr. Carlo Schmidt (presidente/orientador)
Profª. Drª. Cleonice Alves Bosa (UFRGS)
Profª. Drª. Caroline Rubin Rossato Pereira (UFSM)
Profª. Drª. ª Glaucimara Pires de Oliveira (UFSM)
INTERVENÇÃO CENTRADA NA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMUNICATIVAS DE UMA CRIANÇA COM TEA E SUA INFLUÊNCIA NO EMPODERAMENTO FAMILIAR
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pordéficits nas dimensões sociocomunicativas e comportamentais. Essas características são percebidas desde os primeiros meses de vida de uma criança. Desse modo, para um melhor desenvolvimento dos sujeitos com TEA, necessita-se de um diagnóstico e de intervenções, ambos precocemente. As intervenções precisam ser direcionadas especificamente para as necessidades de cada indivíduo e consistem na prestação, por parte de uma equipe transdisciplinar, de serviços dirigidos não somente à criança, mas também à família. A inclusão da família como parte imprescindível da intervenção a coloca como um agente ativo, atuando ao lado dos profissionais a favor do desenvolvimento do filho. Para tanto, torna-se necessário que os pais recebam formação específica sobre intervenção e autismo, apropriando-se destes saberes. O empoderamento familiar tem sido a terminologia utilizada para designar essa capacidade contínua de grupos ou sujeitos para agirem em seu próprio benefício visando a alcançar maior controle sobre suas vidas e destinos. Neste sentido, a literatura tem mostrado que o empoderamento familiar encontra-se fortemente associado aos avanços nas intervenções com crianças com autismo, destacando sua importância para a efetividade das intervenções. O objetivo desse estudo é avaliar os efeitos de uma intervenção baseada na orientação a pais sobre o desenvolvimento de habilidades comunicativas e interacionais do filho com autismo, assim como verificar as influências dessa intervenção sobre o empoderamento familiar.Será utilizado um delineamento experimental do tipo A-B, em que os participantes serão uma criança com TEA com 15 meses de idade, seu pai e sua mãe. Espera-se que a intervenção promova o desenvolvimento nas áreas sociocomunicativas da criança bem, como incrementar o empoderamento familiar.
Palavras-chave: Intervenção, Transtorno do Espectro do Autismo, Empoderamento Familiar.