Qualificação de Mestrado
Título: Plano educacional individualizado: um facilitador do trabalho colaborativo na inclusão de pessoas com autismo
Candidato: Daniel da Silva Costa.
Data: 18/08/2015.
Horário: 15:00 hs.
Local: Sala de apoio do prédio 67.
Componentes da banca:
Prof. Dr. Carlo Schmidt (presidente/orientador)
Prof. Dr. Adriano Henrique Nuernberg (UFSC)
Prof.ª Dr.ª Maria Inês Naujorks (UFSM)
Prof.ª Dr.ª Glaucimara Pires de Oliveira (UFSM)
PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: UM FACILITADOR DO TRABALHO COLABORATIVO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito por alguns autores como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial e amplamente difundido em outros países da Europa e América, como os Estados Unidos. É uma proposta compartilhada de ações entre professores, profissionais especializados, gestores e pais, que se responsabilizam pela a avaliação, implementação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Esta construção conjunta traz consigo o pressuposto de um trabalho colaborativo como forma de condução de todo o processo. Os alunos com TEA podem ser auxiliados pelo PEI, devido o potencial adaptativo deste instrumento ser coerente com a heterogeneidade da síndrome, corroborada pela literatura. O objetivo deste estudo é descrever o processo de implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) em uma escola do ensino comum de Santa Maria/RS e verificar seus efeitos sobre a os níveis de colaboração da equipe docente. Será utilizada uma metodologia qualitativa, na modalidade de um estudo de caso. Esta pesquisa tenciona contribuir para o processo de inclusão de alunos com TEA, delineando um dispositivo facilitador, para que as práticas educacionais colaborativas sejam mais efetivas.
Palavras-chave: Inclusão escolar. Educação Especial. Autismo. Plano Educacional Individualizado. Trabalho Colaborativo.