URGENTE – TEXTOS PARA PREENCHIMENTO DO TERMO DE COMPROMISSO – NOVO!!
URGENTE!!
Publicado em
Prezados,
Informamos que para cada participante (Coordenador Local, Orientador de Estudo e Professor Alfabetizador) o preenchimento dos campos abaixo se diferem:
ÍTEM 9
ÍTEM 9.1 ATRIBUIÇÕES DO PARTICIPANTE/BOLSISTA: ESTE CAMPO DEVE SER PREENCHIDO CONFORME O TIPO DE PARTICIPANTE E TEXTO DA RESOLUÇÃO Nº 4
ÍTEM 9.2 OBRIGAÇÕES DO PARTICIPANTE/BOLSISTA
#PARA COORDENADORES LOCAIS
Apoio à IES para realização dos encontros presenciais com os Orientadores de Estudos; Suporte à resolução de problemas ligados à frequencia e participação dos Orientadores de Estudos nos encontros presenciais; Apoio ao recebimento, pelas IES, da documentação dos cursistas.
#PARA ORIENTADORES DE ESTUDO
Participar do curso de formação para os Orientadores de Estudos, de 200 horas, ministrado pela universidade parceira e composto da seguinte forma: Um (01) encontro de 40 horas (imersão), podendo ter variações a critério da universidade; Quatro (04) encontros de 24 horas cada um, totalizando 96 horas, podendo ter variações a critério da universidade; Seminários, atividades de monitoramento e planejamento, totalizando 64 horas.
Ministrar o curso de formação para a turma de professores alfabetizadores sob sua responsabilidade; Acompanhar a prática pedagógica de seus professores; Avaliar a frequência; Manter registros de atividades; Apresentar relatórios à universidade.
#PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES
Participar do curso de formação com carga horária de 120 horas, ministrado pelos Orientadores de Estudos, e composto da seguinte forma: Encontros mensais totalizando 80 horas, onde o número de encontros estará a critério da universidade; Seminário, totalizando 8 horas; Atividades extraclasses, totalizando 32 horas; Aplicação de trabalhos nas turmas em que leciona.
9.3. DIREITOS DO PARTICIPANTE/BOLSISTA
#PARA COORDENADORES LOCAIS
Participar dos encontros de coordenadores locais promovidos pela IES; Acompanhar a formação dos professores alfabetizadores; Recebimento de 12 parcelas de bolsas, conforme Quadro 4 do SISPACTO, mediante avaliação mensal do Supervisor da IES ou Coord. Adjunto da IES ou Coord. Geral da IES.
#PARA ORIENTADORES DE ESTUDO
Participar dos encontros presenciais promovidos pela IES; Contar com o apoio dos gestores, garantindo a participação em todas as etapas de formação e na realização das etapas em nível local; Ser certificado pela IES formadora; Recebimento de 11 parcelas de bolsas, conforme Quadro 3 do SISPACTO, mediante avaliação mensal do Formador da IES e do Coordenador Local.
#PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES
Participar dos encontros presenciais promovidos localmente por Coordenadores Locais e Orientadores de Estudo; Contar com o apoio dos gestores, garantindo a participação em todas as etapas de formação em nível local; Ser certificado pela IES formadora; Recebimento de 10 parcelas de bolsas, conforme Quadro 2 do SISPACTO, mediante avaliação mensal do orientador de estudos.
9.4. OBSERVAÇÕES
Apontar eventual vinculação do bolsista a outro programa de formação de professores da educação básica regido pela Lei no 11.273/2006, se for o caso, ou conforme os casos específicos.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.