Nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro foi realizado, na PUC/PR, o Universitas e Direito, evento idealizado com o objetivo de discutir temas atuais do direito contemporâneo e o futuro numa sociedade democrática e tecnológica. O evento congregou neste ano, outros dois congressos internacionais: II Congresso Internacional de Direito, Democracia Inclusão e II Congresso Internacional de Direito Econômico, Socioambiental e Democracia: Novas Tendências da Tecnologia Digital, bem como o XVIII Encontro Íbero-latino-americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital.
No dia 30 de outubro, a profª Rosane Leal da Silva participou do Painel 4, cujo tema era Cidades 2020: Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Tecnológica e Cidades Inteligentes e Sustentabilidade: aspectos jurídicos e sociológicos II.
A fala, que teve como tema “CIDADES 2020: sustentabilidade econômica, ambiental e tecnológica. O uso das TIC como instrumento para promover a cidadania“, passou por questões como a importância da gestão democrática das cidades e do uso das novas tecnologias no desenvolvimento de cidades sustentáveis.
Palestra da Profª Rosane no Universitas e Direito 2013
O prof. Rafael Santos de Oliveira participou do Painel 5, Cidades Inteligentes e Sustentabilidade: aspectos jurídicos e sociológicos III, falando sobre “Cidades inteligentes: novas tecnologias informacionais e sustentabilidade urbana“.
Prof. Rafael durante a palestra no Universitas e Direito 2013
Também nos dias 31 de outubro e 1º de novembro ocorreu o II Congresso de E-Justiça da UFPR: Novas tecnologias para o Direito e o Poder Judiciário.
A profª Rosane palestrou no dia 31 de outubro, abordando “Os portais e sites como instrumentos para democratizar o Poder Judiciário: entre potencialidades e desafios para implementar a Lei nº 12.527/2011”. Durante a sua fala, tratou de questões como o direito à informação pública, transparência e controle social, e a utilização das tecnologias da informação e comunicação como forma de democratização do Poder Judiciário, trazendo ainda os resultados iniciais do projeto de pesquisa “O uso das tecnologias da informação e comunicação pelo Poder Judiciário brasileiro: os sites e portais como instrumentos para implementar a Lei nº 12.527/11″, que está sendo atualmente desenvolvido no NUDI.
Profª Rosane durante o II Congresso de E-Justiça da UFPR
O prof. Rafael também participou do painel com sua fala sobre “Poder Judiciário e novas mídias: implicações do uso de novas tecnologias informacionais como instrumento de interatividade e transparência”.