Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA INDÚSTRIA TÊXTIL: UM ESTUDO SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NA EMPRESA C&A

AUTORA: Antonella Mazzine Pichinin
ORIENTADOR: Ronaldo Busnello

A história da indústria têxtil possui relação mundial com os meios de produção e a economia. Muito embora a evolução tecnológica tenha possibilitado o aumento da capacidade produtiva, com a troca da produção manual pela utilização das máquinas, em contrapartida houve um estímulo para a exploração dos recursos naturais, e o surgimento de muitos resíduos, como resultado do processo produtivo, impactando o meio ambiente de diversas formas. Desse modo, foi de extrema importância a criação de legislações nesse sentido, possibilitando o surgimento de diversas boas práticas, como, por exemplo, a logística reversa.

Nessa linha, o trabalho pretende fazer uma análise do processo de logística reversa na empresa C&A, no Brasil em 2021, frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos como possibilidade de solução para a minimização dos impactos socioambientais da indústria têxtil. O trabalho busca responder, assim, o seguinte questionamento: Quais os limites e possibilidades da implementação do processo de logística reversa a partir da aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no ano de 2021, configurar-se como um fator minimizante dos impactos socioambientais da indústria têxtil, notadamente na empresa C&A no Brasil?

Para responder esse questionamento, a metodologia e estratégia de ação para viabilizar esta pesquisa obedecem ao quadrinômio Teoria de Base, Abordagem, Procedimento e Técnica. No que tange à teoria de base, adotar-se-á a sistêmico-complexa, por meio da abordagem dedutiva, a qual, partindo das teorias e leis em uma premissa ampla, prenuncia a realização de fenômenos particulares em uma premissa específica, realizando uma conexão descendente. No que se refere ao método de procedimento, a análise a ser realizada terá como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a análise documental e o estudo de caso. A técnica utilizada para o procedimento de pesquisa bibliográfica será a produção de fichamentos e resumos estendidos; para a análise documental, a técnica utilizada será a confecção de tabelas e gráficos; e, por fim, para o estudo de caso será utilizada a análise da história da empresa, seu crescimento no mercado, bem como seu envolvimento para a criação do projeto e para a implementação do processo de logística reversa, verificando dificuldades e benefícios.

A presente dissertação foi dividida em três capítulos, sendo o primeiro responsável por apresentar a evolução histórica da indústria têxtil mundial e brasileira. O segundo capítulo, por sua vez, aborda o processo de institucionalização da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil. E por fim, o terceiro capítulo verificar os limites e as possibilidades dos projetos socioambientais da C&A, no ano de 2021, em especial os que envolvem a logística reversa, com ênfase na observação dos benefícios proporcionados e das dificuldades da implementação dessa prática para a minimização dos impactos da indústria têxtil no meio ambiente. Nessa perspectiva, a resposta para a questão apresentada é a de que a logística reversa, é uma excelente ferramenta para a minimização dos impactos ambientais, em especial na C&A, através do relatório anual de sustentabilidade apresentado com os resultados de 2021.