Curso sobre autodeterminação pessoal na internet: a liberdade individual em risco
O Curso será ministrado pelo mestrando Fernando Gabbi Polli (PPGD/UFSM)
Datas: 02, 03 e 04 de julho de 2019
Horário: 17h às 19h
Local: sala 204 (prédio da antiga Reitoria)
Público alvo: acadêmicos do Curso de Direito e áreas afins.
Vagas: 25 vagas
Ementa do Curso:
A Internet como meio de relações interpessoais. Coleta de dados dos usuários. Condicionamento da navegação. Desrespeito aos direitos humanos ligados a autodeterminação do usuário. A emergência de novos direitos humanos derivados da sociedade em rede. Algoritmos das aplicações da internet. Atores da sociedade em rede e seus interesses. Reflexos sociais: polarização e influências em processos políticos.
Caracterização geral da metodologia de ensino:
O minicurso será presencial, de modo que presença verá verificada na entrada e saída dos encontros. Serão realizados três encontros de 02 h/a cada. As atividades serão desenvolvidas através de aulas expositivas dialogadas e debates. No terceiro encontro, ao final , será realizado um debate com os participantes, o qual terá como tema central: “regulação das aplicações virtuais”. Nos encontros serão utilizados como recursos: quadro branco e projetor (Datashow).
Objetivos:
O minicurso tem por objeto a compreensão da realidade contemporânea por meio do estudo da arquitetura da rede, em especial de suas aplicações mais comumente utilizadas pelo internauta. Objetiva promover, de forma crítico-analítica, o estudo básico dos direitos humanos maculados com a forma de operar da arquitetura da rede. Pretende analisar os conflitos emergentes entre os direitos humanos ligados ao usuário, no que concerne à livre navegação em rede, bem como o condicionamento da mesma. Possibilitar o exercício reflexivo e a interpretação crítica dos tópicos ministrados. Oferecer instrumentos teóricos e práticos para alicerçar as bases do debate. Ainda, objetiva verificar como este fenômeno afeta as pessoas em seu aspecto social e político. Os principais objetivos do curso são: (a) apresentar os direitos humanos relacionados a livre navegação do usuário; (b) examinar violações de direitos humanos frente ao condicionamento da navegação em rede; (c) estudar a arquitetura da rede, através da análise de suas aplicações; (d) compreender os reflexos do condicionamento da navegação no âmbito social e político. (e) capacitar o(a) ouvinte(a) com os instrumentos práticos para a intervenção no mundo contemporâneo.
Copie e cole este URL em seu site WordPress para incorporar
Copie e cole este código no seu site para incorporar