Auditório do Colégio Politécnico - Prédio 70 - Santa Maria
30/10/2024 13:30 - 31/10/2024 19:00
Descrição
O 7º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade promoverá, nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, palestras e painéis com pesquisadores nacionais e internacionais abordando temáticas atuais concernentes ao uso e às implicações das novas tecnologias informacionais na sociedade contemporânea.
Na noite do dia 30 de outubro de 2024 ocorrerá a abertura do evento com a presença de palestrante estrangeiro. A participação se dará por meio de videoconferência que será transmitida por meio do canal do PPGD no Youtube.
No dia 31 de outubro de 2024, serão realizados os painéis PRESENCIAIS com palestrantes brasileiros nos turnos da manhã e tarde.
Local das palestras presenciais: Auditório do Colégio Politécnico – Prédio 70
Na tarde do dia 30 de outubro de 2024, serão realizadas apresentações online de artigos científicos, distribuídas por Grupos de Trabalho, os quais abrangem os eixos temáticos em pauta de discussão no Congresso. Os artigos apresentados serão publicados em anais online.
O edital para envio de artigos já foi publicado e está disponível nesse link: [PRORROGADO O PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS ATÉ DIA 22.10.2024]
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/563/2024/09/edital-envio-de-artigos-2024.pdf
Programação
PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO
DIA 30 DE OUTUBRO DE 2024 – QUARTA-FEIRA / TARDE (13:30 / 18:30)
Apresentações online (Google Meet) de artigos aprovados nos GTs.
As salas serão informadas aos autores com artigos aprovados.
.
DIA 30 DE OUTUBRO DE 2024 – QUARTA-FEIRA / NOITE (19:00)
Local: Canal do PPGD no Youtube – clique aqui para o LINK
CONFERÊNCIA DE ABERTURA (virtual): EL GENOCIDIO POR GOTEO
CONFERENCISTA:
EUGENIO RAÚL ZAFFARONI é Professor Emérito e Diretor do Departamento de Direito Penal e Criminologia na Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina); é Doutor pela Universidade Nacional do Litoral (UNL/Argentina). É Juiz membro da Corte Interamericana de Direitos Humanos (2015– ); foi Ministro da Suprema Corte Argentina (2003-2014). Foi pesquisador da Universidade de Buenos Aires e do Instituto Max Planck, interventor do Instituto Nacional contra a Discriminação e a Xenofobia da Nação, legislador e Constituinte Convencional na Última Reforma da Carta Magna argentina. Foi reconhecido com o prêmio máximo em Criminologia, no ano de 2009, o Prêmio de Estocolmo, por sua pesquisa sobre Crimes em massa. Doutor Honoris Causa, entre outras, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
.
.
.
DIA 31 DE OUTUBRO DE 2024 – QUINTA-FEIRA / MANHÃ (09:00 / 12:00)
Local: Auditório do Colégio Politécnico (Prédio 70) – Campus da UFSM (ATIVIDADE EXCLUSIVAMENTE PRESENCIAL)
PAINEL 1: POLÍTICAS SELVAGENS: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA E PROCESSOS DE INSURREIÇÃO
PAINELISTAS:
JEAN TIBLE é Livre-docente em Ciência Política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales; Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI-PUC/RJ); Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Autor de Marx selvagem (São Paulo, Annablume, 2013; 4a edição, Editora Autonomia Literária, 2019) e Política Selvagem (São Paulo, n-1 edições e Glac Edições, 2022) e dos cordéis Marx indígena, preto, feminista, operário, camponês, cigano, palestino, trans. selvagem (n-1, 2019) e Barricades (n-1, 2021). Co-organizador de Junho: potência das ruas e das redes (Fundação Friedrich Ebert, 2014), Cartografias da emergência: novas lutas no Brasil (FES, 2015) e Negri no Trópico 2326’14” (Autonomia Literária, Editora da Cidade e n-1 edições, 2017). Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Marx e pensamentos selvagens; Revoltas, Revoluções e Movimentos Políticos; relações internacionais.
MURILO DUARTE COSTA CORRÊA é Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pós-Doutor em Political and Legal Theory pela Universidade de Brussel (VUB/Bélgica); Pós- Doutor em Ciencias Sociales pela Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina) Professor Associado de Teoria Política da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Coordenador do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Teoria Social/Teoria Política e Pós-Estruturalismo; Escreveu Ódio ao direito (Sobinfluencia, 2024) e Filosofia Black Bloc (Circuito/Hedra, 2020). Atualmente, trabalha com Deleuze e o direito, e com as transversais e os problemas sensíveis que atravessam o social, o político, as técnicas e tecnologias no capitalismo contemporâneo. Os principais marcos de sua pesquisa vêm do pós-estruturalismo, e das filosofias do processo e da individuação. Interessa-se pelos “sound and sonic studies” e suas conexões com a Teoria da Informação. Suas iniciativas na popularização da Ciência e Tecnologia incluem o blog “A Navalha de Dalí”, o canal do YouTube VanFilosofia e o podcast Chapação Maquínica.
RENATA GUADAGNIN é Doutora em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com estágio doutoral (sanduíche) na Faculdade de Direito da Universidade de Hamburgo (Alemanha) de 2017 a 2019 (PROBRAL-CAPES). Mestra em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Pós-doutorado em Direitos Humanos, no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UNIRITTER/RS com bolsa do Programa de Desenvolvimento Estratégico da CAPES. Estágio de pesquisa CAPES-PrInt Jovem Talento com experiência no exterior de março a agosto de 2021 no PPG-Ciências Criminais da PUCRS. Estágio de pesquisa pós-doutoral no PPG-Filosofia da PUCRS de janeiro a novembro de 2022. Integrante dos grupos de pesquisa: EncorpA (UFSM/RS); Direito, Transdisciplinaridade e Transformações Sociais (Uniritter/RS); Colaboradora dos grupos de pesquisa: Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica (PUC/RS); Neurofilosofia (PUC/RS); Bildung – Direito e Humanidades (UNESA/RJ). Integrante do coletivo de traduções abolicionistas Trama Coletiva. Co-fundadora do Coletivo Território em Justiça Social (2020). Consultora e coordenadora de projetos para equidade de gênero na Terceiro Andar Consultoria e Inovação. Atualmente desenvolve pesquisa em ética da alteridade, gênero, encarceramento, políticas públicas e infraestrutura digital; estética e poética.
DIA 31 DE OUTUBRO DE 2024 – QUINTA-FEIRA / TARDE (14:30 / 18:00)
Local: Auditório do Colégio Politécnico (Prédio 70) – Campus da UFSM (ATIVIDADE EXCLUSIVAMENTE PRESENCIAL)
PAINEL 2: CONSTITUIR O IMPOSSÍVEL: DA MONOCULTURA TECNOLÓGICA ÀS LUTAS COSMOTÉCNICAS
PAINELISTAS:
ALANA MORAES é Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre pelo Programa de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado em andamento pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ) onde desenvolve projeto de pesquisa sobre práticas de conhecimento e conflitos cosmopolíticos/socioterritoriais.Foi bolsista Île-de-France em política contemporânea da América Latina pelo Institut des Hautes Etudes de l”Amerique Latine (IHEAL), Nouvelle Sourbonne Paris III. Professora e pesquisadora do Centro de Arqueologia e Antropologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF/Unifesp). Integra como docente o curso de pós-graduação de Estudos Decoloniais e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) e o curso de especialização Direitos Humanos e Lutas sociais do Centro de Arqueologia e Antropologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF/Unifesp). Pesquisadora da rede LAVITS (Rede Latino-americana de Estudos Sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade), onde desenvolve ações de pesquisa e de extensão, do grupo de pesquisa Guerra de Mundos, Cosmopolítica e Conflitos Extrativistas (UNIFESP), do Cindalab (IBICT-UFRJ) e do grupo Transatlântica: rede de estudos da descolonização (PUC-SP). Experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Política, Estudos de gênero e decoloniais; Lutas Sociais; Antropologia da Ciência e Práticas de Conhecimento.
AUGUSTO JOBIM DO AMARAL é Doutor em Altos Estudos Contemporâneos (Ciência Política, História das Ideias e Estudos Internacionais Comparativos) pela Universidade de Coimbra (Portugal); Doutor, Mestre e Especialista em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os anos de 2017-2018 realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidad de Málaga (UMA/España), na área de “Teoría y Filosofía del Derecho”, junto à “Cátedra Abierta de Derecho y Literatura”. Entre os anos de 2018-2019 realizou estudos de Pós-Doutorado na Università Degli Studi di Padova/ITA, em Filosofia Política junto ao “Dipartimento di Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Psicologia Applicata (FISPPA)”, financiado pelo “Coimbra Group Scholarship Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities?. Professor Visitante (2022) na Universidad de Sevilla/ESP financiado pelo Programa de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES – PUCRS/PrInt). É Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (linha de “Criminologia, Crime e Segurança Pública”) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (linha de “Ética e Filosofia Política”).
MARIA FERNANDA NOVO é Doutora e Mestra em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Pós-doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP). Bolsista FAPESP. Visting scholar na CUNY Graduate Center (Nova York/EUA) (2022-2023). Realizou estágio no exterior durante o doutorado na Université Paris X- Nanterre – França (2016). Lecionou nos campus da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) de Rio Claro e São Paulo para diversos cursos de licenciatura. Foi professora visitante no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e no Curso de especialização Ciências Humanas e Pensamento Decolonial da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP). Desenvolve pesquisa nas áreas de filosofia e raça, epistemologia social, epistemologia contemporânea, tecnologia, estudos de gênero e pensamento negro brasileiro. Membro do Conselho consultivo da LAVITS – Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade. Integrante do grupo de pesquisa Tecnopolíticas e Democracia no Antropoceno, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados e Convergentes – IEAC/Unifesp.
18h30min
Encerramento do congresso
Os certificados para os ouvintes serão fornecidos online para quem tiver presença nos três turnos do congresso: dia 30.10 – virtual; dia 31.10 – presencial manhã e tarde)
Inscrição
O evento será gratuito, tanto para aqueles que desejarem na qualidade de ouvinte, quanto na condição de apresentador de artigo.
As inscrições para ouvintes podem ser realizadas mediante preenchimento das informações constantes no seguinte link:
Serão fornecidos certificados de ouvintes para aqueles que participarem dos 3 turnos de palestras (30.0ut / Youtube; 31.out manhã e tarde presencial na UFSM)
APRESENTADORES DE ARTIGOS NÃO PRECISAM REALIZAR INSCRIÇÃO.
DEVEM SE INSCREVER SOMENTE SE TAMBÉM DESEJAREM ASSISTIR AS PALESTRAS E RECEBER CERTIFICADO DE OUVINTE
Localização
Auditório do Colégio Politécnico - Prédio 70
Avenida Roraima - 1000 - Camobi - Prédio 70
Santa Maria - 97105-000 - Rio Grande do Sul