Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

6 Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede

Técnico-Científicos Publicado: 9 agosto 2022 - 15:16 Última modificação: 18 outubro 2022 - 17:58 Ouvir

Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM - Santa Maria

24/10/2022 14:00 - 26/10/2022 18:00

Descrição

O 6º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade promoverá, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2022, palestras e painéis com pesquisadores nacionais e internacionais abordando temáticas atuais concernentes ao uso e às implicações das novas tecnologias informacionais na sociedade contemporânea.

No dia 24 de outubro de 2022 ocorrerá a abertura do evento com a presença de palestrantes estrangeiros. A participação se dará por meio de videoconferência que será transmitida por meio do canal do PPGD no Youtube.

No dia 25 de outubro de 2022, serão realizados os painéis PRESENCIAIS com palestrantes brasileiros nos turnos da manhã e tarde.

Na tarde do dia 26 de outubro de 2022, serão realizadas apresentações PRESENCIAIS de artigos científicos, distribuídas por Grupos de Trabalho, os quais abrangem os eixos temáticos em pauta de discussão no Congresso. Os artigos apresentados serão publicados em anais online.

O edital para envio de artigos já foi publicado.

Informações em: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgd/2022/08/23/publicada-a-chamada-para-envio-de-artigos-cientificos-para-o-6o-congresso-internacional-de-direito-e-contemporaneidade-tratando-da-tematica-midias-e-direito-na-sociedade-em-rede/

Resultado dos artigos aprovados para apresentação oral (presencial) no dia 26 de outubro de 2022:

Divulgada a relação de trabalhos aprovados no 6º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade (2022)

Programação

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO

DIA 24 DE OUTUBRO DE 2022 – SEGUNDA-FEIRA / TARDE

Local: Canal do PPGD no Youtube – clique aqui para o LINK

PAINEL DE ABERTURA (virtual)

14h

MANUEL MASSENO

Título da palestra: “Legislando sobre Cibersegurança depois da Pandemia: como a União Europeia aplicou as lições aprendidas.”

Manuel David Masseno é Professor Adjunto e Encarregado da Proteção de Dados do I. Politécnico de Beja, em Portugal, onde também integra as Coordenações do Laboratório IbiNET – Segurança Informática e Cibercrime e do MESI – Mestrado em Engenharia de Segurança Informática. É Membro Convidado do PDPC – Privacy and Data Protection Centre da Universidade Europeia de Lisboa e faz parte da EDEN – Rede de Especialistas em Proteção de Dados da Europol – Agência Europeia para a Cooperação Policial, sendo ainda Membro Correspondente da RedNAC – Net Against Cyberfraude, da Universidade de Valência, Espanha. Pertence aos Conselhos Editoriais de Revistas Científicas em Portugal, Brasil, Itália, Lituânia, Reino Unido e Ucrânia. https://manueldavidmasseno.academia.edu/

15h 30min

DAVID NEMER

Título da palestra: “Milícias digitais, desinformação e a ameaça às eleições brasileiras.”

Assistant Professor in the Department of Media Studies and in the Latin American Studies program at the University of Virginia. He is also a Faculty Associate at Harvard University’s Berkman Klein Center and Princeton University’s Brazil Lab. His research and teaching interests cover the intersection of Science and Technology Studies (STS), Anthropology of Technology, ICT for Development (ICT4D), and Human-Computer Interaction (HCI). Nemer is an ethnographer whose fieldworks include the Slums of Vitória, Brazil; Havana, Cuba; Guadalajara, Mexico; and Eastern Kentucky, Appalachia. Nemer is the author of Technology of the Oppressed (MIT Press, 2022) and Favela Digital: The other side of technology (Editora GSA, 2013). He holds a MA in Anthropology from the University of Virginia and a Ph.D. in Computing, Culture, and Society from Indiana University. Nemer has written for The Guardian, El País, The Huffington Post (HuffPost), Salon, The Intercept_, UOL, and CartaCapital.

.

.

DIA 25 DE OUTUBRO DE 2022 – TERÇA-FEIRA /  MANHÃ

Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM (CCSH) – Prédio 74 C

Horário:

9 horas

PAINEL 1: TECNOPOLÍTICAS DE COMBATE NAS FRATURAS DO CAPITALISMO CIBERNÉTICO-COLONIAL

Palestrantes:

ANNA CAROLINA FRANCO BENTES

Título da palestra: “Tecnociência Comportamental: cruzamentos entre o capitalismo de vigilância e a economia da atenção”

Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-PÓS/UFRJ). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui formação complementar em Artes pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage). Analista Acadêmica Sênior no Data Privacy Brasil Ensino. Pesquisadora do MediaLab.UFRJ e Membro do Conselho Diretivo da Rede Latino Americana de Estudos de Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Autora do livro “Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo em uma rede social” pela Editora UFRJ (2021). Pesquisa temas ligados à Psicologia, Comunicação e Tecnologia. Em suas pesquisas atuais, está interessada em estudos sobre Tecnologia e Subjetividade; Estudos de Mídia e Mídias Digitais; Estudos de Vigilância; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Redes Sociais e Plataformas; Inteligência Artificial; Economia da Atenção; Cultura Digital. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Psicologia e Direitos Digitais.

..

.

FELIPE DA VEIGA DIAS

Título da palestra: “Tecnopolíticas de vigilância penal e a violação tecnoética como padrão capitalista”.

Pós-Doutor em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-Graduado em Direitos Fundamentais e Constitucionalização do Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Santa Maria). Professor do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Faculdade Meridional (IMED). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Criminologia, Direito Penal, Direitos Humanos e Fundamentais e Direito da Criança e Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia crítica, violência, mídia, dano social, biopolítica, tecnopolítica, crise do sistema penal, poder punitivo do Estado, direitos humanos e fundamentais, sustentabilidade social e minorias sociais (mulheres, crianças e adolescentes).

.

.

MARIA CAROLINA MAZIVIERO

Título da palestra: “Questões Urbanas e Insurgências”

Doutora e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU/USP) com estágio doutoral no Institute of Urban and Regional Development da Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA). Professora Adjunta e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano (PPU/UFPR) da Universidade Federal do Paraná  (UFPR), Integra o núcleo gestor da Plataforma PrContraCovid, projeto vencedor do Prêmio FNA 2020, promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos Urbanistas (FNA), integra a Articulação por Direitos na Pandemia, a Campanha Nacional Despejo Zero e o Grupo de Pesquisa CNPq Ação Interdisciplinar Covid-19, juntamente com pesquisadores da UFABC, em parceria com a Fundação Tide Azevedo Setubal. Coordenadora e pesquisadora do Grupo CNPq Comum Urbano na América Latina (CUAL/UFPR). Coordenadora do Laboratório de Habitação e Urbanismo da UFPR (Lahurb) e do projeto de extensão Formas de Habitar: dimensões do morar e da produção da cidade de Curitiba, em parceria com a Promotoria de Justiça das Comunidades, do Ministério Público do Paraná, (MP/PR). Também é membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município de Curitiba (2019-2021). Realiza pesquisa sobre ativismo urbano e insurgências no processo de produção e apropriação do espaço urbano, contextualizando a transformação dos atores e agendas na luta pelo direito à cidade.

.

.

.

.

DIA 25 DE OUTUBRO DE 2022 – TERÇA-FEIRA / TARDE

Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM (CCSH) – Prédio 74 C

Horário:

14 horas

PAINEL 2: NECROPOLÍTICA, VIOLÊNCIA DE ESTADO E POLÍTICAS DE DESAPARECIMENTO 

Palestrantes:

VINICIUS NICASTRO HONESKO

Título da palestra:  “Se deus está morto, por que não matar os humanos em nome do mito da realidade?”

Doutor em Literatura (Teoria Literária) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado e Especialista em Direito do Estado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde desenvolveu estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Pós-Doutor pela Universitá di Bologna (UNIBO/Itália), instituição em que atuou como professor visitante no ano de 2021.  Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

.

.

.

FÁBIO LUÍS FRANCO

Título da palestra: “Em que se pode reconhecer o necrogoverno neoliberal?”

Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), atualmente realiza estudos de pós-doutorado vinculado ao International Research Group on Authoritarianism and Counter-Strategies (IRGAC), do Rosa-Luxemburg-Stiftung, e ao Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), nos quais investiga necropolíticas, capitalismo de plataforma e a gestão do sofrimento psíquico no contexto do neoliberalismo no Brasil.  Professor-Convidado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Psicanalista Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo e Pesquisador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP). Foi Pesquisador-Visitante na Cátedra ”Sociology of the Future of Work”, na Einstein Center Digital Future e na Humboldt-Universität zu Berlin (Alemanha). Atuou como consultor da Unesco entre 2014 e 2015, junto à Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, onde assessorou politicamente os Grupos de Trabalho Perus e Araguaia. De 2015 a 2016, foi assessor da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde integrou o Grupo de Trabalho Perus e participou dos esforços de concepção, preparação e revisão da Cartilha de Enfrentamento ao Desaparecimento da prefeitura.

.

.

JONNEFER FRANCISCO BARBOSA

Título da palestra: “Excurso sobre as sociedades do desaparecimento”

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) . Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).  Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenador da Especialização em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pesquisador associado estrangeiro do “Núcleo de Estudios en Gubernamentalidad” da Universidade do Chile; Desenvolve atividades de pesquisa na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia das Ciências Humanas, Filosofia Contemporânea, Ética e Filosofia Política, com atual direcionamento para os seguintes temas: desaparecimento; governamentalidade; política, história e temporalidade; Estado, poder e violência; configurações contemporâneas do político.

18h

Encerramento do congresso

(os certificados para os ouvintes serão fornecidos online para quem tiver presença nos três turnos do congresso: dia 24.10 – virtual; dia 25.10 – presencial)

As inscrições para ouvintes podem ser realizadas mediante preenchimento das informações constantes no seguinte link: https://forms.gle/L2tm8QE6o3pGevNT7 

Inscrição

O evento será gratuito, tanto para aqueles que desejarem na qualidade de ouvinte, quanto na condição de apresentador de artigo.

As inscrições para ouvintes podem ser realizadas mediante preenchimento das informações constantes no seguinte link: https://forms.gle/L2tm8QE6o3pGevNT7 

 

Serão fornecidos certificados de ouvintes para aqueles que participarem dos 3 turnos de palestras (24.0ut / Youtube; 25.out manhã e tarde presencial na UFSM)

 

Contato

congressodireitoufsm@gmail.com

congressodireitoufsm@gmail.com

Localização

Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM

Avenida Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Galeria de fotos
Patrocinadores