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Descrição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UFSM
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIREITO E INTERNET – CEPEDI
EDITAL Nº 001/2020
SELEÇÃO DE PESQUISADORES/PESQUISADORAS PARA O CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIREITO E INTERNET – CEPEDI
O Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet – CEPEDI, grupo de pesquisa cadastrado no CGP/CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (PPGD/UFSM), por intermédio deste edital, torna pública a abertura de vagas para acadêmicos e/ou profissionais interessados em realizar pesquisa (não remunerada) na área de Direito e Internet, dentro das linhas de pesquisa do CEPEDI (constantes no link https://cepedi.wordpress.com/sobre/linhas-de-pesquisa/), visando produzir, contribuir e integrar os projetos coordenados pelo Prof. Dr. Rafael Santos de Oliveira.
1 REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
- Estar regulamente matriculado/matriculada em curso de graduação (qualquer semestre) ou pós-graduação, da UFSM ou de outra Instituição de Ensino, relacionado à temática da pesquisa (Direito, Comunicação Social, Ciências Sociais, Relações Internacionais, Ciência da Computação, ou outras áreas afins), e/ou ser profissional em alguma dessas áreas.
- Comprovar a capacidade de dedicação à pesquisa e ao projeto (leituras, elaboração de artigos e comparecimento às reuniões) por, no mínimo, 10 horas semanais.
- Ter disponibilidade para participar das reuniões, que acontecerão nas quartas-feiras das 11h às 12h no bloco 74B do campus da UFSM.
- Conhecer as regras da ABNT, ter afinidade com a pesquisa e a produção acadêmica e ter conhecimento de outros idiomas;
- Possuir Currículo Lattes cadastrado na base de dados do CNPq.
2 COMPROMISSOS DOS/DAS CANDIDATOS/CANDIDATAS SELECIONADOS/SELECIONADAS
Para integrar o grupo de pesquisa, espera-se que o/a candidato/candidata, além de preencher todos os requisitos de inscrição, tenha capacidade de iniciativa e de autonomia no processo de busca de informações relevantes para serem debatidas nas reuniões do grupo, atendendo aos seguintes compromissos:
- Comparecer a, no mínimo, 75% das atividades presenciais desenvolvidas pelo grupo;
- Realizar leituras, fichamentos e pesquisas propostas pelo grupo, para que seja possível o debate por todos durante as reuniões;
- Fazer referência à participação do Grupo de Pesquisa em todas as formas de divulgação (trabalhos de conclusão de curso, artigos, livros, resumos, apresentações orais e qualquer outra forma de divulgação de atividades que resultem, total ou parcialmente, das reflexões e leituras realizadas com apoio do CEPEDI);
- Submeter trabalho, na modalidade oral ou pôster, à 35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, a realizar-se na semana dos dias 19 a 23 de outubro de 2020, e a outros congressos/eventos que permitam a submissão de trabalhos;
- Manter atualizados os dados cadastrados no Currículo Lattes, incluindo as atividades exercidas no grupo de pesquisa;
- Entregar, ao término do ano letivo, um relatório das atividades realizadas ao longo de 2020, demonstrando que as pesquisas do grupo resultaram em participações em eventos/congressos e em apresentações/publicações de resumos, resumos expandidos e/ou artigos científicos com temáticas afins à pesquisa.
3 INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
As inscrições são formalizadas exclusivamente pelo e-mail: cepediufsm@gmail.com, com o assunto “SELEÇÃO CEPEDI 2020 – Nome do Candidato/da Candidata”. No corpo do e-mail, deve-se anexar os seguintes documentos:
3.1 Ficha de inscrição com dados pessoais do candidato(a) (modelo ao final do edital – incluir no corpo do e-mail);
3.2 Histórico escolar da graduação e/ou pós-graduação (cópia simples em PDF);
3.3 Currículo Lattes (sem documentos comprobatórios) (cópia simples em PDF);
3.4 Memorial acadêmico (arquivo em .doc ou .docx): uma breve narrativa da interessada/do interessado sobre sua trajetória acadêmica (escolha pelo curso; semestre letivo em que se encontra; ano em que se formou; atividades acadêmicas extracurriculares; experiência com atividades de monitoria, pesquisa, extensão, organização de eventos, entre outras informações relevantes).
Os seguintes elementos são obrigatórios no memorial:
a) razões (pessoais/profissionais/acadêmicas) para as quais deseja ingressar no CEPEDI;
b) indicação, com justificativas, da linha de pesquisa que deseja se vincular; https://cepedi.wordpress.com/linhas-de-pesquisa/
c) esboço da(s) temática(s) que a(o) candidata(o) tem interesse em desenvolver como projetos de ensino, pesquisa ou extensão;
d) se for o caso, relatar experiências acadêmicas e/ou técnicas em ensino, pesquisa e/ou extensão.
4 PERÍODO DE INSCRIÇÃO E PROCEDIMENTOS DA SELEÇÃO
4.1 As inscrições serão recebidas por e-mail tão somente entre os dias 10 e 18 de março de 2020.
4.2 A comissão de seleção irá analisar a documentação entregue no momento da inscrição, e divulgará no dia 23 de março de 2020 as datas e horários para as entrevistas dos/das candidatos/candidatas, no site do CEPEDI (www.ufsm.br/cepedi).
4.3 As entrevistas ocorrerão, imprescindivelmente, nos dias 25 e 26 de março de 2020, em horário a ser definido pela comissão de seleção a depender do número de inscritos, no bloco 74B do campus da UFSM.
4.4 O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de março de 2020 no site do CEPEDI (www.ufsm.br/cepedi).
4.5 A primeira reunião do grupo para os novos integrantes será realizada no dia 1º de abril de 2020, das 11h às 12h, e a presença é obrigatória para a confirmação da vaga.
Santa Maria, 09 de março de 2020.
Prof. Dr. Rafael Santos de Oliveira
Professor Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet
http://lattes.cnpq.br/9933895574541972
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE PESQUISADOR DO CEPEDI
EDITAL 001/2020
NOME COMPLETO:
NOME DA INSTITUIÇÃO (se aluno da graduação ou pós-graduação):
SEMESTRE LETIVO E TURNO (se aluno da graduação ou pós-graduação):
PROFISSÃO (caso não haja vínculo com Instituição de Ensino ou exerça em concomitância):
CPF:
DATA DE NASCIMENTO:
EMAIL:
CELULAR COM DDD: