Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acompanhamento dos egressos

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM acompanha os seus egressos e os incentiva a realizar atividades em parceria constante na UFSM, prova disso é que muitos alunos mantém vínculo com os grupos de pesquisa e continuam participando de bancas de monografia de graduação. 

O acompanhamento aos egressos ocorre de duas formas junto ao PPGD. A primeira delas por meio do Volver.  O Volver é um programa institucional da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo preservar o relacionamento entre a instituição e seus egressos. Podem participar do Programa Volver todos aqueles que concluíram algum curso na UFSM, seja em nível de graduação, pós-graduação, médio ou técnico.  No Volver é possível reencontrar colegas, divulgar o trabalho do egresso, além de compartilhar outras experiências através do Programa.

Volver UFSM - Home | Facebook

Mais informações você pode acessar os links: Volver UFSM   /  Facebook

A segunda forma de acompanhamento aos egressos do PPGD é conduzida diretamente pelo Programa e é realizado mediante a atualização de seus dados cadastrais junto à Secretaria do curso e manutenção de um banco de dados para geração de informações relativas ao perfil egresso.

Os egressos podem participar da pesquisa preenchendo o questionário disponível em: https://is.gd/egressosppgdufsm

Atualmente o PPGD UFSM está desenvolvendo projeto e plataforma virtual para acompanhamento de egressos, dedicando uma seção do site especificamente a isso:

https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgd/acompanhamento-dos-egressos

Para tanto, há uma atualização dos dados cadastrais dos egressos junto à Secretaria do Programa e cadastramento em banco de dados para geração de informações relativas ao perfil egresso. 

Desde a criação do PPGD em 2013, até o início do ano de 2020, foram titulados mais de 110 mestres em Direito.

Para elaboração de um banco de dados com vista a acompanhar a trajetória dos egressos foi instituído, em 2019, uma ampla pesquisa com todos os egressos. Essa pesquisa ainda está em andamento, já teve, até o momento, um índice de resposta de 95% do total dos egressos.

Além dessa busca por informações atualizadas dos egressos, o PPGD busca constantemente valorizar e reconhecer os profissionais formados em nosso curso por meio da sua participação em seminários, debates, encontros, e outros eventos vivenciais que proporcionem espaços de reflexão crítica perante a comunidade acadêmica. Também dedicamos uma seção especial para divulgar os livros que foram publicados pelos egressos como resultado de suas dissertações.

Os dados desse levantamento revelam que muitos dos egressos da UFSM seguiram na carreira acadêmica e estão cursando doutorado e alguns já se encontram trabalhando como docentes em instituições de ensino de Santa Maria e região. Alguns egressos também já trabalharam como professores substitutos junto ao Curso de Direito da UFSM. 

Pesquisa em andamento sobre as atividades atuais dos egressos, com índice de 95% de resposta destes, demonstra algumas informações relevantes sobre a inserção social dos formados mestres em Direito pela UFSM: 17 ingressaram em programas de doutorado de outras Instituições de Ensino Superior, como UFRGS, UNISINOS, UNISC, URI Santo Ângelo, FEEVALE, UCS, UFRJ, UFPR, inclusive em universidades estrangeiras, como a Universidad de Burgos (Espanha); pelo menos 10 egressos publicaram sua dissertação em livro; 9 egressos publicaram, integral ou parcialmente, sua dissertação em revista; 27 egressos palestraram sobre o tema da sua dissertação; 36 egressos atuaram/atuam na docência, em instituições públicas e privadas, citando-se como exemplos não exaustivos a UFSM, FURG, FADISMA, FAPAS, UFN, AMF, ULBRA, entre outras; a pesquisa ainda revela que os egressos do PPGD-UFSM possuem vínculos profissionais variados, como docentes, servidores públicos e advogados, entre outros. 

Os dados acima informados demonstram, portanto, que o Programa tem inserido os seus egressos em três ambientes: o acadêmico, impulsionando tanto o aprofundamento de seus estudos a nível de doutorado quanto a prática docente em Instituições de Ensino Superior; o profissional, auxiliando no enriquecimento curricular para fins de melhor colocação no mercado de trabalho; e o social, através da publicação de suas dissertações e promoção de palestras oriundas da temática pesquisada no PPGD-UFSM, contribuindo para a democratização do conhecimento na comunidade onde estão inseridos.

Nesse ponto, cumpre salientar a variabilidade na distribuição geográfica dos egressos após sua formação em nível de Mestrado em Direito na UFSM. Estes atualmente se distribuem em 17 cidades gaúchas, 2 cidades catarinenses e 4 cidades paranaenses, demonstrando a contribuição acadêmica do Programa em âmbito regional, bem como em âmbito nacional pelos egressos residentes em Altamira/PA e Brasília/DF. 

Por fim, o PPGD-UFSM é internacionalizado através dos egressos residentes nas cidades espanholas de Sevilla e Burgos, bem como do egresso residente em Sydney, Austrália. Tal distribuição geográfica demonstra a importância do Programa em âmbito local, regional, nacional e internacional, através da inserção dos egressos em diversos locais do globo.

Ainda, o PPGD UFSM possui uma seção especial em seu site (https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgd/livros-de-egressos/) voltada para a divulgação dos livros publicados pelos egressos como resultado de suas dissertações, com intuito de valorizar e reconhecer os profissionais formados pelo programa, bem como publicizar a produção acadêmica oriunda de pesquisas realizadas no Programa, ampliando o acesso da população em geral ao PPGD-UFSM. Apenas nos últimos quatro anos de levantamento bibliográfico feito pelo Programa, foram publicados 14 livros como resultado da pesquisa de dissertação dos egressos. 

 

No mapa a seguir, é possível visualizar os locais onde atualmente nossos egressos estão desenvolvendo suas atividades profissionais.