O Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, será lembrado na UFSM com o Cine Debate “Al-Nakba: A catástrofe palestina sem fim”.
O evento é organizado pelo Migraidh e ₢átedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM, em parceria com o Comitê Palestina Livre de Santa Maria, e busca dar luz às brutais e sistemáticas violações de direitos humanos contra o povo palestino, marcadas desde a Al-Nakba (Catástrofe) de 1948, com consequências que subsistem aos dias de hoje.
Atualmente são 6 milhões de refugiados palestinos no mundo, vítimas dos deslocamentos forçados iniciados há 76 anos, com a expulsão de 750 mil palestinos de seus territórios. É um dos quadros de refúgio mais dramáticos que a ONU administra por meio da Agência Especializada para Refugiados Palestinos, a UNRWA, criada em 1949. São 58 campos de refugiados espalhados na Jordânia, Líbano, Síria, Cisjordânia e Faixa de Gaza. Desde então, tem sido negado pelo Estado de Israel o Direito ao Retorno do povo palestino.
Apenas nesta atual guerra do Estado de Israel contra a Palestina, 1,7 milhão de pessoas foram deslocadas internamente, cerca de 38 mil pessoas foram mortas, sendo mais de 60% crianças e mulheres, 13 mil desaparecidos, 100 mil feridos e 70% da infraestrutura destruída. Igrejas, escolas, hospitais, acampamentos e campos de refugiados, que são protegidos pelo Direito Humanitário Internacional, também têm sido sistematicamente atingidos. São muitos os crimes de guerra e contra a humanidade e diversas outras violações do Direito Internacional.
É preciso que esta realidade tão brutal, de sistemática violação de direitos humanos e de direito dos povos seja tratada com a seriedade científica e política e a urgência para respostas globais contundentes que levem ao fim do colonialismo, do apartheid e do genocídio do povo palestino. Este debate busca difundir o conhecimento em torno da questão palestina, com foco no drama dos refugiados e deslocados internos palestinos, e em apoio à mobilização internacional em torno desta fundamental agenda de direitos humanos.
“A tragédia na Palestina não é apenas local; é uma tragédia para o mundo, porque é uma injustiça que ameaça a paz mundial”. Arnold Toynbee, historiador britânico.
O Cine Debate apresenta os documentários, “Al-Nakba: A Catástrofe Palestina, episódio 3”, de 2013, produzido pela emissora Al Jazeera, e “Gaza, um olhar sobre a barbárie”, de 2019, dirigido por Carles Bover e Julio Perez del Campo. O debate será conduzido pelas professoras e pesquisadores, Muna Muhammad Odeh, da Unb, na modalidade virtual, e Simone Munir Dahleh, da UFSM.
Cine-Debate:
20 de junho
19h15
Auditório da Antiga Reitoria da UFSM, na Rua Floriano Peixoto, 1184, 2º Andar, Centro, Santa Maria, RS.