Após as ações realizadas pelo Observatório Permanente de Discursos de Ódio do Núcleo de Direito Informacional (NUDI) na Escola Estadual Professora Maria Rocha, no dia 17 de setembro de 2019, foi a vez dos/as estudantes do terceiro ano do Ensino Médio realizarem uma visita ao prédio do CCSH – Antiga Reitoria para conhecerem um pouco mais sobre o curso de Direito da UFSM e debaterem sobre temas abordados nas pesquisas produzidas no NUDI.
Na ocasião, foi promovida uma fala inicial sobre os discursos de ódio e sobre temas contemporâneos que envolvem os usos da Internet, realizada pela Professora Dra. Rosane Leal da Silva. Em seguida, os/as integrantes do NUDI relataram suas experiências dentro do curso de Direito, em que expuseram suas trajetórias profissionais e acadêmicas.
A promoção deste encontro é fruto de um projeto da JAI JOVEM em parceria com o NUDI, que foi proposto pela aluna Francieli do Nascimento Carvalho, sob orientação da professora Laisa Quadros da Costa, ambas da Escola mencionada.
Fonte: https://nudiufsm.wordpress.com/2019/10/01/estudantes-da-escola-estadual-professora-maria-rocha-visitaram-a-ufsm-em-projeto-vinculado-ao-nudi/
Veja o que já foi noticiado no blog do NUDI sobre essa ação de extensão do projeto coordenado pela professora Rosane Leal:
AÇÃO SOBRE DISCURSOS DE ÓDIO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA MARIA ROCHA
O Núcleo de Direito Informacional (NUDI), por meio das pesquisas realizadas no Observatório Permanente de Discursos de Ódio, realizou, nos dias 9 e 10 de setembro, uma ação de conscientização sobre a ocorrência de discursos de ódio com os/as alunos/as do segundo e do terceiro ano, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, em Santa Maria/RS.
A presente ação é fruto de um projeto da JAI JOVEM[1] proposto pela aluna Francieli do Nascimento Carvalho, sob orientação da professora Laisa Quadros da Costa, ambas da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha.
Na ocasião, foi realizada uma palestra inicial, coordenada pela Professora Dra. Rosane Leal da Silva, em que a temática foi introduzida, explicando-se “o que é” e “o que não é” o discurso de ódio, quem são as suas vítimas e as formas de denúncia. Em sequência, os/as integrantes do Observatório Permanente de Discursos de Ódio produziram uma atividade integrativa com os/as alunos/as, promovendo uma interlocução didática.
Assim, oportunizou-se um espaço plural para o debate sobre os discursos de ódio, tema necessário e urgente a ser discutido na sociedade contemporânea.
[1] A JAI JOVEM é um evento criado dentro da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, que busca oferecer à comunidade ligada ao ensino médio e técnico da região, estudantes e professores, um canal de aproximação com a Universidade Federal de Santa Maria, onde os alunos de escolas públicas ou privadas da região sejam estimulados a conhecer o método científico, a experimentação, a produção de novos conhecimentos e os professores possam ter na Universidade um canal de troca de informações e de conhecimentos que subsidie suas rotinas pedagógicas e suas práticas em sala de aula.