Você está aqui:
UFSM > PPGD > Disponibilizados os certificados do curso sobre passos iniciais na pesquisa científica promovido pela egressa do PPGD UFSM
Disponibilizados os certificados do curso sobre passos iniciais na pesquisa científica promovido pela egressa do PPGD UFSM
Publicado em
O curso, ministrado pela egressa do PPGD, a Doutoranda Francieli Iung Izolani, selecionou 30 participantes, dos quais 16 acompanharam até o final, dentre alunos da Graduação em Direito e do PPGD da UFSM, além de alunos de instituições de outros Estados, interessados em participar da seleção para o Mestrado em Direito da UFSM.
Durante o curso, os alunos aprenderam a construir um artigo científico, mesclando atividades teóricas e práticas durante todas as aulas, bem como tiveram acesso a normas da ABNT atualizadas para tanto.
Ainda, contou com duas palestras. Uma realizada pela egressa do PPGD, Daniela Roveda, que compartilhou seus conhecimentos sobre a construção do Marco Teórico. A segunda, sobre normas cultas da língua portuguesa necessárias à escrita do artigo científico, compartilhada pela Mestranda do PPGD, Martina Motta.
Ao final, foi realizado um formulário on-line entre os alunos, para verificar a repercussão do curso, trazendo crítica positiva, tais como:
“Curso maravilhoso. Me trouxe muito conhecimento e orientações importantes para a produção acadêmica”.
“Curso excelente, com um ótimo material e professora muito didática”.
“AS AULAS FORAM ÓTIMAS”.
“Adorei o curso aprendi muito”.
“Achei o curso incrível pois misturou teoria com prática. Também foi bastante completo com palestras e materiais. Agradeço pela oportunidade e pela disponibilidade da professora!”.
“Profe, muito obrigada! Amei as aulas e consegui compilar um material ótimo pra utilizar”.
“Gostaria novamente de agradecer a oportunidade de participar desse curso, embora não fazendo parte da instituição UFSM. Com certeza, foi de grande valia!”.
“Ótimo curso, muito didático”.
“Curso maravilhoso. A professora é didática, atenciosa e acessível. O material é bem completo e acredito que me auxiliará muito nas pesquisas futuras”.
“Adorei o curso. Tive a oportunidade de sanar muitas dúvidas e perceber equívocos que cometia. A minha sugestão na verdade é um pedido de mais cursos que deem ênfase específica como a METODOLOGIA que é bem extensa ou até mesmo voltado para outros tipos de produções como TCC. De qualquer forma, encerro muito feliz, grata e com muita simpatia pela prof. Fran. Quero manter contato”.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.