Resumo sobre extensão na área do direito é premiado em Mostra Científica
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O resumo “CEPEDI educomunica direito: das oficinas de práticas educomunicativas como tecnologia assistiva” foi premiado com menção honrosa na “I Mostra Científica Online – extensão e pesquisa durante o isolamento social” promovida pela Universidade do Pernambuco (UPE). A produção acadêmica é de autoria da mestre em Direito e em Extensão Rural, ambos pela UFSM, Bárbara Chiodini Axt Hoppe e do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM/UFSM) Luan Moraes Romero com orientação do coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet (CEPEDI) o Prof Dr Rafael Santos de Oliveira. O resumo faz alusão às atividades de capacitação desenvolvidas no último semestre, tanto no âmbito da Universidade quanto na Universidade Franciscana (UFN), para os alunos de graduação e pós-graduação sobre o fazer extensionista em uma perspectiva educomunicacional.
De forma inovadora, a UPE propôs que a mostra ocorresse em ambiente virtual. Junto aos resumos submetidos também foi pedido pela instituição organizadora que um vídeo de apresentação dos trabalhos fosse enviado. Durante os dias 17 e 18 de junho todos as 160 produções audiovisual foram exibidas em um canal do Youtube atrelado à mostra, e os participantes foram convidados a comentar nos vídeos uns dos outros. No último dia 26 de junho, a comissão organizadora divulgou o nome dos trabalhos que foram contemplados com a menção honrosa. A premiação foi uma surpresa para os autores e também uma boa notícia em meio a situação pandêmica que vivemos. “Receber a menção honrosa foi uma ótima surpresa. Nos indica que nosso projeto de extensão tem caminhado na direção certa, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia” ressalta Bárbara.
A situação desafiadora imposta pela pandemia de covid-19 não foi destaque só na forma com que a mostra científica ocorreu, mas também foi catalisador da reformulação das atividades de capacitação para extensão desenvolvidas no projeto “O Direito Achado na Web: riscos e oportunidades do ciberespaço”, que passaram a ser desenvolvidas no ambiente virtual. Mesmo em outras ambiências a abordagem dialógica e reflexiva é mantida, assim como a atenção na construção de ações em consonância com as realidades sociais que são trazidas na bagagem de cada um dos alunos envolvidos nas capacitações.
O projeto “O Direito Achado na Web” faz ações de cunho educomunicacional em parceria com a escola municipal de ensino fundamental Duque de Caxias. No biênio de 2018-2019, foram desenvolvidas oficinas com as crianças dos quartos e sextos anos, além de trabalhar com o EJA. Nesses dois anos, já passaram pelas ações 189 crianças e pré-adolescentes, e também 49 jovens e adultos do EJA, com acompanhamento de 5 professores. Em 2020, já se planeja o retorno de ações com a escola, também em âmbito virtual, assim como novos projetos estão sendo gestados após as capacitações. Quem sabe em um futuro próximo consigamos discutir com a comunidade sobre as legislações que falam sobre privacidade pessoal, ou que um chatbot nos informe sobre a disseminação de fake news, ou ainda promover discussões sobre liberdade de expressão nas redes sociais? As possibilidades se ampliam a cada vez que novas pessoas se capacitam e se engajam na defesa dos direitos humanos.
Para saber mais sobre as ações do projeto de extensão e sobre as atividades do Centro de Pesquisas e Estudos em Direito e Internet acesse www.cepedi.org
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.