A qualidade científica das pesquisas desenvolvidas no PPGCTA também pode ser evidenciada pelas premiações acadêmicas de docentes e discentes/egressos em eventos técnico-científicos da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. No quadriênio 2017 – 2020 os docentes e discentes/egressos receberam 15 prêmios em eventos, os quais são detalhados abaixo:
- O trabalho intitulado “A new tool for interpretation of protein stability of raw milk by means of the alizarol test using PLS model in mobile device” de autoria da discente Bruna Tischer e do docente Juliano S. Barin foi premiado em 1º lugar na avaliação dos painéis da III Escola de Inverno em Quimiometria (EIQ 2017), realizada no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, no período de 24 a 26 de julho de 2017, em Araraquara/SP.
- O trabalho intitulado “Análise das condições de acessibilidade nas áreas públicas: restaurantes, bares e similares da cidade de Santa Maria, RS” foi um dos vencedores do Prêmio 40 melhores da 32ª Jornada Acadêmica Integrada realizada pela UFSM em 2017. Este trabalho foi orientado pela Profa. Marina V. Copetti e teve a participação de discentes do PPGCTA e de bolsistas de iniciação científica.
- O trabalho intitulado “Combining in-tip reaction and infrared thermal imaging for simple, fast and field portable enthalpimetric analysis” do grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Juliano Barin, foi premiado como um dos melhores trabalhos apresentados na área de Instrumentação Analítica durante o 19º ENQA – Encontro Nacional de Química Analítica e do 7º CIAQA – Congresso Iberoamericano de Química Analítica, que aconteceu em Caldas Novas/GO em setembro de 2018. Este trabalho teve a participação das discentes do PPGCTA Alessandra S. Oliveira, Bruna Nichelle Lucas, Daniele Ferreira e Mônica Voss.
- O trabalho intitulado “Efeito de aplicação do ultrassom na cultura bacteriana de salame tipo italiano” recebeu em 2018 o prêmio de Melhor Trabalho da Sessão: Processamento de Alimentos II no 6° Simpósio de Segurança Alimentar – Desvendando Mitos, SBCTA-RS. Este trabalho é resultado da tese de doutorado da egressa do PPGCTA Larissa de Lima Alves que foi orientada pelo Prof. Alexandre Cichoski.
- O trabalho intitulado “Effect of lycopene intake on the antioxidant defense and osmotic fragility of erythrocytes” recebeu em 2018 um prêmio de Destaque no 2nd Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, AstoxiLatin e Latox (UFRGS). O trabalho foi orientado pela Profa. Tatiana Emanuelli e contou com a participação de discentes do PPGCTA.
- O trabalho intitulado “Produção de compostos orgânicos voláteis em cultivo heterotrófico microalgal” de autoria das discentes Patrícia Acosta Caetano, Pricila Nass Pinheiro, Karem Rodrigues Vieira, Andrieli Borgues Santos e dos docentes Roger Wagner, Eduardo Jacob-Lopes, Leila Queiroz Zepka, foi premiado com o 1º lugar na área de Ciência de Alimentos (categoria: trabalho científico), no X Simpósio de Alimentos, promovido pelo Curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo, nos dias 10 e 11 de maio de 2018.
- O trabalho intitulado “Insetos Comestíveis: percepção do consumidor” orientado pela Profa. Neila Richards e com a participação de discentes do PPGCTA foi premiado como “Melhor Trabalho da Sessão: Nutrição e Hábitos Alimentares” no 6º Simpósio de Segurança Alimentar realizado pela SBCTA em 2018.
- O trabalho intitulado “Grape peel powder promotes the homeostasis of intestinal barrier in acute TNBS-induced colits: a major role for dietary fiber and fiber-bound polyphenols” foi um dos vencedores do Prêmio Leopoldo Hartman, classificado em 2o. lugar geral, entre os trabalhos apresentados no XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos realizado em Belém do Pará em 2018. Este trabalho faz parte da tese da egressa do PPGCTA Luana H. Maurer, que foi orientada pela Profa. Tatiana Emanuelli.
- O trabalho intitulado “Avaliação físico-química de raízes de mandioca com diferentes tipos de manejo cultivadas no Rio Grande do Sul” foi um dos vencedores do Prêmio 40 melhores da 33ª Jornada Acadêmica Integrada realizada pela UFSM em 2018. Este trabalho foi orientado pela Profa. Neila Richards e teve a participação de discentes do PPGCTA e de bolsistas de iniciação científica.
- O trabalho intitulado “Eficácia de sanitizantes comerciais frente a Penicillium toxigênicos de interesse para a indústria de alimentos” de autoria dos discentes do PPGCTA Angélica Olivier Bernardi, Andrieli Stefanello, Camila Brombilla Moro, Jéssica Gonçalves Lemos, Marcelo Valle Garcia e da docente Marina Venturini Copetti, foi classificado como 2° Melhor Trabalho Científico apresentado no evento XVI Encontro Nacional de Micotoxinas, realizado em 17/09/2018 a 21/09/2018, na cidade de Belo Horizonte.
- O trabalho intitulado “Influência da atmosfera controlada dinâmica na escaldadura superficial em maçã ‘Granny Smith’ foi um dos vencedores do Prêmio 40 melhores da 34ª Jornada Acadêmica Integrada realizada pela UFSM em 2019. Este trabalho foi orientado pelo Prof. Roger Wagner e teve a participação de discentes do PPGCTA e de bolsistas de iniciação científica.
- O trabalho intitulado “Quantificação de taninos condensados da uva do Japão na sua forma in natura e em farinha por diferentes métodos de secagem” foi um dos vencedores do Prêmio 40 melhores da 34ª Jornada Acadêmica Integrada realizada pela UFSM em 2019. Este trabalho foi orientado pela Profa. Milene Barcia e teve a participação de discentes do PPGCTA e de bolsistas de iniciação científica.
- O trabalho intitulado “Probióticos comerciais: simulação gastrointestinal” recebeu uma Menção Honrosa (1º lugar) no III Simpósio em Saúde e Alimentação da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó em 2019. Este trabalho foi orientado pela Profa. Neila S. P. S. Richards e teve a participação de discentes do PPGCTA e de bolsistas de iniciação científica.
- O trabalho intitulado “Tecnologias emergentes: uma nova abordagem para reduzir sódio e fosfato em produtos cárneos”, de autoria das discentes Yasmim Sena Vaz Leães e Mariana Basso Pinton e dos docentes Alexandre Cichoski e Paulo Campagnol foi premiado em 1o Lugar, no eixo temático Tecnologias (Alimentos e Bebidas), na modalidade Comunicação Oral no I Congresso Internacional da Agroindústria – CIAGRO 2020 – “Ciência, Tecnologia e Inovação: do campo à mesa”, evento realizado de forma online, no período de 25 a 27 de Setembro de 2020, promovido pelo Instituto Internacional Despertando Vocações – IIDV, Recife – PE, Brasil.
- A startup Weecaps, que é formada pela egressa Thaiane Marques da Silva, pela discente Cassandra de Deus e pelo Prof. Cristiano R. de Menezes, venceu o Food Tech Global Challenge 2021, desafio ocorrido na Food Tech EXPO. A premiação incluiu mentorias especializadas, 2 anos como empresa membro do Food Tech Hub e uma viagem científica à Suíça. O Food Tech Global Challengeteve como objetivo identificar empresas disruptivas e de impacto global nos sistemas alimentares alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A competição contou com a participação de startups brasileiras e latino-americanas com ambições globais e startups internacionais com interesse em se estabelecer na América Latina.