O Exame de Qualificação tem o objetivo de avaliar e qualificar o projeto de pesquisa, os resultados obtidos e conhecimentos gerais na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, bem como a capacidade do doutorando em sua consecução.
O documento a ser apresentado para Banca Examinadora deve ter o seguinte formato:
1. Projeto da tese de doutorado: O projeto deve estar no formato exigido para registro no Gabinete de Projetos (GAP) do CCR, mas pode ser uma versão atualizada do projeto, para contemplar eventuais mudanças de rumo que tenham ocorrido desde o seu registro.
2. Resultados obtidos: Os resultados obtidos devem ser redigidos em forma de pelo menos 1 (um) manuscrito (por exemplo: título, resumo, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas) no formato de uma revista escolhida, qualificada no estrato da faixa A1 a A4, da área Ciência e Tecnologia dos Alimentos, para onde o manuscrito provavelmente será submetido. Artigos referentes ao projeto já submetidos/aceitos podem ser incluídos. O formato poderá ser como “short communication” ou “full paper“, mas não revisão bibliográfica.
Resultados adicionais podem ser incluídos como material suplementar, bem como a inclusão de mais de um manuscrito. O texto deve ser redigido usando tempo verbal no passado.
3. Conclusão e sequência do trabalho: Conclusões parciais e descrição das próximas etapas do trabalho. No máximo 5 páginas. O texto deve ser redigido usando tempo verbal no futuro.
4. Anexos:
4.2. Plano de estudos do aluno
4.3. Histórico escolar do aluno
Orientações quanto à formatação:
A Estrutura dos elementos pré-textuais do documento pode seguir o formato semelhante ao de uma tese (MDT).
O documento deve ser redigido em papel formato A4, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, com 2 cm de margem em cada extremidade.