Ir para o conteúdo PPGCTA Ir para o menu PPGCTA Ir para a busca no site PPGCTA Ir para o rodapé PPGCTA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Ciência e Tecnologia dos Alimentos

LINHAS DE PESQUISA E PROJETOS TEMÁTICOS

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos atualmente está composto por três LINHAS DE PESQUISA, nas quais são desenvolvidos 7 PROJETOS DE PESQUISA TEMÁTICOS.

A linha de pesquisa “ALIMENTOS E SAÚDE” foi criada em 2015 e visa investigar a relação entre alimentos e saúde, abrangendo a avaliação nutricional de alimentos, alimentos funcionais, compostos bioativos e contaminantes em alimentos. Os dois projetos de pesquisa temáticos atualmente associados a esta linha de pesquisa são:

Projeto 1: Alimentos Funcionais

Objetivos: Pesquisar a composição de alimentos de origem animal e vegetal na busca de compostos bioativos ou características com potencialidades de atuarem na prevenção ou na cura de enfermidades ou intoxicações nos seres humanos e, estudar formas de manipulação com a finalidade de produzir alimentos mais saudáveis para a população.

Projeto 2: Compostos Bioativos em Alimentos

Objetivos: Identificar e quantificar compostos bioativos, especialmente carotenóides, compostos fenólicos e ácidos graxos, em alimentos, avaliar a sua digestibilidade, biodisponibilidade e efeitos biológicos em modelos in vitro e in vivo, em condições fisiológicas e em modelos de patologias e modelos de intoxicação.

A linha de pesquisa “ANÁLISE, BIOTECNOLOGIA E SEGURANÇA DE ALIMENTOS” foi criada em 2021 e visa desenvolver e otimizar metodologias analíticas para alimentos, estratégias para garantir a segurança de alimentos, além de investigar processos biotecnológicos intensivos que busquem a sustentabilidade dos sistemas alimentares. Os três projetos de pesquisa temáticos atualmente associados a esta linha de pesquisa são:

Projeto 1: Análise de Alimentos

Objetivos: O projeto tem como objetivo principal criar e aprimorar técnicas e protocolos para a análise de alimentos, buscando aprimorar a precisão e eficiência na identificação e quantificação de compostos voláteis, nutrientes, contaminantes, aditivos e outras substâncias presentes em alimentos.

Projeto 2: Biotecnologia de Alimentos

Objetivos: O projeto tem como objetivo principal explorar o potencial da biotecnologia na produção e processamento de alimentos. O projeto aborda diversos aspectos relacionados à biotecnologia de alimentos, como o desenvolvimento de técnicas para a produção de alimentos mais nutritivos e saudáveis, a identificação de novos compostos bioativos, a otimização de processos de produção e a avaliação da segurança alimentar dos produtos obtidos.

Projeto 3: Segurança de Alimentos

Objetivos: O projeto tem como objetivo garantir que os alimentos disponíveis no mercado sejam seguros para o consumo humano. Para isso, o projeto envolve ações que abrangem toda a cadeia produtiva dos alimentos, desde o cultivo ou produção até a distribuição e armazenamento. Uma das principais atividades do projeto é o desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de produção que possam melhorar a segurança alimentar. Isso inclui o desenvolvimento de embalagens mais seguras e eficazes, técnicas de conservação de alimentos, entre outras soluções inovadoras.

A linha de pesquisa “INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS EM ALIMENTOS” foi criada em 2021 e visa desenvolver produtos e processos inovadores e sustentáveis para a indústria de alimentos de origem animal e vegetal. Os dois projetos de pesquisa temáticos atualmente associados a esta linha de pesquisa são:

Projeto 1: Alimentos de Origem Animal: Desenvolvimento de Produtos e Processos Inovadores e Sustentáveis

Objetivos: Visa explorar e implementar novas tecnologias e práticas sustentáveis na produção de alimentos de origem animal. Isso inclui o desenvolvimento de novos produtos com valor agregado, além da melhoria dos processos produtivos para reduzir o impacto ambiental e promover o bem-estar animal. O projeto também visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis com a finalidade de promover uma cadeia alimentar mais responsável e saudável.

Projeto 2: Alimentos de Origem Vegetal: Desenvolvimento de Produtos e Processos Inovadores e Sustentáveis

Objetivos: O projeto tem como objetivo explorar e implementar novas tecnologias e práticas sustentáveis na produção de alimentos de origem vegetal. Isso inclui o desenvolvimento de novos produtos com valor agregado, como proteínas vegetais alternativas, além da melhoria dos processos produtivos para reduzir o impacto ambiental e promover a agricultura regenerativa. Além disso, o projeto busca incentivar a utilização de variedades de plantas menos exploradas comercialmente, mas que apresentam potencial alimentício, além de investir em pesquisas de tecnologias emergentes para melhorar a eficiência e a produtividade na produção de alimentos de origem vegetal.