Ir para o conteúdo PPGCSociais Ir para o menu PPGCSociais Ir para a busca no site PPGCSociais Ir para o rodapé PPGCSociais
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Pesquisa

 

Linha de Pesquisa

 Projeto por Docente

CULTURA E SUBJETIVIDADE

Coordenador: FERNANDO DE FIGUEIREDO BALIEIRO

  • Projeto: Diferenças, mídias e sociedade: gênero e sexualidade na era digital 
  • Resumo: Este projeto pretende analisar as transformações, deslocamentos e regulações de gênero e sexualidade no Brasil recente com o foco na recepção e circulação de produtos midiáticos diversos e sua circulação nas mídias digitais. Para tanto, pretende se debruçar sobre conteúdos culturais midiáticos considerando como a cultura veiculada nas mídias de massa afeta os modos de percepção, a linguagem, a moralidade e a compreensão das identidades. A pesquisa busca investigar as formas de enquadramento representacional no que tange à gênero e sexualidade, conformando diversas formas de atribuir sentido às normas, moralidades e suas dissidências. Em um contexto no qual a produção midiática se propaga de formas diversas e criativas nas redes sociais, busca-se analisar também as formas distintas nas quais os públicos se apropriam dos produtos midiáticos. Com o advento e expansão das mídias digitais, novas possibilidades de identificação e performatividades se fizeram possíveis, alargando o repertório de significados sobre masculinidades, feminilidades, identidades trans, além de formas diversas de expressão da sexualidade e de questionamentos e denúncias em relação a violências e desigualdades. Concomitantemente, formas de regulação do gênero e sexualidade se intensificaram por meio das mesmas mídias, bem como o reforço de padrões tradicionais de gênero e sexualidade, fato visível a partir de campanhas recentes contrárias ao reconhecimento de gêneros e sexualidades dissidentes. Sob tal prisma, buscamos compreender os aspectos dinâmicos e conflitantes dessas mudanças culturais e políticas de gênero e sexualidade na contemporaneidade. 

Coordenador: FRANCIS MORAES DE ALMEIDA

  • Projeto: Realidades Digitais 
  • Resumo: Pesquisa etnográfica sobre cibercultura e ciberespaço. Busca mapear formas de sociabilidade estabelecidas online, compreender a construção de identidades, a produção e expressão de novas sensibilidades e maneiras de atuação dos sujeitos no mundo virtual. O projeto encontra-se vinculado ao Grupo Interinstitucional de Estudos de Cibercultura (CNPq). Abrange questões como arte digital, saberes e fazeres digitais, consumo no ciberespaço e consumo de tecnologias, relações afetivo-sexuais na internet, produção e consumo de netporn e especialmente mundos virtuais e jogos online. 

Coordenadora: JUREMA GORSKI BRITES

  • Projeto: SERVIÇO DOMÉSTICO, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA – UM ESTUDO A PARTIR DA INSERÇÃO POLÍTICA DAS MILITANTES
  • Este projeto insere-se em um interesse maior de pesquisa sobre as formas culturais de articulação entre a esfera privada e a esfera pública, procurando compreender possibilidades políticas em contextos culturais específicos. Tomando como base de reflexão as relações de gênero e domesticidade numa sociedade de classe, é possível inserir os interesses de investigação nos marcos de uma antropologia que, para além da diferença, reflita sobre processos de desigualdade e formas específicas das relações políticas e infrapolíticas em uma sociedade de classe. Neste projeto específico, busca-se dar amplitude ao debate acerca das possibilidades de participação política na sociedade brasileira, tomando como base empírica de observação a experiência sindical de trabalhadoras domésticas, buscando esquadrinhar formas distintas de prática e representação política nas interpretações da cultura política brasileira. Neste sentido, a pesquisa levará à análise comparativa de dados advindos de estudos locais, possibilitando o refinamento de análises que se pretendem mais gerais.

Coordenadora: MARIANA SELISTER GOMES

  • Projeto: Metodologia de Pesquisa Feminista e Decolonial: Possibilidades e Desafios 
  • Resumo: Este projeto de pesquisa tem dois objetivos principais: (1) realizar um estudo bibliométrico acerca das metodologias utilizadas em artigos publicados em periódicos, nacionais e internacionais, voltados à temática de gênero e aos estudos pós-coloniais; (2) consolidar e divulgar uma metodologia de pesquisa Feminista e Decolonial inovadora, a qual vem sendo construída desde a Tese de Doutoramento da coordenadora deste projeto. A proposta parte da hipótese de que apesar do grande avanço teórico Feminista e Decolonial, ao longo do século XX, a prática de pesquisa permanece centrada em metodologias científicas de origem eurocêntrica e patriarcal, sendo que as instituições conduzem as pesquisadoras a enquadrarem-se no modelo tradicional de pesquisa em Ciências Sociais, o qual elege ou os sujeitos ou as estruturas como foco de análise. A maior contribuição metodológica do feminismo encontra-se na perspectiva do Conhecimento Situado, que apareceu poucas vezes citado no estudo bibliométrico exploratório até então realizado. Entende-se que esta falta de consolidação e inovação metodológica enfraquece a cientificidade dos Estudos de Gênero, o que precisa ser revertido em um momento atual de ataque a estes estudos por parte de setores conservadores da sociedade. Diante destas reflexões, este projeto de pesquisa irá realizar uma investigação sistemática das metodologias que têm sido utilizadas nos Estudos de Gênero ? sendo que a pesquisa inicial demonstrou que se dividem em análises dos sujeitos (etnografias) e análises das estruturas (estudos quantitativos e análise de conteúdo), mantendo a clássica dicotomia das Ciências Sociais. Também, buscar-se-á propor uma metodologia inovadora, que conjuga a investigação de estruturas de dominação e resistência dos sujeitos em uma mesma pesquisa empírica, tendo como inspiração a analítica foucaultuiana baseada no tripé saber-poder-subjetivação. 

 

INSTITUIÇÕES, PODER E SOCIEDADE

Coordenador: DEJALMA CREMONESE

  • Projeto: Ética e Política 
  • Resumo: O homem é, por natureza, “um animal social e político” (zoon politikon). “Aquele que não precisa dos outros homens, ou não pode resolver-se a ficar com eles, ou é um deus, ou é um bruto (selvagem)”, são afirmações atribuídas ao filósofo grego Aristóteles e encontram-se na obra. A Política (2002). Também é lapidar, neste sentido, a afirmação da filósofa Hannah Arendt, constante na obra. A condição humana (1995, p. 31), enaltecendo o caráter social e político do homem: “Nenhuma vida humana, nem mesmo a vida de um eremita em meio à natureza selvagem, é possível sem um mundo que, direta ou indiretamente, testemunhe a presença de outros seres humanos”. Essas citações ressaltam que nenhum de nós é uma ilha, que necessitamos e carecemos da presença do outro para a nossa realização e, mais ainda, toda ação do homem depende, inexoravelmente, da presença de outros. Seguindo o pensamento de Aristóteles, não basta a convivência em sociedade para caracterizar nosso aspecto social e comunitário, pois desta forma também vivem as formigas e as abelhas. O que, então, pode nos diferenciar dos outros seres do mundo? Aristóteles aponta para a conotação racional do homem, a utilização peculiar do pensamento (logos) para a construção e transmissão do conhecimento. Adverte o filósofo que “todos os homens têm o desejo de saber”, pois só o homem conhece e tem consciência de si mesmo. Além do aspecto racional, o homem diferencia-se dos demais seres pelo senso ético (bem e mal, certo e errado), senso estético (culto ao belo) e, o mais importante de todos, por viver na cidade (pólis), pela politicidade (vida cívica). Sendo assim, O homem foi feito, assim, para a vida da cidade (bios politikós, derivado de pólis, a comunidade política), ou seja, o fim último do homem é viver na pólis, onde se realiza como cidadão (politai), manifestando a sua natureza, o termo de um processo de constituição de sua essência, a sua natureza. Então, é próprio do homem não apenas viver em sociedade, mas viver na “politicidade”. A verdadeira vida humana deve almejar a organização política, que é uma forma superior e até oposta à simples vida do convívio social da casa (oikia) ou de comunidades mais complexas. A partir da compreensão da natureza do homem, determinados aspectos da vida social adquirem um estatuto essencialmente político, tais como as noções de governo, de dominação, de liberdade, de igualdade, do que é comum, do que é próprio. Este projeto de pesquisa procura identificar, conhecer e analisar as principais teorias e autores do pensamento político, desde a antigüidade clássica Ocidental até o século XVIII da era moderna. 

Coordenador: EDUARDO LOPES CABRAL MAIA

  • Projeto: Racionalização social: configurações e manifestações contemporâneas 
  • Resumo: O presente projeto tem como objetivo abarcar, de forma ampla, o conjunto dos fenômenos sociais, e suas diferentes manifestações, a partir da perspectiva da racionalização das esferas sociais. Com base nesse debate teórico e em seus desdobramentos metodológicos, epistemológicos e analíticos, pretende-se construir a compreensão das diferentes configurações e manifestações sociais a partir da noção de racionalização das diferentes esferas sociais: economia, política, Estado, cultura, Direito, administração, educação, dominação etc. 

Coordenador: FELIPE CORRAL DE FREITAS 

  • Projeto: Antagonismo e Eleição: os discursos das candidaturas de Bolsonaro e Lula à Presidência da República na eleição de 2022 
  • Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em conhecer a estruturação discursiva das candidaturas de Bolsonaro e Lula à Presidência da República na eleição de 2002 veiculadas durante o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) com vista à identificar suas diferenças constitutivas a partir de elementos discursivos antagônicos. Para tal análise serão utilizados os aspectos teóricos e metodológicos da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com o intuito de identificar a relação antagônica estabelecida entre as candidaturas aqui estudadas, bem como os elementos constituidores de seus respectivos discursos. Buscamos apresentar que toda relação política, e, portanto, toda disputa política, se constitui a partir da relação antagônica, e, por isso, toda relação antagônica pressupõe uma disputa política em torno de um ou mais temas. Assim, temas compartilhados pelos polos antagônicos produzirão sentidos opostos. Além disso, entendemos que o HGPE se constituiu um espaço de disputa política, por isso marcado por relações antagônicas e, portanto, um espaço formador de discursos. Em se tratando de democracia, o HGPE possibilita espaço de conflito político em que as candidaturas se contrapõem a partir de regras pré-estabelecidas e amparadas pelos códigos sociais e políticos contemplados pelas normas das democracias contemporâneas. Sendo assim, a pesquisa busca abranger os seguintes pontos: conflito político nos modelos democráticos contemporâneos; conflito político nas disputas eleitorais; conflitos políticos no HGPE e; relações antagônicas emergentes. 

Coordenador: REGINALDO TEIXEIRA PEREZ

  • Projeto: Instituições Políticas Brasileiras 
  • Resumo: Partindo-se do pressuposto de que a tradição política brasileira é iliberal – senão francamente autoritária –, a institucionalidade pós-regime militar se constitui por aqui como uma excepcionalidade. Com três décadas de experiência democrática, o seu processo de rotinização trouxe novos atores e também novos desafios. Para além dos participantes tradicionais de uma esfera pública definida, grosso modo, por um regime de liberdades – a sobreposição de um governo com poderes limitados por um Estado com funções, a operação de partidos políticos em um Parlamento com fartas prerrogativas –, exsurgiram um Poder Judiciário ativo e, mais ainda, um Ministério Público com muitas atribuições. Ainda, outros setores ambientados no espaço societário – empresários, por exemplo -, mas não raro partícipes da política, ganharam corpo, na condição de players públicos. Esses são os objetos preferenciais de interesses de pesquisa, sem descuro à tradição reflexiva que aqui nos trouxe. Neste caso, a ênfase no pensamento político brasileiro recairá, sobretudo, em dois formuladores de linguagens racionalizantes do Estado, tais como economistas e juristas.

Coordenadora: ROSANA SOARES CAMPOS

  • Projeto: Estado e Políticas Públicas: processos políticos e consequências sociais 
  • Resumo: O projeto analisa o Estado em ação através de políticas públicas. Nessa direção, a pesquisa concentra-se nas diversas etapas do ciclo de políticas, nos atores políticos e sociais, nos resultados e nos impactos para a sociedade. 

 

SOCIEDADE, DESIGUALDADE E CONFLITO

 

Coordenador: EVERTON LAZZARETTI PICOLOTTO

  • Projeto: Dinâmicas da agricultura familiar e processos de construção de identidades no mundo rural
  • Resumo: O projeto tem por objetivo tratar das dinâmicas sociais e políticas da agricultura familiar e do campesinato e os processos construtores de identidades sociais e políticas no mundo rural. Interessa o estudo da diversidade de formas e significados assumidos, em especial nas sociedades contemporâneas, dos conflitos sociais e ações coletivas que se tornam visíveis na emergência de movimentos sociais rurais e na dinâmica social construtora de identidades sociais e políticas a eles associados. Visa analisar a emergência dos agricultores familiares como personagens sociopolíticos no Brasil contemporâneo e das experiências sociais de subalternidade dos grupos sociais que o constituem (“colonos”, “caboclos”, etc.). Interessa investigar na experiência social destes grupos a construção de atores políticos autônomos e as lutas por superação da invisibilidade social e por reconhecimento social. 

Coordenadora: LAURA SENNA FERREIRA

  • Projeto: Leituras do mundo do trabalho (LMT): Modo de vida, economia moral e conflitos sociais
  • Resumo: O presente projeto tem como propósito contemplar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um dos ângulos da proposta consiste na construção de um espaço de estudos e de ações extensionistas associadas ao mundo do trabalho e suas conexões com as ações socioeconômica e os conflitos sociais. Objetiva-se acompanhar fatos e pesquisas associadas a essas temáticas. Trata-se de um projeto geral que deverá servir de base para diferentes iniciativas. No escopo da proposta abordar-se-á o trabalho tanto do ponto de vista conceitual como empírico, com articulações com as teorias social e sociológica. Busca-se dar respaldo às pesquisas, extensão e atividades de ensino, tanto no âmbito acadêmico como escolar. O último envolvendo ações de formação de professores. Propõe-se uma abordagem interdisciplinar, inclusive construindo diálogo entre saberes acadêmicos e não acadêmicos. Parte-se da perspectiva da relação entre trabalho e suas transversalidades, tais como identidade, gênero, etnia, religião, educação, meio ambiente e cultura. Tendo por base uma preocupação com o modelo de desenvolvimento global e regional, o projeto, a partir de fontes diversas (entrevistas, observação direta, jornais, website, mídias…), deverá subsidiar a realização de atividades para graduação, pós-graduação e comunidade em geral, quais sejam: debates, seminários, palestras, cursos, oficinas, assessorias, entre outras ações com capacidade de impacto na universidade e na comunidade não acadêmica. 

Coordenador: MARCOS BOTTON PICCIN 

  • Projeto: Mundo Rural, cultura e poder na sociedade brasileira
  • Resumo: Este projeto de pesquisa busca analisar de modo relacional os diferentes agentes sociais que configuram o espaço rural brasileiro. Formas sociais familiares de agricultura e suas diferentes restrições impostas pelo espaço social devem ser analisadas considerando-se o conjunto das relações estabelecidas entre distintos agentes, como, por exemplo, grandes proprietários, investimentos financeiros na agricultura, corporações diversas, etc. Interessa também analisar as conexões e influências culturais diversas no “rural” e entre este e o “urbano”. 

Coordenadora: MARI CLEISE SANDALOWSKI

  • Projeto: IDENTIDADE PROFISSIONAL E PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DAS CONFIGURAÇÕES ENTRE O CAMPO CIENTÍFICO-ACADÊMICO E O CAMPO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR
  • Resumo: As diretrizes apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN?s) para a rede básica de ensino têm suscitado diversas questões no que tange a formação de professores. Dentre elas destaca-se a forma como se estabelecem, ou não, as relações entre a disciplina científica e a disciplina escolar e, por consequência, a incorporação dos temas transversais indicados, visto que estas temáticas não se configuravam, até há pouco tempo, em conteúdos correntes na formação de professores de determinadas áreas de conhecimento nas instituições de ensino superior. Os temas transversais constituem um conjunto de questões que perpassam determinadas áreas do currículo escolar. Eles representam a necessidade de incorporação de temáticas sociais na escola com o intuito de inserir conteúdos que permitam aos alunos construir significados e sentidos àquilo que aprendem e ao contexto histórico e social em que estão inseridos. A compreensão do ensino-aprendizagem e da realidade configuram esferas fundamentais para a formação discente. Deste modo, as áreas eleitas pelos PCN?s (ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural) expressam questões importantes e prementes para a sociedade contemporânea, pois divulgam conceitos fundamentais para a cidadania e democracia.Por outro lado, há de se levar em consideração que parcelas dos professores que hoje atuam na rede básica de ensino tiveram sua formação profissional pautada de forma bastante significativa no domínio técnico de conteúdos próprios de cada área de conhecimento, tendo como elemento central as práticas ocupacionais especializadas. O vínculo com uma determinada área de conhecimento (experimentada durante o período de formação acadêmica) produz identidades profissionais que no âmbito da educação podem ser pensadas como fragmentadas, tendo em vista as especificidades das formações de origem dos docentes.É neste contexto que é preciso problematizar a forma pela qual são incorporadas as teorias, conceitos e temas transversais no âmbito escolar. O tipo de conhecimento privilegiado na educação básica, e sua organização escolar, são diferentes daquele encontrado nas academias, visto serem seus públicos distintos. Esta distinção não é apenas geracional, mas também factual, pois o objetivo das universidades é produzir conhecimento científico; desde modo, é preciso considerar os desdobramentos que a transposição dos conteúdos transversais assume na educação básica. Diante desta questão, a proposta deste projeto é a identificação dos desafios encontrados pelos professores da educação básica para trabalhar com o referencial teórico-metodológico das suas disciplinas de origem, incorporando os temas transversais apontados pelos PCN?s.. Em um plano geral, visa-se reunir informações acerca das seguintes questões: 01) qual a área de formação original dos professores e quais disciplinas estes mesmos docentes ministram na escola? 02) quais as dificuldades encontradas pelo corpo docente do ensino básico para estabelecer a comunicação entre o campo científico e o campo pedagógico no que tange à disciplina ministrada? 03) como estes professores incorporam os conteúdos transversais em sala de aula e quais as estratégias por eles utilizadas

Coordenador: RICARDO MAYER

  • Projeto: As dimensões simbólicas da desigualdade e a construção social do juízo moral: valores, conflitos e controvérsias públicas no Brasil contemporâneo 
  • Resumo: O presente projeto de pesquisa busca investigar conflitos e controvérsias públicas, cuja origem esteja relacionada em última instância à questões relacionadas, grosso modo, à eticidade, moralidade e/ou sentimentos morais (como por exemplo: confiança, compaixão, ressentimento, etc). Mais especificamente, busca construir um objeto sociológico em torno de conflitos sociais relacionados à crônica desigualdade social do país, mas que se intensificaram e ganharam maior visibilidade, em período recente, em decorrência da ampla disseminação no país de mídias sociais, bem como do maior alcance conquistado pelas mídias tradicionais veiculadas por meio digital. Com efeito, as mídias propagadas via internet transformaram a própria natureza da comunicação, ou seja, a lógica de uma comunicação de massa onde receptores passivos estavam a mercê de poucos centros emissores foi substituída por uma lógica de comunicação distribuída assimetricamente, na qual todos, em tese, podem emitir suas opiniões. Nesse aspecto, o escopo e a velocidade da veiculação e disseminação da opinião através da internet têm concorrido para o estabelecimento de polarizações ideológicas em uma escala sem precedentes. Tais posições ideológicas tendem a repercutir as diferenças sociais do país com a reiteração das dimensões simbólicas da desigualdade que informam o preconceito e a discriminação social indexada pelas categorias de classe social, “raça”/etnia, gênero e geração, ou, de outro modo, o reconhecimento denegado ou distorcido em suas várias formas, em uma sociedade profundamente hierarquizada. Assim, o objetivo desta investigação é analisar as hierarquias axiológicas subjacentes às controvérsias públicas de natureza ético-moral procurando contextualizar suas condições de emergência e sua possível transformação ao longo do tempo. 

Coordenadora: VIRGINIA SUSANA VECCHIOLI

  • Projeto: Sociologia do engajamento cívico e dos processos de instituição de causas coletivas 
  • Resumo: Este projeto de pesquisa se propõe examinar as condições de engajamento em diversas formas de ativismo coletivo. Trata-se de compreender a possibilidade de engajamentos que tem como uma das suas características o fato de não estar fundado nos espaços tradicionais da política como os partidos e sindicatos, como seriam os casos do ativismo humanitário, religioso, ecologista, etc. Trata-se de desenvolver uma perspectiva de trabalho que combina a sociologia do ativismo juntamente com uma sociologia do Estado para dar conta das consequências da sua intervenção no surgimento, construção, consolidação ou transformação de uma causa coletiva. A pesquisa assume a fecundidade de compreender as lideranças do movimento social como parte interessada nas lutas em volta da definição do Estado, seu papel e políticas e, em segundo lugar, de compreender ao próprio Estado como parte interessada nas lutas pelo monopólio da formulação e aplicação das políticas que procuram-se legitimar com relação ao movimento social 

IDENTIDADES SOCIAIS, ETNICIDADE E EDUCAÇÃO

 

Coordenadora: CERES KARAM BRUM 

  • Projeto: Cultura e aprendizagem: percursos educativos e configurações identitárias
  • Resumo: A partir de diferentes experiências investigativas de cunho etnográfico e histórico, o presente projeto deseja investigar e relacionar processos de construção identitária protagonizados pelos grupos estudados a percursos educacionais. Nesses diferentes contextos regionais, nacionais e internacionais de pesquisa, observa-se que a produção cultural dos grupos estudados envolve aprendizado situacional em processos educativos como condição necessária à transmissão de conhecimento para sua existência e visibilidade. 

Coordenador: EVERTON LAZZARETTI PICOLOTTO

  • Projeto: Dinâmicas da agricultura familiar e processos de construção de identidades no mundo rural 
  • Resumo: O projeto tem por objetivo tratar das dinâmicas sociais e políticas da agricultura familiar e do campesinato e os processos construtores de identidades sociais e políticas no mundo rural. Interessa o estudo da diversidade de formas e significados assumidos, em especial nas sociedades contemporâneas, dos conflitos sociais e ações coletivas que se tornam visíveis na emergência de movimentos sociais rurais e na dinâmica social construtora de identidades sociais e políticas a eles associados. Visa analisar a emergência dos agricultores familiares como personagens sociopolíticos no Brasil contemporâneo e das experiências sociais de subalternidade dos grupos sociais que o constituem (“colonos”, “caboclos”, etc.). Interessa investigar na experiência social destes grupos a construção de atores políticos autônomos e as lutas por superação da invisibilidade social e por reconhecimento social.

Coordenador: JOSE MARCOS FROEHLICH 

  • Projeto: Territorialidades e construções identitárias em contextos de interculturalidade
  • Resumo: O projeto tem por objetivo estudar e refletir, a partir das contribuições inspiradas nas perspectivas da analítica do poder e dos estudos culturais, sobre as transformações das sociedades contemporâneas que repercutem nas construções sociais dos territórios e das identidades (socioculturais e territoriais). Interessa particularmente investigar contextos demarcados pela coexistência cotidiana de coletividades e culturas diferentes em intensa interação intercultural, buscando entender como operam e que papéis desempenham neste âmbito as representações e hibridações, bem como interpretar os significados sociais desempenhados pelas noções de territorialidade, identidade e mediação nas estratégias discursivas que se tecem em nome do desenvolvimento. 

Coordenadora: MARIA CATARINA CHITOLINA ZANINI 

  • Projeto: ENTRE IDAS E VINDAS: ÍTALO-BRASILEIROS E SUAS MOBILIDADES ENTRE BRASIL/ITÁLIA/EUROPA 
  • Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo conhecer e analisar de que forma os ítalo-brasileiros tem exercitado variadas mobilidades e deslocamentos entre Brasil/Itália/Europa. Tendo a cidadania italiana reconhecida e sendo portadores de documentação de ambos os países, o que se observa é que alguns destes indivíduos permanecem em mobilidades/deslocamentos entre Brasil/Itália, outros optam por procurar destinos diferenciados dentro da Europa (especialmente Alemanha e Inglaterra) e há também aqueles que retornam definitivamente ao Brasil. Por meio de pesquisa etnográfica, objetiva-se conhecer quais dinâmicas e mecanismos estão presentes e acionam estas mobilidades e seus desdobramentos 
  • Projeto: IDENTIDADES EM FOCO: ETNOGRAFIAS CONTEMPORÂNEAS
  • Resumo: Pretende-se, por meio de pesquisas empíricas diversas amparadas por projetos específicos (de graduação e pós-graduação), ao longo da vigência deste projeto, averiguar como negociações identitários e de pertencimento tem se dado e como são acionadas pelos indivíduos e pelos grupos sociais (a serem estudados em subprojetos de pesquisa específicos) na contemporaneidade. Este projeto guarda-chuva pretende agregar pesquisas diversas na área da Antropologia, no programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, na linha de pesquisa Identidades Sociais, Etnicidade e Educação. 
  • Projeto: NA FEIRA: PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO ENTRE AGRICULTORAS FEIRANTES NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Resumo: O presente projeto tem por objetivo conhecer e estudar o trabalho camponês feminino nas feiras urbanas da região central do Rio Grande do Sul, suas vinculações com o mercado e as complexidades envoltas neste mundo camponês que vem trabalhar na cidade. A atividade das mulheres camponesas nas últimas décadas tem se tornado cada vez mais visível no cenário urbano de muitas cidades brasileiras, pois estas trabalhadoras têm conseguido, com ou sem intermediários, comercializar sua produção e, em determinados casos, tornarem-se gerenciadoras de seus ganhos. Por meio de pesquisa etnográfica se objetiva compreender a prática de comércio e de gerenciamento dos ganhos executada por estas mulheres, bem como conhecer e interpretar as complexidades deste universo camponês feminino nas cidades.