Temática Geral da linha: Compreende os estudos e pesquisas relativas às temáticas sobre o processo de construção de identidades, visíveis nos fenômenos das identidades étnicas e suas interfaces com os processos (i)migratórios. Abarca investigações acerca da memória coletiva, das relações étnico-raciais, mitos e história; a construção de identidades educacionais e escolares; estudos sobre a educação e aprendizagens culturais; sobre os movimentos sociais e construção de identidades sociopolíticas; e sobre as dinâmicas da agricultura familiar e do campesinato.
Docente: Profa. Dra. Ceres Karam Brum
1. Memória e história: a temática deseja ensejar estudos acerca das fronteiras e interfaces entre a memória coletiva e a história como campo de conhecimento, etnografias sobre a produção de memória de indivíduos e grupos sociais na construção identitária a partir da utilização do passado no presente e seus desdobramentos.
2. Representações, mitos e identidades: estudos das produções de sentido entre os grupos sociais na vivência de mitos. Identidades coletivas no Rio Grande do Sul e movimentos culturais contemporâneos.
3. Antropologia da Educação: a temática enfoca a construção de identidades educacionais e escolares na atualidade através de estudos sobre educação formal e informal que focalizem a educação como processos antropológicos. Percepção e aprendizagem. Antropologia da criança.
Docente: Prof. Dr. Everton Lazzaretti Picolotto
1. Movimentos sociais e construção de identidades sociopolíticas– Interessa o estudo da diversidade de formas e significados assumidos, em especial nas sociedades contemporâneas, dos conflitos sociais e ações coletivas que se tornam visíveis na emergência de movimentos sociais e na dinâmica social construtora de identidades sociais e políticas a eles associados.
2. Agricultura familiar, organização sociopolítica e reconhecimento social: Análise da emergência dos agricultores familiares como personagens sociopolíticos no Brasil contemporâneo e das experiências sociais de subalternidade dos grupos sociais que o constituem (“colonos”, “caboclos”, etc.). Interessa investigar na experiência social destes grupos a construção de atores políticos autônomos e as lutas por superação da invisibilidade social e por reconhecimento.
Docente: Prof. Dr. José Marcos Froehlich
1. Transformações sociais, construções identitárias e relações de poder – Propõe-se ao estudo de mobilizações e estratégias de construções sociais identitárias e territoriais e de contextos demarcados pela interação intercultural de coletividades, com especial interesse no papel das mediações, representações e hibridações socioculturais.
2. Narrativas e territórios, atores e agenciamentos do discurso do desenvolvimento – Propõe-se à análise dos enunciados e estratégias que tecem o discurso desenvolvimentista e seu regime de verdade; a emergência da abordagem territorial do desenvolvimento e seus agenciamentos; os movimentos, as disputas (sociopolíticas e teóricas) e as redes de relações envolvidas nas noções de etnodesenvolvimento, biopolítica, pós-desenvolvimento e pós-colonialidade.
Docente: Profa. Dra. Maria Catarina Chitolina Zanini
1. Migrações, processos identitários e poder – estudo dos processos migratórios, seja em nível nacional ou internacional, e as diferentes interfaces e dinâmicas neles envolvidas;
2. Etnicidade, questões raciais, processos identitários e poder – estudo das relações sociais que envolvem disputas e construções sociais ancoradas em critérios étnicos e/ou raciais;
3. Memória, sociedade e poder – estudo das relações (políticas, culturais, econômicas e outras) existentes nos processos de construções de memórias, seus agenciamentos e disputas.
Docente: Profa. Dra. Maria Clara Mocellin
1. Trajetórias, narrativas e memórias: estudos de trajetórias de diferentes grupos sociais, considerando as redes de relações estabelecidas nos deslocamentos entre diferentes sujeitos, os diferentes agentes envolvidos, as disputas de poder, e as estratégias de organização social. Estudos sobre como se processam as narrativas e as memórias, e os sentidos atribuídos as mesmos.
2. Migrações, deslocamentos e alteridade: estudos que tomam como objeto as (i)migrações históricas e recentes, internas e internacionais. Estudos sobre os processos fundamentais na vida desses migrantes: os deslocamentos e inserção no mundo do trabalho, as interações sociais e às diferentes relações de alteridades estabelecidas na sociedade de destino, o projeto migratório e as obrigações familiares e religiosas, as dinâmicas transnacionais e de transmigrantes que se deslocam entre duas ou mais sociedades.
3. Identidades e relações étnico-raciais: Estudos de diferentes processos sociais marcados por diferenças étnicas e raciais e processos de valorização e reconhecimento étnico-racial.
Docente: Profª Drª Mariana Selister Gomes
1. Educação, Turismo e Patrimônio Cultural: engloba pesquisas que analisem processos de aprendizagens culturais e de (re)(des)construção de imaginários sociais (sobretudo étnico-raciais e de gênero), através: (1) de espaços e instituições de memória coletiva (como os museus e os patrimônios culturais); (2) de encontros entre identidade e alteridade (como no turismo e nas migrações).
Docente: Profª Drª Virginia Vecchioli
1. Políticas públicas de memória e patrimônio. Processos de patrimonialização de lugares de sofrimento. Os lugares de memória. A topografia da memória. Memoriais e museus sobre regimes autoritários e sobre tragédias coletivas. A intervenção do Estado nas iniciativas de memória. Os expertos em memória. Os espaços transnacionais da memória. Os circuitos transnacionais da memória.
2. O ativismo em prol da memória. Iniciativas de memória dos coletivos sociais. Associações de direitos humanos, coletivos de vítimas, grupos minoritários ou estigmatizados. Memórias e identidades. As demandas de memória e verdade. A reescrita do passado. Usos presentes do passado. A transmissão da memória. Memoria e educação.
3. A vida política dos corpos mortos. A sacralização do passado. Estatuas. Mausoléus. As narrativas memoriais. Rituais e datas comemorativas. Memoria, esquecimento e silencio. Memoria e poder. Disputas pela memória. Os conflitos em torno aos memoriais, mausoléus. A memória como capital moral.
4. Memória e tecnologia. A fotografia, o documentário, as tecnologias interativas digitais. As novas formas de produção do passado através de tecnologias transmídia e hologramas. A representação da catástrofe através de dispositivos de realidade virtual. A economia moral da produção de memórias interativas.1.