Acompanhamento dos egressos do PPGCS
O Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), embora tenha como marco da sua criação junto a CAPES o ano de 2003, possui origem no ano de 1971, quando foi criado o então Mestrado em Biodinâmica e Produtividade do Solo, passando também pelo período entre 1984 e 2002 em que foi uma área de concentração de mesmo nome no PPG Agronomia.
O gráfico abaixo sintetiza o cenário dos egressos do PPGCS ou de seus antecessores quanto a atividades profissionais e de formação, considerando o período de 1971 a 2024 para mestres e 1999 a 2024 para doutores. As porcentagens se referem a um total de 394 mestres e 178 doutores (alguns egressos pertencem às duas categorias).
- No caso dos mestres formados pelo PPGCS, os principais destinos são a atuação profissional como técnicos ou docentes em instituições públicas (51%) e atuação profissional em entidades privadas (26%). Mestrandos que continuam os estudos em cursos de doutorado perfazem 7% e os que trabalham no exterior são 6%.
- O principal destino de doutores formados no PPGCS consiste na atuação profissional como técnico ou docente em instituições públicas (62%), com destaque para as universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia federais, com parcela significativa em instituições estaduais de ensino, pesquisa e extensão (UERGS, UDESC, UEMS, Fepagro, Epagri, Emater, entre outras). Uma parcela de 20 % atua como profissional em entidades privadas e 8% trabalham no exterior.
O acompanhamento demonstra que o PPGCS tem formado mestres e doutores capazes de competir por espaços profissionais na iniciativa privada e em órgãos públicos, com qualificação e motivação para formação continuada, atendendo plenamente à comunidade em relação à demanda por profissionais de Ciência do Solo.
Os dados completos do levantamento estão disponíveis nos arquivos abaixo.
Obs: caso identifique necessidade de atualização dos dados, favor entrar em contato com: ppgcs@ufsm.br