Projetos de Ensino |
|
Coordenador: Vinícius Costa da Silva Zonatto Projeto: OFICINAS DE ENSINO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Resumo: Este projeto de ensino tem por objetivo oportunizar a inserção dos acadêmicos dos cursos de graduação, técnico, profissionalizante e médio, no meio científico, através do desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica e de artigos científicos. Como objetivos específicos destacam-se: a) Desenvolver oficinas de estudos e orientações aos estudantes para a produção de resumos e artigos científicos; b) Promover a iniciação científica e a pesquisa junto ao Curso de Ciências Contábeis, contribuindo para a participação docente em processos de orientação de iniciação científica; c) Fomentar o envolvimento do corpo discente na elaboração de resumos e artigos científicos a partir de temas associados à Contabilidade; d) Consolidar a instituição de grupos de pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, a partir do envolvimento dos docentes e discentes interessados e engajados no projeto, divulgando os resultados das pesquisas desenvolvidas; e, e) Oportunizar o uso da carga horária complementar da graduação através da aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem, por meio da iniciação científica e da pesquisa. Espera-se com estas ações, além de fortalecer a pesquisa nesta área do conhecimento, despertar o interesse de alunos pela iniciação científica e a pesquisa, e pela pós-graduação em nível de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis. Equipe: Adriano Mendonça Souza, Anderson Betti Frare, Cláudia de Freitas Michelin, Cristiane Krüger, Cristiano Sausen Soares, Igor Bernardi Sonza, Larissa Degenhart, Lucas Veiga Ávila, Luiz Henrique Figueira Marquezan, Marcelo Trevisan, Marcia Helena dos Santos Bento, Maríndia Brachak dos Santos, Rosimeire Pimentel Gonzaga, Vagner Antônio Marques e Vinícius Costa da Silva Zonatto.
Coordenador: Vinícius Costa da Silva Zonatto Projeto: WORKSHOP DE PESQUISA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Resumo: Este projeto de ensino tem por objetivo promover a realização de workshops temáticos de pesquisa em Ciências Contábeis, oportunizando a inserção e interação de docentes e discentes em atividades de pesquisa científica, a partir da apresentação e discussão de oportunidades de pesquisa na área de Ciências Contábeis, Gestão e Negócios, e o desenvolvimento de artigos científicos qualificados. Espera-se com estas ações, além de fortalecer a pesquisa nesta área, despertar o interesse de alunos de cursos de graduação pela pós-graduação em nível de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis. Equipe: Adriano Mendonça Souza, Anderson Betti Frare, Cláudia de Freitas Michelin, Cristiane Krüger, Cristiano Sausen Soares, Igor Bernardi Sonza, Larissa Degenhart, Lucas Veiga Ávila, Luiz Henrique Figueira Marquezan, Marcelo Trevisan, Marcia Helena dos Santos Bento, Maríndia Brachak dos Santos, Rosimeire Pimentel Gonzaga, Vagner Antônio Marques e Vinícius Costa da Silva Zonatto. |
|
Coordenador: Anderson Betti Frare Projeto: WORKSHOP DE MÉTODOS E TENDÊNCIAS PARA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS DE IMPACTO NA ÁREA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Resumo: Este projeto de ensino objetiva apresentar e promover a discussão acadêmica e a capacitação de docentes e discentes apresentando o contexto atual sobre métodos de pesquisa e tendências que são observadas recentemente nos periódicos de alto impacto, considerando o escopo da área de Ciências Contábeis. Almeja-se também promover a socialização de conhecimentos e experiências vivenciadas por docentes e discentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de outras instituições, nacionais e internacionais, com ações de ensino, pesquisa, intercâmbio e internacionalização em nível de graduação e pós-graduação. |
|
Coordenador: Cristiane Krüger e Cláudia de Freitas Michelin Projeto: SIMULADO CONTÁBIL Resumo: Este projeto de ensino tem por objetivo realizar periodicamente ações que promovam o ensino e a aprendizagem, por meio da revisão e consolidação de conteúdos abordados na formação profissional do Contador. Por meio de aulas, palestras e estudos dirigidos, promovem-se tais ações. Na sequência, periodicamente, realizam-se edições de um simulado do exame profissional para obtenção do registro profissional junto ao Conselho de Contabilidade, no intuito de contribuir para a capacitação e percepção dos alunos quanto ao seu nível de conhecimento frente a essa avaliação e outras similares. Uma vez que a aprovação no exame de suficiência é um requisito obrigatório para que os bacharéis em Ciências Contábeis possam obter seu registro profissional, para exercer a profissão de Contador, tal ação visa contribuir de forma efetiva para a aprendizagem e a formação dos profissionais formados em nível superior nesta área do conhecimento. O simulado contábil é um projeto de ensino que inclui alunos interessados neste projeto independente de seu vínculo institucional de formação com a UFSM. Espera-se que este projeto contribua para uma melhor qualificação profissional e preparo dos estudantes e egressos deste curso, com vistas a contribuir para uma maior aprovação dos alunos de Ciências Contábeis junto ao Exame de Suficiência realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade. |
|
Coordenador: Luiz Henrique Figueira Marquezan Projeto: CONVERSA COM PROFISSIONAIS E GESTORES Resumo: Este projeto de ensino objetiva promover o intercâmbio, a divulgação e a construção de conhecimentos entre os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria, por meio da interação com profissionais da área contábil e gestores de organizações. O público-alvo a que se destina esse projeto é composto primeiramente pelos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Diurno e Noturno, da Universidade Federal de Santa Maria, porém, pode abranger estudantes de outros cursos, interessados no mercado de trabalho da área contábil. O projeto é abrangente em relação ao período de execução. Serão realizadas palestras e oficinas temáticas relacionadas às carreiras profissionais ligadas à contabilidade, com a participação de profissionais da contabilidade e clientes de serviços contábeis. A programação do projeto não é fixa, envolvendo atividades recorrentes no ambiente da sala de aula, e em outros espaços da universidade ou fora dela. |