Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de Pesquisa PPGCC

 

Projetos de Pesquisa ativos (em desenvolvimento)

 

Projetos por Docente

 

Coordenador: Adriano Mendonça Souza

Projeto: Estudos sobre adoção e uso de indicadores de gestão e avaliação de desempenho

Descrição: Uma importante questão na avaliação de desempenho da gestão organizacional é a determinação de índices capazes de refletir sua realidade. Um dos potenciais fatores que explicam tal dificuldade é que um índice deve levar em consideração todas as covariáveis que influenciam e auxiliam em uma avaliação fidedigna. Desta forma, o objetivo deste projeto é a promoção de estudos e pesquisa sobre a criação e uso de índices (financeiros e não financeiros) para a avaliação de processos gerenciais e o desempenho, por meio de técnicas multivariadas. Buscam-se estas técnicas pela capacidade de captarem as interrelações entre as variáveis e as suas magnitudes em termos de variabilidade. No processo de avaliações dos índices utilizados e a serem criados, utilizam-se técnicas de validação como as estatísticas de alfa de Cronbach, análise fatorial, entre outras estatísticas pertinentes. A Análise de Cluster será útil para determinar semelhanças entre grupos a serem avaliados e a identificação de padrões nos arranjos gerenciais adotados. A análise de componentes principais será utilizada principalmente para criação de índices e a ponderação de variáveis de maior peso na formação de um índice. A análise fatorial será útil para a generalização e determinação de constructos para a avaliação de um determinado índice ou constructo avaliado. Frente a variáveis qualitativas, será utilizada a técnica de análise fatorial de correspondência para a caracterização de um índice em relação a uma organização. Já a análise discriminante será útil para determinar e classificar uma entidade em relação a um benchmarking. A utilização de índices torna-se importante não só para uma avaliação interna, mas para uma avaliação entre pares de entidades, considerando, por exemplo, sua forma de crescimento e desenvolvimento. Na avaliação de desempenho associado a políticas públicas, os índices permitem captar a relação entre as principais variáveis e analisar comportamentos dinâmicos entre elas. Da mesma forma, podem contribuir para análises de tendência e previsão de curto prazo, bem como de viabilidade econômica e retorno de investimentos, ao integrarem metodologias de modelagem de previsão. No âmbito da gestão organizacional, a adoção de indicadores chaves de gestão (KPIs) poderá auxiliar na otimização e melhoria dos processos gerenciais, refletindo, de algum modo, no desempenho da entidade.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 02/05/2018

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Adriano Mendonça Souza, Cristino Sausen Soares, Luiz Henrique Figueira Marquezan, Flavia dos Santos, Gustavo Ramos Pavão, Ludiron Dias Dutra, Natilei Cherobini, Bruna Altevogt Libino, Liziane Juwer Gobetti Bender

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPQ, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Anderson Betti Frare

Projeto: Estudos sobre antecedentes e consequências da contabilidade, governança e sustentabilidade organizacional

Descrição: Este projeto de pesquisa busca promover investigações sobre os antecedentes e as consequências da contabilidade, da governança e da sustentabilidade organizacional para a gestão organizacional. Busca-se compreender elementos organizacionais, gerenciais, contingenciais e individuais que antecedem a contabilidade, a governança e a sustentabilidade organizacional, bem como elementos que são consequências disso. A contabilidade provê informações que auxiliam usuários internos e externos em suas avaliações e na tomada de decisões. Portanto, constitui-se um ambiente próspero para a investigação de tais relacionamentos, em diferentes contextos, perspectivas teóricas e ambientes organizacionais. Do mesmo modo, a governança e a sustentabilidade organizacional. A governança será examinada sob várias óticas, como na dimensão corporativa, na dimensão relacional e sob a perspectiva de mecanismo de controle e de gestão organizacional. Já a sustentabilidade organizacional abrangerá elementos como a contabilidade ambiental, responsabilidade social corporativa, inovação sustentável, estratégia ambiental, objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), economia circular, tecnologias sustentáveis, produção limpa, redução de desperdícios, sustentabilidade (ambiental, social e econômica) nos negócios, vantagem competitiva, desempenho organizacional, dentre outros elementos de análise.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 01/12/2023

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Anderson Betti Frare, Carina Severo da Silva Cechin Fagundes, Luana Xavier da Silva, Viviane Durigon da Silva

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Cláudia de Freitas Michelin

Projeto: Estudos de aspectos que impactam na gestão de organizações com foco em inovação, competitividade e controle

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo promover ações concretas para o aumento da competitividade das organizações públicas e privadas, especialmente startups e empresas sediadas em ambientes de inovação, através da elaboração de estudos, pesquisas, e soluções de questões ligadas a aspectos que impactam o gerenciamento, a modernização e o desenvolvimento da infraestrutura de serviços tecnológicos, a inovação e a gestão empresarial. Contempla como principais áreas de interesse e pesquisa aspectos intangíveis em organizações, sistemas de mensuração de desempenho, planejamento estratégico, contabilidade gerencial, educação contábil e temas emergentes em contabilidade. Por meio de seus achados, pretende-se contribuir com a área gerencial, realizando revisões sistemáticas e publicações, de modo a potencializar a produção científica e tecnológica e a inovação em práticas de gestão, bem como estimular o empreendedorismo inovador nestas organizações.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 01/06/2022

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Cláudia de Freitas Micheli, Cristiane Kruger, Cristiano Sausen Soares, Luiz Henrique Figueira Marquezan, Luciane Silva de Souza, Sabrina Nascimento Borba, Caren Lisiane de Avila Lemos Fantinel, Eduarda Grasel Stieler

Financiadores: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Cristiane Kruger

Projeto: Estudos sobre comportamento, educação, contabilidade e tecnologia

Descrição: Este projeto de pesquisa corresponde a um projeto guarda-chuva, elaborado para o registro das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Grupo de Pesquisas em Contabilidade, Tecnologia e Gestão (GPCTG). O projeto de pesquisa busca analisar as interações existentes entre aspectos comportamentais dos indivíduos, ensino-aprendizagem em Ciências Contábeis (nos diferentes níveis) e o uso de instrumentos tecnológicos para controle patrimonial e financeiro nas organizações. Visa identificar aspectos comportamentais de profissionais e estudantes da área contábil; verificar às mudanças no ensino-aprendizagem de Ciências Contábeis (nos diferentes níveis: técnico, graduação e pós-graduação), e, estudaras implicações do uso de instrumentos tecnológicos nas organizações e os reflexos no processo de gestão organizacional e comportamento humano.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 01/06/2022

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Cristiane Kruger, Cláudia de Freitas Michelin, Cristiano Sausen Soares, Vinícius Costa da Silva Zonatto, Bruna Bernardi, Andrea Machado dos Santos, Ester Escalante Peiter, Karine Cristina Scherer

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Cristiano Sausen Soares

Projeto: Pesquisas em contabilidade gerencial e avaliação de desempenho

Descrição: Avaliar o desempenho é fundamental à gestão de organizações públicas e privadas. Dessa forma, a adoção de sistemas de avaliação de desempenho é sugerida na literatura de contabilidade gerencial como meio para auxiliar as organizações na implementação de estratégias, mensuração e gestão de indicadores de desempenho, assim como proporcionar maior transparência às ações dos gestores e demonstrar seus resultados aos diversos stakeholders. Ao considerar que a contabilidade gerencial visa identificar, mensurar e analisar informações das organizações, em atenção às demandas dos usuários internos, para contribuir com o processo decisório, entende-se alinhada com a avaliação de desempenho, resgatando sua função gerencial ao apoiar a mensuração e gestão, por meio de indicadores financeiros e não financeiros, para aperfeiçoamento dos seus processos e melhorar o desempenho. Assim, este projeto de pesquisa se propõe a investigar o desenho, implantação e uso de sistemas de avaliação de desempenho e outras ferramentas de contabilidade gerencial em organizações públicas e privadas, bem como os reflexos de diferentes variáveis que podem explicar o comportamento do desempenho organizacional. Para tanto, utiliza-se da pesquisa qualitativa, ao analisar com profundidade organizações e situações complexas visando identificar os construtos determinantes que explicam o fenômeno, bem como a pesquisa quantitativa, por meio de técnicas estatísticas capazes de captar as relações existentes entre as variáveis identificadas. Estudos dessa natureza tendem a contribuir de forma teórica e empírica. No aspecto teórico, pode contribuir ao emergirem construtos e relações entre variáveis não verificadas nos estudos anteriores, enquanto no aspecto prática, pode contribuir na gestão de organizações públicas e privadas ao evidenciar indicadores, sistemas e demais ferramentas de contabilidade gerencial que contribuem ao alcance dos objetivos e melhor desempenho.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 02/01/2021

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Cristiano Sausen Soares, Vinícius Costa da Silva Zonatto, Rosimeire Pimentel Gonzaga, Vânia Medianeira Flores Costa, Tatieli Vieira de Souza, Iago Ribeiro Bitencourt, Duanne Emanuel Leal Guimarães, Luciane Silva de Souza, Rosane da Silva Oliveira, Ana Paula de Azevedo Dal Pozzolo, Iago Ribeiro Bitencourt, Amilton Jesus Winkelmann Soares Pereira, Claudio Roberto Scalcon

Financiadores: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Igor Bernardi Sonza

Projeto: Governança, teoria da agência, origem legal, compensação e monitoramento

Descrição: A literatura prediz duas principais formas de mitigar os conflitos de agência que surgem pela separação do controle e da propriedade: a compensação e o monitoramento, porém não aponta qual seria o mais apropriado. Neste contexto, este projeto de pesquisa busca identificar qual mecanismo é mais eficaz para dirimir os conflitos de agência entre os executivos principais e os acionistas de empresas de capital aberto brasileiras. Assim, pretende-se aplicar modelos dinâmicos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizados Sistêmico (GMM-Sys), em um painel de dados não balanceado, para se inferir sobre as relações investigadas nas pesquisas desenvolvidas a partir deste projeto. Esta pesquisa sucede ao Projeto “Assimetria Informacional, Governança Corporativa, Estrutura de Propriedade e Desempenho”, desenvolvido pelo pesquisador entre 2014/2019.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 02/01/2019

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Igor Bernardi Sonza, Patrícia Maria Bortolon, Ramiro Ribeiro, Rodrigo Almeida Mainardi, Rogério Hauschildt, Genize Santos de Oliveira, Rochele Ferreira da Silva, Fábio Souza Medeiros Júnior

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPQ, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Larissa Degenhart

Projeto: Fatores que influenciam o disclosure da responsabilidade social corporativa de empresas brasileiras

Descrição: Pesquisas que abordam os fatores que determinam as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) das empresas tem sido realizadas em diferentes contextos organizacionais. Contudo, a observação da influência de mecanismos de governança corporativa na RSC, têm sido pouco explorada na literatura contábil. A RSC diz respeito a divulgação de informações sobre os valores e práticas realizadas pelas empresas em relação a benefícios sociais internos, externos e questões ambientais. Nesse sentido, os mecanismos de governança corporativa das empresas podem influenciar o comportamento dos gestores para que estes desenvolvam ações voltadas a RSC, beneficiando assim, a empresa, sociedade e o meio ambiente. Apesar da importância de as empresas terem ações de responsabilidade social corporativa, pouca atenção tem sido dada no Brasil sobre os fatores determinantes da RSC especificamente de empresas brasileiras que negociam ações na Bolsa de Valores (B3). Este projeto de pesquisa visa identificar os mecanismos de governança corporativa que influenciam o disclosure da Responsabilidade Social Corporativa de empresas brasileiras listadas na B3. Assim, busca-se: a) identificar os tipos e a extensão da informação divulgada sobre a RSC nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras; b) analisar a relação entre os mecanismos de governança corporativa e o nível de informação divulgada referente a RSC das empresas analisadas pertencentes à algum nível de governança corporativa; c) examinar a relação entre o escore global dos mecanismos de governança corporativa e o nível de disclosure da RSC.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 01/04/2018

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Larissa Degenhart, José Elias Feres de Almeida, Jonas Adriel dos Santos Grodt, Yvelise Piccinin, Leticia Rigon, Adriano Silva Monteiro, Maria Laura Pereira Velho, Jonas Adriel dos Santos Grodt, Fabiano Caetano de Souza

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Lucas Veiga Ávila

Projeto: Desenvolvimento sustentável: um estudo internacional das barreiras de inovação e sustentabilidade em universidades

Descrição: Este projeto objetiva analisar as barreiras que influenciam no processo de inovação e sustentabilidade nas universidades em um contexto internacional. Tem como objetivos intermediários: investigar as barreiras que influenciam no processo de inovação e sustentabilidade em universidades, na visão de especialistas em contexto internacional; analisar as barreiras de inovação e sustentabilidade por continentes de origem das universidades pesquisadas; mensurar as barreiras de inovação e sustentabilidade, verificando suas correlações e associações; realizar um estudo multicaso em universidades que apresentarem os melhores indicadores sobre inovação e sustentabilidade, sendo um caso brasileiro e outro internacional; apresentar recomendações por meio de frameworks/mecanismos para as universidades superarem as barreiras, em busca da inovação e da sustentabilidade.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 02/01/2019

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Lucas Veiga Ávila, Marcelo Trevisan, Marivane Vestena Rossato, Debora Londero Kieling, Clayton dos Santos Lima, Augusto Londero Orsolin, Luana Rauber Selli

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPQ, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

 

Coordenador: Lucas Veiga Ávila

Projeto: Recuperação da sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance): o caso das universidades brasileiras

Descrição: A Recuperação da Sustentabilidade (Sustainability Recovery) é um conceito cunhado recentemente que visa pensar no futuro, pensar na recuperação verde, no planejamento da recuperação de áreas da organização, no desenvolvimento de políticas e implementação da mudança. Visa que as Universidades definam seus compromissos, criem estratégias e práticas para uma universidade resiliente e sustentável.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 01/07/2021

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Lucas Veiga Ávila, Vinícius Costa da Silva Zonatto, Larissa Degenhart, Igor Bernardi Sonza, Debora Londero Kieling, Clayton dos Santos Lima, Augusto Londero Orsolin, Andrieli de Oliveira Cardoso

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

 

Coordenador: Lucas Veiga Ávila

Projeto: Environmental, Social and Governance em universidades: uma análise das práticas, tendências e desafios

Descrição: O projeto visa na perspectiva do Environmental, Social and Governance, verificar quais são práticas, desafios e tendências para as Universidades. Desta forma o projeto tem o objetivo geral de analisar as práticas de Environmental, Social and Governance, bem como, as tendências e desafios para implementação nas Universidades ao redor do mundo. Isto será realizado de três formas. A primeira é contribuir para a teoria e compreensão das trajetórias do ESG em Universidades, e especificamente na contribuição para o impulso da sustentabilidade e para o alcance da Agenda 2030. A segunda é conhecer a realidade da implementação do ESG, em duas instituições internacionais em destaque. A terceira é mensurar, a partir de uma pesquisa survey internacional quais são as práticas de ESG, assim como, desafios e tendências. O projeto incluirá suas próprias intervenções, mas também servirá para fornecer uma fonte de conhecimento que fortalecerá as iniciativas tomadas por outras instituições e sistemas de ensino superior. Finalmente, através da divulgação e disseminação dos resultados da pesquisa, a serem apropriados a universidades no mundo, especialmente aquelas participantes da rede Inter-University Sustainable Development Research Programme (IUSDRP), GERBRAS e METAREDE ESG.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 01/12/2023

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Lucas Veiga Ávila, Andrieli de Oliveira, Luana Rauber Selli, Izabelly Vieira Toleda

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPQ, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Luiz Henrique Figueira Marquezan

  • Projeto: Usos e efeitos das ferramentas técnicas e ações dos sistemas de controle de gestão para as organizações
  • Descrição: As evidências da literatura abordam diferentes ferramentas técnicas e ações humanas nos controles de gestão, aspectos formais e informais dos controles, em uma expansão do modelo de Simons (Levers of Control). Seus usos e efeitos estão relacionados às demandas estratégicas. Porém, suportam elementos de governança, táticos e operacionais, alinhado às abordagens contingenciais. Em particular, porte e estratégia, em suas diferentes tipologias, podem explicar grande parte da adesão das organizações a uma ou outra ferramenta, bem como o uso das informações geradas. Assim, este projeto de pesquisa se propõe a estudar a adoção, usos e efeitos das ferramentas técnicas e ações dos Sistemas de Controle de Gestão para as organizações, privadas ou públicas, bem como os determinantes que expliquem as escolhas e seus efeitos no desempenho. Tem por lastro o fluxo de informações e suas demandas por práticas de gestão, como elemento central da redução dos níveis de assimetria organizacional.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 02/01/2018

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Luiz Henrique Figueira Marquezan, Vinícius Costa da Silva Zonatto, Adriano Mendonça Souza, Daniela Patricia Marotz, Leticia Christmann, Daniela Patricia Marotz, Sabrina Porto Machado, Larissa Schneiders, Pablo dos Santos Feltrin

Financiadores: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

 

Coordenador: Luiz Henrique Figueira Marquezan

  • Projeto: Análise dos determinantes e consequências do desalinhamento entre remuneração executiva e desempenho organizacional
  • Descrição: O desalinhamento entre remuneração executiva e desempenho organizacional é uma forma de expropriação dos investidores, sendo importante identificar causas e consequências, promovendo a reflexão teórica e soluções para práticas que minimizem este custo de agência. Níveis de GC e efetividade dos sistemas de controle de gestão podem explicar a ocorrência e/ou atuar na mitigação do desalinhamento. Efeitos nos níveis de retorno por medidas contábeis e de mercado serão investigados, avaliando impactos para as organizações.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 03/05/2021

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Luiz Henrique Figueira Marquezan, Vinícius Costa da Silva Zonatto, Marivane Vestena Rossato, Danieli Ferreira Flôres, Melina Piani Machado, Danieli Ferreira Flores, Pablo dos Santos Feltrin

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPQ, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Marcelo Trevisan

  • Projeto: Estudos e pesquisas em contabilidade e sustentabilidade
  • Descrição: Este projeto compreende o desenvolvimento de estudos e pesquisas teóricas e empíricas sobre a Contabilidade e a Sustentabilidade. De maneira mais específica, busca: (a) pesquisar e desenvolver mecanismos e ações de natureza sustentável para as organizações, dentro de uma visão multidimensional, cooperada e sistêmica da cadeia produtiva; (b) estudar as interfaces entre as ações ligadas à sustentabilidade e suas possíveis consequências nas organizações; (c) pesquisar as ações de responsabilidade social corporativa dentro de uma visão multidimensional e associada ao desempenho econômico-financeiro das organizações; e, (d) pesquisar modelos e aspectos de mensuração e contabilização da sustentabilidade organizacional.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 02/01/2019

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Marcelo Trevisan, Lucas Veiga Ávila, Marivane Vestena Rossato, Marcia Nascimento dos Santos, Cicero Klein Souto, Edna Socorro Dias Coelho, Victor Cepillo

Financiadores: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Marcia Helena dos Santos Bento

  • Projeto: Estudos sobre contabilidade, práticas de gestão e relatórios sociais como subsídio à gestão e sustentabilidade organizacional
  • Descrição: Esse projeto de pesquisa abrange o desenvolvimento de estudos e pesquisas no âmbito da contabilidade, envolvendo temáticas relacionadas a contabilidade, as práticas de gestão e os relatórios sociais, bem como a geração e a divulgação de informações como subsídio à gestão e sustentabilidade organizacional.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 01/06/2022

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Marcia Helena dos Santos Bento, Lucas Veiga Ávila, Marcelo Trevisan, Cicero Klein Souto, Lidiane Medeiros Pasche, Cicero Klein Souto, Jaime da Silva, Victor Ilha Vasques

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Maríndia Brachak dos Santos

  • Projeto: Estudos sobre contabilidade, governança corporativa e desempenho econômico, social e ambiental em organizações
  • Descrição: Esse projeto de pesquisa abarca o desenvolvimento de estudos e pesquisas envolvendo as teorias que contextualizam a contabilidade e a governança corporativa, bem como métodos de mensuração do desempenho econômico, social e ambiental em firmas e/ou cooperativas

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 01/06/2022

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Maríndia Brachak dos Santos, Marcia Helena dos Santos Bento, Lucas Veiga Ávila, Igor Bernardi Sonza, João Horacio Costa Borges Filho, Iasmin Ingrid Kappke

Financiadores: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Patrícia Maria Bortolon

  • Projeto: Governança corporativa – determinantes e impactos
  • Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as decisões empresariais de adoção ou não de melhores práticas de governança corporativa. O projeto terá dois enfoques principais: (i) analisar os fatores que influenciam a decisão de melhorar ou não as práticas de governança e (ii) observar os impactos dessas decisões no mercado de capitais e no desempenho empresarial. Os fatores regulatórios do mercado de capitais e das bolsas de valores serão observados. O ambiente macroeconômico e os choques sistemáticos e se a governança corporativa influencia a maneira como as empresas são afetadas será objeto de análise.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 02/01/2015

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Patrícia Maria Bortolon, Igor Bernardi Sonza, Marcia Ferraz Meneghel, Paulo Cesar Jankowski, Anderson Betti Frare, Carina Severo da Silva Cechin Fagundes

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPQ, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo – FAPES, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Rosimeire Pimentel Gonzaga

  • Projeto: Estudos sobre práticas gerenciais e indicadores de desempenho adotados por organizações brasileiras
  • Descrição: Este projeto de pesquisa abrange os estudos desenvolvidos sobre as práticas gerenciais e os indicadores de desempenho adotados por organizações brasileiras, e suas interações com outras variáveis contextuais e organizacionais, e o desempenho (econômico, social e/ou ambiental). Contempla a análise do desenho e uso dos sistemas de controle gerencial e dos processos de mudança das práticas gerenciais adotadas. Envolve a aplicação de teorias organizacionais para a interpretação dos fenômenos estudados. São temas principais estudados neste projeto de pesquisa: o processo orçamentário, os sistemas de custeio, o sistema de controle gerencial e a adoção e uso de indicadores (financeiros e não financeiros) de avaliação de desempenho, bem como os sistemas de remuneração e recompensas.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 02/01/2021

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Rosimeire Pimentel Gonzaga, Cristiano Sausen Soares, Ediane Serraglio, Thalita Severo Bacchi, Paulo Gilvane da Costa

Financiadores: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Vagner Antônio Marques

  • Projeto: Quanto mais, melhor? Uma Análise do Conteúdo Informacional do Relatório de Auditoria Independente no período de 2010-2021
  • Descrição: Os auditores independentes são agentes que buscam, por meio da elaboração do Relatório de Auditoria Independente (RAI), adotar procedimentos que visam assegurar a fidedignidade das Demonstrações Financeiras (DF) e emitir uma opinião que possibilite aos usuários externos obter uma confiabilidade das informações divulgadas de modo a se tomar uma decisão mais assertiva. Dado esse objetivo, na última década os órgãos reguladores de auditoria têm envidado esforços para melhorar o conteúdo informacional do RAI, destacando-se: (i) a exigência de opinião sobre as Deficiências dos Controles Internos (DCI), a partir de 2010 (NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno); (ii) a exigência de opinião sobre a continuidade operacional da empresa auditada (NBC TA 570/2016 – Continuidade Operacional); e (iii) a divulgação dos Principais Assuntos de Auditoria (PAA), exigida a partir de 2016, a partir da NBC TA 701 – Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria no Relatório do Auditor Independente. Diante dessas alterações normativas, o objetivo deste projeto consiste em promover investigações para analisar a associação entre o conteúdo do Relatório de Auditoria Independente e o nível de legibilidade, o gerenciamento de resultados e a capacidade explicativa do preço das ações das empresas.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 30/01/2023

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Vagner Antônio Marques, Patrícia Maria Bortolon, José Elias Feres de Almeida, Cristina Lacerda Porporatti de Goes

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo – FAPES, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

 

Coordenador: Vagner Antônio Marques

  • Projeto: Relatório de auditoria e decisão de investimentos: um estudo experimental com investidores não institucionais
  • Descrição: Os auditores possuem o papel de assegurar as informações financeiras divulgadas pelas empresas listadas visando reduzir a assimetria informacional entre os gestores, investidores, credores e outras partes interessadas. Ocorre que a despeito de se assumir que o relatório do auditor possua um conteúdo informacional, não se sabe como os investidores não institucionais o utilizam e reagem especificamente ao tipo de opinião, ao posicionamento sobre risco de descontinuidade, aos tipos de Principais Assuntos de Auditoria. Nos últimos anos, tem havido um crescimento no número de investidores não institucionais (pessoa física), o que sugere a necessidade de se entender como esses mecanismos externos de governança como a auditoria contribuem para o processo decisório desse perfil de usuário da informação financeira. Além disso, tem havido um esforço regulatório para a melhoria do conteúdo informacional do relatório de auditoria. Diante desse contexto, o presente projeto buscará analisar o efeito do conteúdo do relatório de auditoria sobre a decisão de investimentos de investidores não institucionais.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 01/08/2023

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Vagner Antônio Marques, Patrícia Maria Bortolon, Jose Elias de Almeida, Cristina Lacerda Porporatti de Goes

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo – FAPES, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

 

Coordenador: Vagner Antônio Marques

  • Projeto: Adoção das IFRS 15, Qualidade da Informação Contábeis e Qualidade da Auditoria: Evidências Empíricas nos Países do G20
  • Descrição: O objetivo do presente projeto é analisar se a adoção da IFRS 15, que trata de Receita de Contratos para Cliente, impactou positivamente na Qualidade da Informação Contábil (QIC) e na Qualidade da Auditoria (QA) de empresas dos países que compõem o G20. O estudo com abordagem quantitativa, analisará dados de empresas listadas em bolsas dos países que compõe o G20 Grupo das vinte maiores economias mundiais ao longo do período de 2010 a 2022. Utilizando uma abordagem de diferença em diferenças (Difference in Differences), o estudo buscará verificar o impacto da adoção da IFRS 15 sobre as principais proxies de QIC e de QA em países desenvolvido e em desenvolvimento que compuseram o G20 no período analisado. O estudo tem potencial de contribuição com investidores, auditores, contadores e diversas outras partes interessadas, sobretudo aos reguladores que tem aberto chamadas para apresentação de evidências sobre a adoção da referida norma nos países que a adotaram em uma perspectiva de se desenvolver uma regulação baseada em evidências.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 01/11/2023

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Vagner Antônio Marques, Patrícia Maria Bortolon, Jose Elias Feres de Almeida, Cristina Lacerda Porporatti de Goes

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo – FAPES, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Vinícius Costa da Silva Zonatto

  • Projeto: Efeitos do capital psicológico de controllers em atitudes, comportamentos e no desempenho gerencial no contexto orçamentário
  • Descrição: Este projeto de pesquisa visa estudar os efeitos do capital psicológico em atitudes, comportamentos e no desempenho gerencial no contexto orçamentário de gestores controllers, com responsabilidade orçamentária, em empresas que atuam no Brasil. Espera-se a partir da execução deste projeto de pesquisa fornecer novas evidências que possam contribuir para a evolução do conhecimento existente sobre os temas abordados no projeto, bem como para a análise dos efeitos da adoção e uso de instrumentos de controle gerencial nas capacidades psicológicas de gestores da área de controladoria, em suas atitudes, comportamentos e desempenho gerencial.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 01/11/2019

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Vinícius Costa da Silva Zonatto, Luiz Henrique Figueira Marquezan, Larissa Degenhart, Fernanda Souto Machado, Raimunda Macilena da Silva de Oliveira, Filipy Furtado Sell

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

 

Coordenador: Vinícius Costa da Silva Zonatto

  • Projeto: Antecedentes que determinam a propensão de gestores subordinados ao compartilhamento de informações privadas nos processos orçamentários
  • Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo promover investigações a fim de analisar os efeitos antecedentes da configuração orçamentária no compartilhamento de informações verticais e das atitudes do supervisor na propensão de gestores subordinados ao compartilhamento de informações privadas, e seus reflexos consequentes em atitudes gerenciais e no desempenho gerencial em atividades orçamentárias.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 01/08/2021

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Vinícius Costa da Silva Zonatto, Cristiano Sausen Soares, Rosimeire Pimentel Gonzaga, Camila da Silva Gonçalves Werner, Bruna Benardi, Daiane Ana Gris Benin, Larissa dos Santos Pontes

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPQ, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

 

Coordenador: Vinícius Costa da Silva Zonatto

  • Projeto: Efeitos cognitivos habilitantes da configuração orçamentária nas capacidades psicológicas, atitudes gerenciais e no desempenho de tarefas de gestores com responsabilidade orçamentária
  • Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo promover investigações a fim de analisar os efeitos cognitivos habilitantes da configuração orçamentária nas capacidades psicológicas, atitudes gerenciais e no desempenho de tarefas de gestores com responsabilidade orçamentária de empresas que atuam no Brasil.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 01/03/2021

Situação Atual: Em andamento

Equipe: Vinícius Costa da Silva Zonatto, Camila da Silva Gonçalves Werner, Fernanda Souto Machado, Raimunda Macilena da Silva Oliveira, Filipy Furtado Sell, Fernanda Cardias Dornelles, Sofia Lüdtke Topolski

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPQ, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

 

Projetos de Pesquisa desenvolvidos e concluídos no Quadriênio 2021/2024

 

Projetos por Docente

 

 

Coordenador: Cristiano Sausen Soares

Projeto: O uso da informação de custos e seus reflexos na qualidade da gestão pública municipal

Descrição: Em períodos de crise econômica e financeira em que o parcelamento de salários dos servidores e a elevação dos indicadores de endividamento são característicos no setor público, as demandas dos cidadãos por mais serviços públicos aumentam as necessidades de recursos, em especial nos municípios. Assim, cabe aos gestores públicos municipais o uso de sistemas de controle para elevar a receita, evitar desperdícios e zelar pela qualidade do gasto público. Dentre os sistemas de controle utilizados por organizações em diferentes contextos, destaca-se o Sistema de Custos. O Sistema de Custos no setor público é um instrumento voltado ao atendimento das demandas internas por informações que auxiliem a gestão no processo decisório, destacando-se a qualidade e a redução de gastos, além de promover maior transparência e accountability. No Brasil, o uso de sistema de custos no setor público é indicado nas principais normas de finanças públicas, além das normas internacionais que serviram de base no processo de convergência. Nesse sentido, a implantação do sistema de custos nas entidades públicas enfatiza o argumento da necessidade de cumprimento legal das normas, sendo negligenciadas as possíveis utilidades e finalidades atribuídas ao uso da informação de custos à gestão pública. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar o uso da informação de custos e seus reflexos na qualidade da gestão pública municipal. Para tanto, a pesquisa está alicerçada nos objetivos específicos: (i) Investigar as oportunidades e desafios dos municípios para implantação do sistema de custos; (ii) Verificar como a informação gerada a partir do sistema de custos é utilizada na administração pública municipal; (iii) Examinar os reflexos do uso da informação de custos na qualidade da gestão pública, com base na percepção dos gestores e usuários dos serviços públicos.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 01/03/2017

Situação Atual: Concluído em 31/12/2021

Equipe: Cristiano Sausen Soares, Rosimeire Pimentel, Duanne Emanuel Leal Guimarães, Tatieli Vieira de Souza

Financiadores: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: José Elias Feres de Almeida

Projeto: Avaliação de modelos e estruturas de governança corporativa no Brasil e no mundo

Descrição: O projeto busca avaliar as diferentes configurações dos modelos e estruturas de governança corporativa no Brasil e no Mundo. O projeto avaliará questões relacionadas ao Conselho de Administração (one-tier, two-tier e mixed), Comitê de Auditoria e outros Comitês e Conselho Fiscal. Por fim, avaliar-se-á como a qualidade dos arranjos da governança corporativa contribuem para melhorar a informação divulgada aos acionistas, como contribuem para gerar valor e aumentar o desempenho das companhias abertas. Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 02/01/2018

Situação Atual: Concluído em 31/12/2023

Equipe: José Elias Feres de Almeida, Larissa Degenhart, Ana Mariela Bandeira, Anderson Veduim Bortoluzzi, Charles Santos Marinho

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo – FAPES, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Marivane Vestena Rossato

Projeto: Pesquisas em contabilidade ambiental e relatórios sociais como subsídio à gestão e sustentabilidade organizacional

Descrição: A Contabilidade Ambiental tem por preocupação a geração de informações que denotam o relacionamento econômico da empresa com o meio ambiente e a comunidade, interação esta capaz de afetar a performance econômico-financeira da empresa e a continuidade de seus negócios. Tais informações precisam refletir esse relacionamento e seus reais efeitos sobre os resultados corporativos. Nesse sentido, este projeto de pesquisa busca investigar a produção, o uso e a divulgação de informações de natureza ambiental e social por organizações brasileiras e seus efeitos nos processos de gestão e no seu desempenho. Este projeto inclui o desenvolvimento de estudos abordando temas como valoração, reconhecimento contábil e divulgação dos eventos socioambientais interligados à atividade empresarial; transparência e confiabilidade das informações contábeis socioambientais; abrangência dos atos e fatos dessa natureza, relacionados às atividades corporativas; investimentos em ações socioambientais e a performance econômico-financeira organizacional; construção e evidenciação de indicadores de desempenho ambiental e socioeconômicos; e, capacitação de profissionais para a geração de informações contábeis socioambientais confiáveis à gestão e sustentabilidade das organizações .

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Governança e Sustentabilidade Organizacional

Data de Início: 02/01/2018

Situação Atual: Concluído em 31/05/2022

Equipe: Marivane Vestena Rossato, Larissa Degenhart, Lucas Veiga Ávila, Ivone Dias, João Horacio Costa Borges Filho

Financiadores: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Rosimeire Pimentel Gonzaga

Projeto: Desenho dos sistemas de custeio e desempenho financeiro dos hospitais públicos e filantrópicos do Estado do Espírito Santo

Descrição: O projeto busca investigar o desenho dos sistemas de custeio e o desempenho financeiro dos hospitais públicos e filantrópicos do Estado do Espírito Santo. O projeto avaliará questões relacionadas a adoção e uso de instrumentos de gestão de custos por entidades hospitalares públicas e filantrópicos, bem como seus reflexos no delineamento dos sistemas de custeio adotados, nos processos de gestão e no desempenho financeiro destas entidades.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 02/01/2017

Situação Atual: Concluído em 31/12/2021

Equipe: Rosimeire Pimentel Gonzaga, Cristiano Sausen Soares, Ediane Serraglio, Thalita Severo Bacchi

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo – FAPES, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Vânia Medianeira Flores Costa

Projeto: Propensão aos vínculos estabelecidos pelo indivíduo no ambiente de trabalho: desenvolvimento do conceito e proposição de uma estratégia de mensuração

Descrição: O objetivo central do projeto é avaliar a propensão aos vínculos estabelecidos pelo indivíduo no ambiente de trabalho. O projeto avaliará questões relacionadas a concepção de propensão aos vínculos organizacionais, e também os vínculos estabelecidos pelos indivíduos no trabalho. Busca compreender a identificação dos indivíduos com o trabalho e seus fatores de influência, bem como seus efeitos consequentes nas atitudes e no comportamento dos indivíduos no trabalho. São temas objeto de pesquisa deste projeto, questões relacionadas aos vínculos de comprometimento, entrincheiramento e consentimento do indivíduo com a organização, seus antecedentes e consequentes, bem como aspectos relacionados a saúde ocupacional, o sentido do trabalho, a motivação, a satisfação e o desempenho.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 02/01/2015

Situação Atual: Concluído em 31/12/2021

Equipe: Vânia Medianeira Flores Costa, Vinícius Costa da Silva Zonatto, Debora Desconsi Sutero, Daiane da Silva

Financiadores: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

 

Coordenador: Vânia Medianeira Flores Costa

Projeto: Trabalho, organizações e pessoas: um projeto integrador de investigação

Descrição: Este projeto integrador de pesquisa abrange o quinquênio 2020-2025 e dá continuidade ao conjunto de estudos conduzidos nos últimos anos 20 anos, no âmbito pesquisa, ensino e extensão na UFSM. Tem como objetivo central ampliar as evidências e conhecimentos até então adquiridos sobre o trabalho, organizações e pessoas, e as suas relações estabelecidas tanto em organizações públicas ou privadas. O projeto avaliará questões relacionadas a concepção de propensão aos vínculos organizacionais, e também os vínculos estabelecidos pelos indivíduos no trabalho. Busca compreender a identificação dos indivíduos com o trabalho e seus fatores de influência, bem como seus efeitos consequentes nas atitudes e no comportamento dos indivíduos no trabalho. Também se destina a estudar, de forma integrada e sistematizada, os possíveis efeitos do comportamento humano no contexto organizacional, relacionando tais aspectos com a controladoria, a contabilidade e o controle gerencial. São temas objeto de pesquisa deste projeto, às questões relacionadas aos vínculos de comprometimento, entrincheiramento e consentimento do indivíduo com a organização, seus antecedentes e consequentes, bem como aspectos relacionados a saúde ocupacional, o sentido do trabalho, a motivação, a satisfação e o desempenho, e suas relações com as organizações, o trabalho, as práticas de gestão e o controle gerencial.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 04/01/2021

Situação Atual: Concluído em 28/02/2023

Equipe: Vânia Medianeira Flores Costa, Vinícius Costa da Silva Zonatto, Debora Desconsi Sutero

Financiadores: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Coordenador: Vinícius Costa da Silva Zonatto

Projeto: Contradições, práxis e mudanças institucionais: o processo de institucionalização do sistema de informação de custos em municípios brasileiros

Descrição: Estudos voltados às mudanças nos sistemas de gestão e nos controles gerenciais têm sido desenvolvidos em diferentes contextos organizacionais, porém pouco se sabe sobre tais aspectos no setor público. Da mesma forma, pouca atenção tem sido dada para a compreensão das motivações que estimulam a mudança, bem como o papel dos atores da mudança no controle gerencial na área pública. Assim, este projeto de pesquisa visa estudar como as contradições institucionais e as práxis impulsionam o processo de mudança e a institucionalização do sistema de informação de custos em municípios brasileiros.

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Controladoria

Data de Início: 02/01/2017

Situação Atual: Concluído em 31/12/2021

Equipe: Vinícius Costa da Silva Zonatto, Cristiano Sausen Soares, Luiz Henrique Figueira Marquezan, Duanne Emanuel Leal Guimarães

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPQ, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.