Grupos de Trabalhos do PPG em Ciências contábeis |
|
Os Grupos de Trabalho (GTs) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis têm como objetivo fortalecer as estratégias do Programa, garantindo a excelência em diversas áreas de atuação. Formados prioritariamente por docentes e discentes, os GTs desempenham um papel central no desenvolvimento e aprimoramento contínuo de aspectos fundamentais, como proposta pedagógica, formação acadêmica, planejamento estratégico, internacionalização, impacto social e acompanhamento de egressos. Cada GT é responsável por analisar, planejar e implementar ações específicas que buscam atender às metas institucionais e aos requisitos dos órgãos avaliadores. Além disso, acreditamos que a participação ativa de todos (docentes, discentes, egressos e a comunidade interessada) é essencial para a construção de um Programa de alto impacto, capaz de formar profissionais e pesquisadores preparados para enfrentar os desafios da área contábil, em nível nacional e internacional. Nesta seção, a comunidade acadêmica e o público em geral poderão conhecer os Grupos de Trabalho instituídos e em atividade no Programa. Para cada GT, estão disponíveis informações sobre sua equipe de trabalho, descrição, objetivos e relatórios de atividades. Esses dados são atualizados periodicamente, garantindo transparência e facilitando o acompanhamento das ações e do impacto de cada grupo de trabalho no desenvolvimento do nosso Programa. |
|
GT |
Descrições dos Grupos de Trabalho |
GT: Proposta do Programa |
Proposta do Programa Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM. Descrição: O GT “Proposta do Programa” é responsável por revisar, aperfeiçoar e garantir que a proposta pedagógica e científica esteja alinhada com demandas acadêmicas, científicas e profissionais da área de Ciências Contábeis. O grupo busca garantir que a proposta mantenha coerência com a missão, visão e objetivos estratégicos do Programa, com foco na relevância acadêmica e no impacto para a área. Para isso, trabalha em conformidade com os requisitos estabelecidos pelas diretrizes do principal órgão de avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu (CAPES), observando também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação profissional nesta área do conhecimento, as demandas da sociedade e do mercado de atuação, considerando o perfil do egresso deste Programa. Objetivos:
Relatórios: |
GT: Formação Acadêmica |
Formação Acadêmica Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM. Descrição: O GT “Formação Acadêmica” se ocupa da estrutura e da qualidade da formação acadêmica ofertada aos estudantes, com ênfase em atividades curriculares e extracurriculares que promovam o desenvolvimento de competências em pesquisa e ensino, de acordo com os objetivos, perfil do egresso e propósitos de formação do Programa. Objetivos:
Relatórios: |
GT: Captação de Recursos |
Captação de Recursos Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM. Descrição: O GT “Captação de Recursos” é responsável pela busca e gerenciamento de fontes de financiamento para viabilizar e sustentar atividades de pesquisa, inovação e expansão do Programa. Por meio de atividades internas, busca apoiar novos docentes no aperfeiçoamento da elaboração de seus projetos de pesquisa, visando alcançar não só o fomento interno (na instituição), como também o fomento externo, junto a empresas, agências e órgãos de fomento. Objetivos:
Relatórios: |
GT: Atendimento à Comunidade e Impacto Social |
Atendimento à Comunidade e Impacto Social Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM. Descrição: O GT “Atendimento à Comunidade e Impacto Social” responsabiliza-se pelo fortalecimento do relacionamento entre o Programa e a sociedade, por meio de iniciativas que gerem impacto social relevante e contribuam para o desenvolvimento local e global. O grupo focaliza a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão com as demandas da comunidade, fortalecendo o compromisso social do Programa e promovendo práticas acadêmicas que produzam transformações positivas na sociedade, mediante a produção, socialização e transferência de conhecimentos aplicados. Objetivos:
Relatórios: |
GT: Internacionalização |
Internacionalização Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM. Descrição: O GT “Internacionalização” é responsável por ampliar as parcerias internacionais do Programa, incentivando a mobilidade acadêmica de docentes e discentes, além de fortalecer a cooperação com instituições estrangeiras e criar oportunidades de colaboração científica de impacto global. Por meio de ações colaborativas de ensino e pesquisa (que apoiam sua formação), busca-se também o desenvolvimento colaborativo de projetos de pesquisa e produções científicas qualificadas e de alto impacto. Objetivos:
Relatórios: |
GT: Planejamento Estratégico |
Planejamento Estratégico Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM. Descrição: Este GT é responsável pela elaboração, acompanhamento e revisão do Plano Estratégico que norteia as ações do Programa a médio e longo prazo, garantindo que as diretrizes e ações estabelecidas estejam alinhadas aos objetivos institucionais, às exigências de órgãos de avaliação e às necessidades do mercado de trabalho (acadêmico e profissional). Busca consolidar a relevância e a competitividade do Programa, enquanto unidade de referência na formação profissional, considerando os objetivos e propósitos de formação e o perfil do egresso estabelecido para o Programa. Objetivos:
Relatórios: |
GT: Autoavaliação |
Autoavaliação Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM. Descrição: O GT “Autoavaliação” é responsável por implementar e conduzir processos de autoavaliação contínua do Programa, analisando seu desempenho em diversas dimensões, como ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica. O grupo visa identificar pontos fortes e passíveis de melhorias, assegurando que o Programa esteja em constante aperfeiçoamento, adaptando-se às mudanças e respondendo proativamente às demandas internas e externas. Objetivos:
Relatórios: |
GT: Acompanhamento de Egressos |
Acompanhamento de Egressos Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM. Descrição: O GT “Acompanhamento de Egressos” é responsável por monitorar a trajetória profissional e acadêmica dos ex-alunos, após a conclusão do curso. Este grupo busca compreender o impacto da formação oferecida pelo Programa na carreira dos egressos e fortalecer a rede de relacionamento entre o Programa e seus ex-alunos, gerando oportunidades de colaboração futura. Objetivos:
Relatórios: |
GT: Fusão |
Fusão Equipe de Trabalho: Corpo docente do PPGCC/UFSM. Descrição: O GT “Fusão” será responsável pela condução do processo de unificação entre o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e o Programa de Pós-graduação em Administração, ambos da UFSM. A fusão visa otimizar os recursos acadêmicos, administrativos e de pesquisa, promovendo sinergias entre as duas áreas e fortalecendo a produção científica e a formação de profissionais altamente qualificados. Objetivos:
Relatórios: |