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Grupos de Trabalho

 

 Grupos de Trabalhos  do PPG em Ciências contábeis

         Os Grupos de Trabalho (GTs) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis têm como objetivo fortalecer as estratégias do Programa, garantindo a excelência em diversas áreas de atuação. Formados prioritariamente por docentes e discentes, os GTs desempenham um papel central no desenvolvimento e aprimoramento contínuo de aspectos fundamentais, como proposta pedagógica, formação acadêmica, planejamento estratégico, internacionalização, impacto social e acompanhamento de egressos.

        Cada GT é responsável por analisar, planejar e implementar ações específicas que buscam atender às metas institucionais e aos requisitos dos órgãos avaliadores. Além disso, acreditamos que a participação ativa de todos (docentes, discentes, egressos e a comunidade interessada) é essencial para a construção de um Programa de alto impacto, capaz de formar profissionais e pesquisadores preparados para enfrentar os desafios da área contábil, em nível nacional e internacional.

          Nesta seção, a comunidade acadêmica e o público em geral poderão conhecer os Grupos de Trabalho instituídos e em atividade no Programa. Para cada GT, estão disponíveis informações sobre sua equipe de trabalho, descrição, objetivos e relatórios de atividades. Esses dados são atualizados periodicamente, garantindo transparência e facilitando o acompanhamento das ações e do impacto de cada grupo de trabalho no desenvolvimento do nosso Programa.

GT

  Descrições dos Grupos de Trabalho 

GT: Proposta do Programa

Proposta do Programa

Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM.

Descrição: O GT “Proposta do Programa” é responsável por revisar, aperfeiçoar e garantir que a proposta pedagógica e científica esteja alinhada com demandas acadêmicas, científicas e profissionais da área de Ciências Contábeis. O grupo busca garantir que a proposta mantenha coerência com a missão, visão e objetivos estratégicos do Programa, com foco na relevância acadêmica e no impacto para a área. Para isso, trabalha em conformidade com os requisitos estabelecidos pelas diretrizes do principal órgão de avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu (CAPES), observando também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação profissional nesta área do conhecimento, as demandas da sociedade e do mercado de atuação, considerando o perfil do egresso deste Programa.

Objetivos:

  • Alinhar a proposta do Programa às exigências da CAPES, priorizando a inovação, interdisciplinaridade e o compromisso com o desenvolvimento científico e social; e,
  • Assegurar a coerência entre os objetivos do Programa, sua proposta, a atuação do corpo docente e as linhas de pesquisa que dão sustentação as ações de ensino e pesquisa que apoiam a formação dos egressos do Programa.

Relatórios:

GT: Formação Acadêmica

Formação Acadêmica

Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM.

Descrição: O GT “Formação Acadêmica” se ocupa da estrutura e da qualidade da formação acadêmica ofertada aos estudantes, com ênfase em atividades curriculares e extracurriculares que promovam o desenvolvimento de competências em pesquisa e ensino, de acordo com os objetivos, perfil do egresso e propósitos de formação do Programa.

Objetivos:

  • Revisar e aperfeiçoar o currículo para garantir a formação sólida e atualizada dos discentes, atendendo às necessidades científicas e profissionais da área;
  • Propor e incentivar o uso de metodologias ativas e inovadoras de ensino, que estimulem a participação dos discentes e favoreçam a construção do conhecimento;
  • Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, identificando dificuldades e propondo estratégias de apoio pedagógico, como tutorias ou atividades complementares de formação; e,
  • Promover a interdisciplinaridade nas disciplinas e incentivar a participação dos discentes em eventos acadêmicos, visando à ampliação de suas experiências e à integração em redes de pesquisa.

Relatórios:

GT: Captação de Recursos

Captação de Recursos

Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM.

Descrição: O GT “Captação de Recursos” é responsável pela busca e gerenciamento de fontes de financiamento para viabilizar e sustentar atividades de pesquisa, inovação e expansão do Programa. Por meio de atividades internas, busca apoiar novos docentes no aperfeiçoamento da elaboração de seus projetos de pesquisa, visando alcançar não só o fomento interno (na instituição), como também o fomento externo, junto a empresas, agências e órgãos de fomento.

Objetivos:

  • Monitorar sistematicamente a oferta de oportunidades para a captação de recursos, comunicando as partes interessadas periodicamente;
  • Desenvolver estratégias para aumentar e promover a condição competitiva dos projetos e atuação dos pesquisadores, para captação de recursos financeiros por meio de editais, parcerias e convênios com entidades públicas e privadas; e,
  • Estabelecer um plano de sustentabilidade financeira para assegurar a continuidade e crescimento das atividades do Programa, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa mediante o estabelecimento de ações colaborativas e integrativas com outros grupos de pesquisa que compõe a rede integrada de contato e interação com o Programa.

Relatórios:

GT: Atendimento à Comunidade e Impacto Social

Atendimento à Comunidade e Impacto Social

Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM.

Descrição: O GT “Atendimento à Comunidade e Impacto Social” responsabiliza-se pelo fortalecimento do relacionamento entre o Programa e a sociedade, por meio de iniciativas que gerem impacto social relevante e contribuam para o desenvolvimento local e global. O grupo focaliza a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão com as demandas da comunidade, fortalecendo o compromisso social do Programa e promovendo práticas acadêmicas que produzam transformações positivas na sociedade, mediante a produção, socialização e transferência de conhecimentos aplicados.

Objetivos:

  • Mapear as necessidades e desafios da comunidade local e regional, a fim de desenvolver projetos de pesquisa e extensão aplicados que respondam a essas demandas de maneira efetiva;
  • Estimular o desenvolvimento e a execução de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), integrando docentes e discentes as ações de Extensão, Pesquisa e Ensino promovidas no Programa;
  • Apoiar a curricularização da extensão no âmbito dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis;
  • Viabilizar a produção, socialização e transferência de conhecimentos a comunidade atendida;
  • Promover a inserção social e o impacto social das ações extensionistas desenvolvidas no âmbito deste Programa; e,
  • Avaliar e documentar o impacto social dos projetos desenvolvidos pelo Programa, garantindo que as investigações acadêmicas gerem benefícios para a sociedade.

Relatórios:

GT: Internacionalização

Internacionalização

Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM.

Descrição: O GT “Internacionalização” é responsável por ampliar as parcerias internacionais do Programa, incentivando a mobilidade acadêmica de docentes e discentes, além de fortalecer a cooperação com instituições estrangeiras e criar oportunidades de colaboração científica de impacto global. Por meio de ações colaborativas de ensino e pesquisa (que apoiam sua formação), busca-se também o desenvolvimento colaborativo de projetos de pesquisa e produções científicas qualificadas e de alto impacto.

Objetivos:

  • Estabelecer e consolidar acordos de cooperação com universidades e centros de pesquisa estrangeiros, facilitando a troca de experiências, a mobilidade acadêmica e a colaboração em projetos de pesquisa e produções científicas elaboradas;
  • Incentivar a participação de discentes e docentes em congressos e publicações internacionais; e,
  • Definir e acompanhar indicadores de internacionalização, assegurando o progresso contínuo e o aprimoramento das ações de ensino e pesquisa voltadas para o cenário global.

Relatórios:

GT: Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM.

Descrição: Este GT é responsável pela elaboração, acompanhamento e revisão do Plano Estratégico que norteia as ações do Programa a médio e longo prazo, garantindo que as diretrizes e ações estabelecidas estejam alinhadas aos objetivos institucionais, às exigências de órgãos de avaliação e às necessidades do mercado de trabalho (acadêmico e profissional). Busca consolidar a relevância e a competitividade do Programa, enquanto unidade de referência na formação profissional, considerando os objetivos e propósitos de formação e o perfil do egresso estabelecido para o Programa.

Objetivos:

  • Desenvolver um plano estratégico que contemple o crescimento sustentável e a melhoria contínua do Programa, a partir do estabelecimento de metas claras e mensuráveis para o desenvolvimento acadêmico, institucional e científico do Programa, com base em indicadores de desempenho;
  • Monitorar e avaliar permanentemente o progresso em direção às metas definidas, realizando ajustes nas estratégias quando necessário, a fim de garantir que os objetivos estabelecidos sejam alcançados;
  • Promover a participação ativa de docentes, discentes e egressos na elaboração e implementação das estratégias, garantindo que as decisões sejam inclusivas e considerem as necessidades da comunidade acadêmica, diante dos propósitos do Programa e expectativas de formação; e,
  • Analisar as tendências na área de pós-graduação, considerando-as na elaboração do planejamento estratégico para que o Programa se mantenha inovador, competitivo e sustentável.

Relatórios:

GT: Autoavaliação

Autoavaliação

Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM.

Descrição: O GT “Autoavaliação” é responsável por implementar e conduzir processos de autoavaliação contínua do Programa, analisando seu desempenho em diversas dimensões, como ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica. O grupo visa identificar pontos fortes e passíveis de melhorias, assegurando que o Programa esteja em constante aperfeiçoamento, adaptando-se às mudanças e respondendo proativamente às demandas internas e externas.

Objetivos:

  • Desenvolver e aplicar um sistema de autoavaliação eficaz, com ênfase no aprimoramento da qualidade acadêmica e administrativa do Programa;
  • Utilizar os resultados para embasar ações corretivas e aprimorar os processos institucionais, preparando periodicamente relatórios de autoavaliação que destacam os avanços alcançados, as metas cumpridas e os desafios identificados; e,
  • Incentivar a cultura de autoavaliação contínua entre todos os membros do Programa, promovendo reuniões de feedback com docentes, discentes, egressos e colaboradores, oportunizando a conscientização acerca da importância do processo para a melhoria constante e a excelência acadêmica.

Relatórios:

GT: Acompanhamento de Egressos

Acompanhamento de Egressos

Equipe de Trabalho: Corpo docente e discente do PPGCC/UFSM.

Descrição: O GT “Acompanhamento de Egressos” é responsável por monitorar a trajetória profissional e acadêmica dos ex-alunos, após a conclusão do curso. Este grupo busca compreender o impacto da formação oferecida pelo Programa na carreira dos egressos e fortalecer a rede de relacionamento entre o Programa e seus ex-alunos, gerando oportunidades de colaboração futura.

Objetivos:

  • Manter um banco de dados atualizado sobre a colocação profissional dos egressos, mantendo uma relação próxima e fortalecendo vínculos de relacionamento e colaborações;
  • Estimular a participação dos egressos nas atividades (posteriores a sua formação) desenvolvidas pelo Programa; e,
  • Analisar o impacto do Programa na carreira dos egressos, identificando áreas de melhoria na formação oferecida e ajustando o currículo, quando oportuno, com base nos feedbacks recebidos e na identificação de novas demandas e tendências para sua melhor formação.

Relatórios:

GT: Fusão

Fusão

Equipe de Trabalho: Corpo docente do PPGCC/UFSM.

Descrição: O GT “Fusão” será responsável pela condução do processo de unificação entre o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e o Programa de Pós-graduação em Administração, ambos da UFSM. A fusão visa otimizar os recursos acadêmicos, administrativos e de pesquisa, promovendo sinergias entre as duas áreas e fortalecendo a produção científica e a formação de profissionais altamente qualificados.

Objetivos:

  • Realização de um diagnóstico, a partir da análise detalhada dos currículos, linhas de pesquisa, corpo docente e estrutura administrativa dos dois Programas, identificando pontos de convergência e divergência que devem ser tratados durante a fusão;
  • Desenvolvimento de um plano estratégico de fusão, que contemple a integração dos dois Programas, incluindo a harmonização dos currículos, a redistribuição das linhas de pesquisa e a otimização do corpo docente e discente;
  • Adequação das normas internas, regulamentos e diretrizes de cada Programa, para garantir a conformidade com as exigências institucionais e da CAPES, respeitando as particularidades de cada área de conhecimento;
  • Promoção e facilitação da inclusão, comunicação e participação ativa de docentes, discentes e colaboradores administrativos no processo de fusão, garantindo transparência e o alinhamento de expectativas;
  • Elaboração da proposta de fusão, considerando os critérios definidos pelo corpo docente de ambos os Programas, as potencialidades de formação, as normas e legislações vigentes e as orientações recebidas do órgão regulador (CAPES) e estabelecidas nos documentos de Área (27);
  • Aprovação da proposta de fusão nas instâncias internas da instituição (Programa, Unidades de Ensino/Deliberação, e Conselhos Superiores da Universidade), na CAPES e no MEC;
  • Execução da fusão de maneira gradual, estabelecendo prazos claros para a transição e a integração dos dois Programas, assegurando que o processo ocorra de forma eficiente e minimizando impactos adversos; e,
  • Acompanhamento dos resultados e dos efeitos da fusão, ajustando estratégias, conforme necessário, para alcançar os objetivos de fortalecimento institucional e acadêmico, e a consolidação de um Programa de excelência na formação de docentes e pesquisadores na área de Administração e Ciências Contábeis.

Relatórios: