O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria se habilita anualmente para o recebimento de cotas de Bolsas de Estudos do Programa Demanda Social da CAPES.
A concessão ocorre condicionada a disponibilidade de Bolsa(s) concedida(s) ao PPGCC pelo Programa Demanda Social, sendo que, havendo disponibilidade, o Programa realiza a seleção de bolsistas mediante Edital Público de Seleção, de ampla concorrência, destinado especificamente a este fim.
A Bolsa Demanda Social/CAPES possibilita uma ajuda de custo mensal ao mestrando com dedicação integral ao PPGCC e sem vínculo empregatício, aprovado em Edital Público de Seleção de Bolsista. Atualmente o PPGCC conta com quatro cotas de Bolsas DS/CAPES.
A concessão da Bolsa ocorrerá por período de até 12 meses, observando as normas estabelecidas pelo órgão financiador (CAPES), o Programa de Concessão da Bolsa (Demanda Social) e o Regulamento Interno de Bolsas estabelecido pelo Programa.
Após o primeiro período de concessão de Bolsa de Estudos ao discente bolsista, e em caso de nova concessão de cota de Bolsa DS/CAPES ao PPGCC, o Programa realizará nova seleção de bolsistas, mediante novo Edital Público de Seleção, de ampla concorrência, destinado especificamente a este fim, sendo permitida a participação deste bolsista em nova seleção, não sendo assegurada a renovação automática de sua bolsa.
Os critérios utilizados para seleção de bolsistas são específicos, divulgados em cada Edital de Seleção, e são estabelecidos de acordo com o Regulamento Interno de Bolsas, aprovado pelo Colegiado do Programa para a referida seleção.
Atualmente os critérios de seleção utilizados pelo Programa levam em consideração a:
a) Pontuação Geral no Teste ANPAD (NTA); e,
b) Pontuação Geral na avaliação do “Curriculum Vitae”, modelo Lattes (NCV).
Para acessar o Regulamento de Bolsas aprovado para a realização da seleção de bolsistas no Edital 001/2021 clique aqui.
Para acessar o Edital de Seleção de Bolsistas 001/2021 clique aqui.