O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis também atua e contribui para a promoção da Agenda 2030 e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável se constitui em um acordo global que estabelece novos desafios de desenvolvimento às nações. Trata-se de um dos acordos mais ambiciosos e importantes da história recente. A Agenda, ao nível das Nações Unidas, define os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que deve finalizar o trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM foram estabelecidos no ano 2000 e incluem objetivos de combate à pobreza, traçados para serem alcançados até o final de 2015.
A Agenda 2030 entrou em vigor dia 1º de janeiro de 2016 e prevê que para o ano de 2030 as nações tenham direcionado o mundo e suas sociedades para um lugar melhor, digno a todos que habitam o planeta, o que tem se tornado um desafio mundial. Esse acordo formaliza 169 metas e 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram estabelecidos por 193 países durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável em Nova York, na sede da Organização das Nações Unidas.
Os ODS são considerados um conjunto de prioridades e ambições que funcionam como um roteiro para todos os países. Abordam obstáculos e desafios mais urgentes, incluindo a erradicação da pobreza e da fome; a proteção do planeta da degradação ambiental; as mudanças climáticas; garantindo que todas as pessoas possam desfrutar vidas prósperas, saudáveis e satisfatórias; e fomentando sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres de violência e sem medo. Os ODS são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Os ODS são aplicáveis a todos os países e grupos vulneráveis dentro de cada país e enfatizam as interconexões, tanto entre as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento sustentável, como entre os próprios objetivos. Portanto, existe a necessidade de abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sempre interligados entre si, mas observando-se suas interações no contexto em que se está inserido.
Quer saber mais sobre os ODS? Clique aqui
Devido a sua versatilidade, podem ser desenvolvidos tanto por governos, pequenas empresas e universidades, quanto por cidadãos, que querem uma sociedade digna para todos. Não se traduzem em exigências legais, mas fazem prever que terão grande impacto sobre as estratégias e ações dos governos, das empresas e das organizações, assim como no fluxo de fundos e subsídios destinados ao seu desenvolvimento até 2030.
Os ODS são aplicáveis a todos os países e grupos vulneráveis dentro de cada país e enfatizam as interconexões, tanto entre as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento sustentável, como entre os próprios objetivos. Portanto, existe a necessidade de abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sempre interligados entre si, mas observando-se suas interações no contexto em que se está inserido.
O Brasil desempenhou papel fundamental na implementação dos ODM e tem mostrado grande empenho no processo em torno dos ODS. Sediou a primeira Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), bem como a Conferência Rio +20, em 2012. As inovações brasileiras em termos de políticas públicas também são vistas como contribuições para a integração das dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. No protocolo internacional estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil é signatário desde 2015.
Os ODS são um chamado para a ação coletiva visando melhorar a vida e perspectivas de todas as pessoas até 2030. Seu alcance pode se tornar prática e ser otimizado através de parcerias e de alianças interinstitucionais. Nesse contexto, as universidades podem contribuir, pois se constituem em um dos atores chaves no processo de promoção, divulgação e sensibilização da sociedade sobre a necessidade de observância da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para a promoção de um mundo melhor. Por esta razão, a Universidade Federal de Santa Maria também está engajada em sua promoção.
As universidades, cujo protagonismo em torno da criação e difusão do conhecimento é inquestionável, ocupam um lugar privilegiado dentro da sociedade e têm sido potentes impulsores da inovação global, nacional e local, do desenvolvimento econômico e do bem-estar social. Com isso, as universidades têm um papel fundamental no cumprimento dos ODS e ao mesmo tempo, podem se beneficiar ao se comprometerem com os ODS.
Nesse sentido, muitas das metas e objetivos estabelecidos na Agenda 2030 já são desenvolvidas(os) pela Universidade Federal de Santa Maria. Através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), a UFSM abraçou a causa e busca trazer essa discussão à tona e difundir os objetivos entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, pois a instituição tem, na sua filosofia, o desenvolvimento de soluções ambientais, econômicas e sociais por meio do desenvolvimento de projetos.
Desde 2018, a instituição participa de reuniões da rede ODS e criou um grupo de trabalho, no qual participam servidores de todos os Campi da Instituição. O objetivo inicial desse grupo é fazer uma classificação de todos os projetos que são trabalhados na UFSM, a fim de detectar em quais ODS se enquadram. Em um segundo momento, a comunidade acadêmica poderá propor projetos e poderão ser realizadas oficinas e workshops que expliquem a Agenda 2030, seus benefícios, suas oportunidades e suas dificuldades, bem como apresentem a sociedade as ações desenvolvidas pela Universidade para sua promoção.
De acordo com o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, “na UFSM, do ponto de vista gerencial, podemos dizer que são trabalhados três ODS principais: Educação de Qualidade; Paz e Justiça, e Parceria pelas Metas. Mas, se formos olhar para todos os projetos, certamente veremos que todos os objetivos são contemplados de alguma forma”.
Para um dos integrantes do grupo de trabalho da Agenda 2030, o Professor Adjunto e Coordenador do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM-CS, Lucas Veiga Ávila, Professor Permanente do PPGCC, a adesão da instituição na implantação destes ODS é uma oportunidade para promover a agenda sustentável, que já vem sendo desenvolvida em todos os Campi da Universidade. “A UFSM já tem isso arraigado, o fato é que agora são medidas mais complexas, que aos poucos vão começar a ser ampliadas e, assim, motivarão pesquisadores e estudantes a desenvolver trabalhos, pesquisas, projetos – o que tornará a UFSM pioneira no Brasil dentre as universidades públicas”.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026) da UFSM, através de importante conjunto de ações estratégicas, guarda proximidade aos ODS. Nele foram definidos 7 importantes desafios. Dentre os quais incluem-se o da Inclusão Social, da Gestão Ambiental e o do Desenvolvimento Local, Regional e Nacional, que se associam às dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Tal definição teve por propósito aprimorar sua relevância social e sustentável para o desenvolvimento humano, científico, técnico, cultural e global.
A UFSM demonstra preocupação em desempenhar sua função social e sustentável, estando seu PDI alinhado aos Objetivos da Agenda 2030. Muitos dos objetivos estratégicos estabelecidos já estão sendo concretizados, uma vez que se observa o desenvolvimento de um trabalho constante nessa linha, pela instituição. Isso serve como incentivo a novas atitudes que possam contribuir com um mundo melhor. Do mesmo modo, o PPGCC nasce com esta preocupação, de contribuir para o desenvolvimento sustentável de organizações e da sociedade, na busca por um mundo melhor.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis também atua e contribui para a promoção da Agenda 2030 e o alcance dos ODS, pois promove a formação em Ciências Contábeis, com expertise de conhecimentos relacionados as temáticas principais abordadas na área de concentração do Programa, “Controladoria, Governança e Sustentabilidade”, que compreende a atuação da contabilidade como área de apoio à gestão organizacional e fonte informacional para a comunicação entre organizações e a sociedade, visando a sustentabilidade organizacional e o desenvolvimento sustentável.
Sua base de conteúdos e conhecimentos é capaz de influenciar o planejamento de ações, a adoção e uso de sistemas de controle gerencial, e a tomada de decisões visando a sustentabilidade dos negócios. Também possibilita formar profissionais qualificados, científica e tecnicamente, com visão global, humanista e sustentável, atentos às demandas da sociedade e do ambiente, sendo agentes de mudança na sociedade e nas instituições nas quais virá a atuar.
A formação de profissionais com capacidade de perceber e integrar-se ao desenvolvimento social, político, econômico e cultural regional, de interagir e contribuir com a gestão organizacional de forma qualificada, sustentável e inovadora, possibilita o seu envolvimento com os ODS, constituindo-se os profissionais egressos do Programa agentes de mudanças e líderes empresariais, locais, regionais e/ou globais, capazes de alinhar suas organizações com os objetivos da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de modo que possam atuar para gerar valor a seus negócios de forma inclusiva e sustentável.
Além da abordagem do tema nas disciplinas, a promoção pelo PPGCC da atividade de ensino Vivências em Práticas Acadêmicas e Empresariais, se constitui em um veículo onde se proporciona uma interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Conta com a participação de gestores de organizações privadas e públicas, com ou sem fins lucrativos, e busca apresentar e debater problemas sociais e práticos vivenciados pela sociedade e pelas organizações, momento em que são identificadas oportunidades de investigação e o desenvolvimento de novas pesquisas e trabalhos. Isso é realizado de forma integrada e colaborativa, atendendo a interesses comuns e possibilita o planejamento e implantação de medidas de gestão e de políticas públicas capazes de contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Essa atividade se constitui em oportunidade para a inserção dos estudantes nos problemas reais, sociais e práticos encontrados no contexto de atuação das organizações e da sociedade, possibilitando reflexões e o entendimento sobre o papel fundamental desempenhado pela Contabilidade como instrumento de apoio à gestão de empresas, órgãos públicos, entidades representativas e sem finalidade lucrativa, e a sociedade de modo geral, no âmbito dos ODS. Do mesmo modo, promove o papel e a função social da Universidade, materializada nas ações promovidas que abordam questões relacionadas ao contexto do ensino, da pesquisa e da extensão, da formação profissional e a posterior atuação de egressos em prol da sociedade.
Dentre os ODS, os que têm maior associação aos trabalhos, pesquisas e projetos realizados no âmbito do PPGCC são o Objetivo 4 – Educação de Qualidade, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; o Objetivo 8 – Empregos decentes e crescimento econômico, que visa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; e o Objetivo 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, com vistas a tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Dentre os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos pelo PPGCC na busca do alcance destes objetivos, podem-se destacar:
(a) o trabalho de extensão e inserção social que promove a Capacitação em Gestão Financeira e Sustentável a Produtores de Agricultura Familiar da Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana: Essa ação, desenvolvida em parceria com a EMATER e Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios que compõem essa região, está alinhada ao Objetivo 8 dos ODS (Empregos decentes e crescimento econômico), por possibilitar aos produtores rurais e a seus filhos trabalho decente, produtivo e crescimento econômico sustentado;
(b) o trabalho de extensão comunitária e inserção social que promove a Capacitação Comunitária em Gestão de Entidades Organizadas da Sociedade Civil de Santa Maria/RS: Essa ação que busca, dentre outras ações, capacitar os participantes em questões relacionadas a atividades de elaboração de projetos sociais e sensibilizar membros da comunidade Santa-mariense e lideranças comunitárias para a importância da gestão de entidades Organizadas da Sociedade Civil, contribuindo assim para o seu fortalecimento e sua consolidação. Sua temática está associada ao Objetivo 11 dos ODS (Cidades e comunidades sustentáveis), uma vez que busca contribuir para tornar cidades inclusivas, seguras e sustentáveis;
(c) o trabalho de extensão comunitária e inserção social que promove a Capacitação de Membros da Comunidade Santa-mariense para a Gestão de Pequenas e Médias Empresas: Essa ação orienta e capacita os participantes, gestores de pequenas e médias empresas, para os processos de gestão organizacional, visando a sustentabilidade dos negócios, e está alinhada ao Objetivo 8 dos ODS (Empregos decentes e crescimento econômico), por promover o fortalecimento dessas empresas, que geram emprego e renda à sociedade;
(d) o projeto de extensão comunitária e inserção social caracterizado como Seminário de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade: a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Organizações: Essa ação busca promover o debate, a divulgação e o estímulo para as práticas e iniciativas para o desenvolvimento sustentável em organizações e comunidade; busca reunir estudantes, pesquisadores, empresários, representantes de associações, com ou sem fins lucrativos, e profissionais de diferentes áreas. Em 2019, em sua primeira edição, o Seminário teve como temática a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Organizações e foi elaborado nas dependências do Campus da UFSM, Cachoeira do Sul. A referida ação está alinhada aos Objetivos 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Empregos decentes e crescimento econômico) dos ODS. Ao Objetivo 4, por promover oportunidades de aprendizagem e de estímulo para ações de desenvolvimento sustentável, que se refletem ao longo da vida para todos e, ao Objetivo 8, por incluir empresários e representantes de associações, principais responsáveis por gerar riqueza, que deve ser buscada de forma sustentável.
O PPGCC entende que é necessário envolver-se efetivamente na promoção da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para que possamos ter um mundo melhor. Por esta razão, atua para formar profissionais com capacidade crítica e reflexiva para discutir problemas reais e sociais existentes, e identificar como sua atuação, das organizações e da sociedade, podem promover o bem comum e um mundo melhor, quer seja pela oferta de produtos ou serviços, pela atuação mais responsável das pessoas e entidades, pela inclusão social, pela sustentabilidade dos negócios, pela geração de emprego e renda, ou pela atuação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
Assim, espera-se que com sua atuação, o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria possa contribuir para o desenvolvimento de profissionais, organizações e sociedade, de modo inovador e sustentável.