A Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) informou que está finalizando a elaboração do Edital de Seleção para ingresso na Pós-graduação da UFSM, em nível de Doutorado e Mestrado. A publicação está prevista para ocorrer entre o final do mês de dezembro/2021 e o início do mês de janeiro/2022.
O período de inscrições está previsto para ocorrer na primeira quinzena de janeiro/2022 (ver datas no Edital, quando de sua divulgação). Já a seleção deverá ocorrer na semana seguinte e o ingresso dos aprovados em março/2022.
Acompanhe a publicação do Edital de Seleção na página da PRPGP (www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp).
A previsão de oferta de vagas para ingresso no PPGCC/UFSM são de até 15 vagas, sendo até 8 vagas para a Linha de Pesquisa em Controladoria e até 7 vagas para a Linha de Pesquisa em Governança e Sustentabilidade Organizacional.
Os candidatos interessados em participar do processo de seleção devem observar atentamente as informações estabelecidas no Edital divulgado.
Algumas observações importantes são destacadas:
– Estarão aptos a participar do processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado em Ciências Contábeis da UFSM os candidatos Diplomados em Curso de Graduação em qualquer área do conhecimento.
– O envio dos documentos para seleção ocorre no ato da inscrição, conforme instruções do Edital Geral e do Edital Específico.
– Os documentos são enviados unicamente por meio eletrônico, no Sistema de inscrições adotado pela Universidade.
– Não são aceitas entregas parciais ou envios de documentos complementares, bem como encaminhados fora do período estabelecido para inscrições.
– A responsabilidade pela inscrição e envio de todos os documentos solicitados é exclusivamente do candidato.
– A ausência de qualquer um dos documentos solicitados no Edital Geral e/ou no Edital Específico acarretará na eliminação do candidato.
– A inscrição no Processo de Seleção realizado pelo PPGCC por meio de seus Editais de Seleção implica na aceitação irrestrita, por parte dos candidatos, das normas gerais e das orientações estabelecidas nos Editais Geral e Específico.
Dentre os requisitos necessários a habilitação do candidato para participar do processo de seleção, está a relação de documentos específicos para a avaliação do candidato, como:
– Documento de identificação com foto (exemplo: RG, CNH, Passaporte, etc.);
– Comprovante de titulação de Graduação: Diploma de Graduação ou Curso Superior ou, na ausência deste, o Certificado de Conclusão de Curso emitido pelo Departamento responsável de cada IES ou Atestado de Provável Formando emitido pela Coordenação do respectivo Curso (neste caso, ficando ciente o candidato de que até a data da confirmação de vaga, prevista para março/2022, o candidato deverá apresentar comprovante de conclusão do curso);
– “Curriculum Vitae” no modelo Lattes CNPq (não é aceito outra forma de apresentação), devidamente documentado, apresentando as comprovações das informações do currículo;
– Projeto de pesquisa com, no máximo, quinze páginas, espaço 1,5 (um vírgula cinco pontos), fonte Times New Roman, tamanho 12, margens esquerda e superior de 3cm direita e inferior de 2cm, contendo: Capa (a capa deve apresentar: título, autor e linha de pesquisa a qual o candidato se inscreve); Introdução; Delimitação do problema de pesquisa; Objetivos; Justificativa; Referencial teórico; Metodologia; e, Referências bibliográficas, apresentadas conforme as normas da ABNT vigentes.
– Comprovante de desempenho do Teste ANPAD realizado entre Janeiro de 2020 até a data de inscrição neste edital ou declaração, assinada, de não ter realizado o Teste ANPAD neste período;
– Carta de intenção do candidato, assinada, com justificativa para a realização do mestrado, contendo, também, declaração de disponibilidade para as atividades propostas pelo Curso, não podendo utilizar nenhuma outra atividade paralela para justificar a não participação nessas a qualquer tempo do Curso, ou descumprir determinações do orientador;
– Tabela de pontuação de “Curriculum Vitae” (modelo Lattes CNPq) devidamente preenchida com as respectivas pontuações (conforme modelo anexo ao Edital a ser divulgado).
Importante:
A ausência de qualquer destes documentos na forma especificada no Edital a ser divulgado acarretará na eliminação do candidato. Acompanhe a publicação do Edital e veja todos os requisitos necessários a participação do candidato interessado em ingressar no PPGCC, neste processo de seleção.
Informações adicionais poderão ser obtidas na página do Programa (https://www.ufsm.br/ppgcont). Em caso de dúvidas acesse as informações disponíveis nas guias “Ingresse no PPGCC” e “Perguntas Frequentes”, ou entre em contato pelo e-mail: ppgcontabeis@ufsm.br.