O Programa de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria, regulamentado pela INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPGP/UFSM N. 07, DE 04 DE OUTUBRO DE 2023, se constitui em uma oportunidade de aprimoramento em pesquisa sob supervisão de docente ou pesquisador(a) credenciado(a) em programa de pós-graduação stricto sensu da UFSM, devendo ocorrer em caráter presencial, com duração mínima de 3 meses e dedicação de no mínimo 20 h semanais.
Poderão se candidatar ao programa de pós-doutorado pesquisadores(as) portadores(as) do título de Doutor(a).
As solicitações para realização de estágio de pós-doutorado devem partir do pesquisador interessado em realizar o estágio de pós-doutorado mediante a abertura de um processo PEN – processo de inscrição em pós-doutorado (código 134.112), seguindo as orientações disponíveis no site da PRPGP, serviços (https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/servicos/programa-de-pos-doutorado-na-universidade-federal-de-santa-maria).
Do recebimento da documentação o PPG Ciências Odontológicas, encaminha esta para apreciação na Comissão de Bolsas, que após submete a homologação no Colegiado do referido PPG, e só então o processo é encaminhado para o Controle Acadêmico da PRPGP para implementação.
Para a inscrição, cada candidato ao Pós-doutorado deverá abrir um Processo de inscrição em programa de pós-doutorado (134.112), junto ao sistema de Processo Eletrônico da UFSM, o PEN-SIE.
Para isso, deve primeiramente efetuar o cadastro como usuário externo no LINK.
Com esse acesso ao Portal de Documentos, deve seguir os passos de abertura de processo eletrônico do Tutorial de Abertura de Processo Eletrônico, disponível na página do PEN-SIE em Apoio ao Usuário https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/apoio-ao-usuario/.
O processo deve conter os documentos abaixo listados, iniciando-se o processo com o requerimento padrão:
I- Requerimento padrão, devidamente preenchido, para pós-doutorado UFSM (anexo 01), assinado no processo PEN-SIE;
II- Projeto de pesquisa que será desenvolvido (padrão CAPES/CNPq), contendo PLANO DE TRABALHO em consonância com o cronograma de vínculo do pós doutorado na UFSM;
III- Carteira de identidade brasileira e CPF (apenas para brasileiros);
IV- Passaporte, CPF e Registro Nacional Migratório (obtido junto a Polícia Federal) (apenas para estrangeiros);
V- Diploma de doutor;
VI- Quando se tratar de candidato estrangeiro, incluir comprovante de seguro de vida/saúde com vigência durante o período de vínculo com a UFSM;
VII- Comprovante de concessão da bolsa (se houver);
VIII- No caso de candidatos com vínculo empregatício, o candidato deverá comprovar autorização de afastamento pelo empregador para atender às atividades/horas previstas no plano de trabalho (anexo 02).
Posteriormente ao início do curso, o Discente de Pós-Doutorado deve efetuar matrícula semestralmente, conforme calendário acadêmico vigente, e findado o seu período de pós-doutoramento, deve submeter a documentação específica exigida pela INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPGP/UFSM N. 07 para apreciação pelo PPG, e homologação em Colegiado deste.
Dúvidas relativas a estes processos, entrar em contato com a Secretaria do PPG Ciências Odontológicas através do e-mail ppgodonto@ufsm.br ou contato telefônico em horários comerciais (55)3220-9210.