Ir para o conteúdo PPGCO Ir para o menu PPGCO Ir para a busca no site PPGCO Ir para o rodapé PPGCO
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações acerca do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira

TESTE DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (TESLE)

O teste de suficiência afere a habilidade de leitura em línguas estrangeiras e é obrigatório para os alunos de pós graduação, que deverão se submeter ao teste no decorrer do curso para ao qual foram admitidos (Mestrado ou Doutorado).

regimento interno de Pós Graduação Stricto Senso e Lato Senso da UFSM, no seu regime didático (art. 31) determina que “os discentes de pós graduação em nível de Mestrado e Doutorado deverão comprovar suficiência em, no mínimo, uma língua estrangeira, conforme definido no regulamento do programa de pós graduação”. Sendo assim, os estudantes que não comprovarem suficiência não poderão apresentar sua dissertação ou tese.

REGIMENTO INTERNO: RESOLUÇÃO 015-2014 APROVA O REGIMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E LATO SENSU DA UFSM

1. Teste de Suficiência na UFSM:

A aplicação do teste é de competência do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) do Centro de Artes e Letras, conforme define a Resolução N. 003/2010 da UFSM. Ele é ofertado duas vezes por ano, uma a cada semestre. A inscrição é feita, exclusivamente, via Portal do Aluno, durante o período divulgado no edital.

As línguas estrangeiras oferecidas são inglês, espanhol, alemão, francês e português para estrangeiros.

No dia do teste, o candidato deverá comparecer ao local munido de documento de identidade com foto com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. O candidato que não apresentar documento válido não poderá realizar o teste. A duração do teste é de duas horas. Durante a realização, o candidato poderá utilizar somente um (1) dicionário impresso, não sendo permitidos empréstimos. A folha-resposta deve ser preenchida em caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e é de responsabilidade do candidato levar.

O teste é composto por textos de publicações científicas e acadêmicas e questões objetivas. Uma parte das questões trata-se da compreensão do texto e habilidades de leituras e a outra parte é de questões léxico-gramaticais. Atualmente o teste é composto de 16 questões objetivas e terá valor mínimo 0,00 e valor máximo 10,00. O candidato estará aprovado com a nota mínima de 6,25 para um mínimo de dez (10) questões corretas.

A divulgação dos resultados do teste é realizada em até duas semanas após a sua aplicação, conforme edital, no site de notícias da UFSM.

Os candidatos aprovados no teste de suficiência que forem alunos regulares da pós graduação da UFSM terão, no seu histórico escolar, o registro de aprovação realizado pelo DERCA. Os demais candidatos: alunos prováveis formandos, alunos especiais de pós-graduação e técnicos administrativos deverão, com antecedência, solicitar junto ao DERCA um atestado de aprovação no Teste de Suficiência no qual constará o seu aproveitamento.

DERCA: Editais DERCA – Coordenadorias de Registro e Matrícula (COREM) e de Oferta e Relacionamento (COFRE) (ufsm.br)

2. Teste de Suficiência em outras Instituições de Ensino Superior (IES):

O aproveitamento do teste de suficiência em língua estrangeira realizado fora da UFSM, será aceito quando reconhecido pela CAPES e/ou emitido por instituições com programas de pós graduação, reconhecidos pela mesma, e realizado no máximo há cinco anos. Os alunos de pós graduação deverão solicitar o aproveitamento do seu teste, via requerimento, com o certificado de aprovação do teste em anexo e encaminhar para o programa de pós-graduação.

3. Test of English as a Foreign Language (TOEFL):

Há a possibilidade de revalidação da nota do TOELF para obter a equivalência ao teste de suficiência, desde que o aluno de pós graduação obtiver nota igual ou superior a 41 pontos na seção “Reading comprehension” do TOELF. Os alunos de pós graduação deverão solicitar o aproveitamento do seu teste, via requerimento, com o cartão de resultado do TOELF em anexo e encaminhar para o programa de pós-graduação.

*A IN N 005/2023, a cerca dos procedimentos para aproveitamento/dispensa do TESLE esta disponível no Portal Documentos da UFSM no link: https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=14663312


** O formulário para aproveitamento/dispensa está disponível no link: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/531/2023/05/Requerimento_Comprovacao_Suf_Lingua_Estrangeira_NCAPG.pdf

***O site da PRPGP que disserta sobre a comprovação de Suficiência em língua estrangeira está disponível no link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/servicos/comprovacao-de-suficiencia-em-lingua-estrangeira

ORIENTAÇÕES PARA ABERTURA DO PEN:

  1. O Pen deve ser aberto com o Tipo Documental: Processo de comprovação de suficiência em língua estrangeira 
  2. Anexos, em formato PDF legível: “Requerimento de Comprovação de Suficiência em Língua Estrangeira” preenchido e assinado digitalmente no PEN junto dos comprovantes da realização do teste da língua estrangeira.
  3. Destinatário: Coordenação do PPGCO para análise.
  4. Após a aprovação do Colegiado, a Coordenação do PPGCO encaminha para unidade: 01.09.13.00.0.0 Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG), com o comprovante da aprovação da solicitação.