Ir para o conteúdo Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação Ir para o menu Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação Ir para a busca no site Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação Ir para o rodapé Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docência Orientada

INSTRUÇÕES

Primeiramente o aluno precisará assinar o termo de concordância de assinatura eletrônica conforme tutorial a seguir: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf , caso ainda não tenha.

Após obter a confirmação da assinatura eletrônica, o aluno deve abrir o processo eletrônico de Docência Orientada no portal de processos: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
O aluno precisará entrar com login (matrícula) e senha (senha do portal do aluno).

PARA ABERTURA DO PROCESSO PELO ALUNO

1. Clicar em “Novo” e “Processo”

2. Escolher o Tipo documental “Processo de docência orientada (134.31)”.

– No campo procedência aparecerá o nome do aluno.
– O aluno pode complementar a descrição, se quiser, e clicar em salvar.

3. Anexar ao processo clicando em “adicionar” e “enviar”:
1) Requerimento de docência orientada no tipo de documento “Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado”, seguindo o Modelo

2) Plano de docência orientada, o qual deverá conter: os assuntos do plano de estudo que serão abordados; data e horário em que a aula ocorrerá; duração da aula. Inserir no tipo “Plano de docência orientada de mestrado/doutorado”.

3) Plano de ensino/ementa da disciplina na qual realizará a docência no tipo de documento no tipo “Ementa de disciplinas de mestrado/doutorado (132.3)” – Modelo de plano de atividades

*Todos os documentos devem estar em formato PDF;

Obs: o relatório de docência orientada será elaborado pelo aluno e inserido após a realização da docência.

4. marcar: “gerado eletronicamente”, “sem autenticação”, assinar o documento? marcar “sim” e clicar em adicionar.

5. Depois de incluir todos os documentos, clicar em “salvar”, inserir o vínculo (discente) e a senha do portal do aluno e clicar em “ok”.

6. Clicar em “tramitar” escrevendo no despacho “solicito encaminhamento do processo ao professor (nome do orientador do aluno)”. Ele será encaminhado para o destino inicial, que é o protocolo da UFSM.

PARA TRAMITAÇÃO PELO ORIENTADOR
– O orientador deve assinar o documento Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado incluído pelo aluno, clicar em tramitar e escrever no despacho que está de acordo com a solicitação.
– O processo deve ser tramitado para unidade CURSO-PROGRAMA PG EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO E REABILITAÇÃO (Código 09.10.07.00.0.0).