Com grande satisfação, viemos por meio deste informar a todos que ocorrerá nos dias 18 a 20 de outubro de 2021 a 5ª edição do Encontro Científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSM! Devido à pandemia, o evento será na modalidade online. Maiores informações podem ser obtidas através na aba “V Encontro do PPGCF da UFSM”, no menu superior do nosso site ou através do link disponível AQUI. Contamos com a participação de todos!
Nos dias 18 a 20 de outubro de 2021 ocorrerá a 5ª edição do Encontro Científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSM. Devido à pandemia, o evento na modalidade online. Contamos com a sua participação!
Público alvo: Discentes e docentes do PPGCF-UFSM Alunos de graduação de Farmácia e áreas afins
Comissão organizadora: Professores Profa. Dra. Andréa Inês Horn Adams (Coordenadora do Evento) Prof. Dr. André Valle de Bairros Prof. Dr. Fernando Fumagalli Profa. Dra. Letícia Cruz Profa. Dra. Natália Brucker Pós-Doutorandos Dra. Luana Mota Ferreira Dr. Leonardo Quintana Lopes Discentes do Programa Farm. Nadine Arnold Steffens Me. Taciéli Fagundes da Rosa Me. Tielle Moraes de Almeida
1. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO 1.1 A participação no V Encontro PPGCF UFSM é obrigatória para todos os alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, sendo facultativa a apresentação dos trabalhos dos discentes que ingressaram em 2021/1 e 2021/2. 1.2 O período de inscrições é de 16/08/2021 a 03/09/2021. CLIQUE AQUIpara realizar a sua inscrição. 1.3 A apresentação de trabalhos será limitada aos discentes do PPGCF. Os trabalhos serão apresentados em vídeo na Mostra de Trabalhos online do PPGCF (discentes do Mestrado e Doutorado,) ou na sessão de Comunicações Orais síncronas (seis trabalhos selecionados pelo Comitê Científico, desenvolvidos por discentes que passaram pelo Exame de Qualificação). 1.4 Os alunos que estão desenvolvendo projetos sob confidencialidade, aprovado pelo PPGCF, ou aqueles em licença, serão isentos da apresentação de resumo. Os alunos nestas condições devem fornecer uma declaração do orientador justificando a confidencialidade (enviar para encontro.ppgcf@ufsm.br até 20/08/2021). 1.5 Os certificados de participação e apresentação dos trabalhos serão emitidos para aqueles que participarem em 70% das atividades. A comprovação da presença será confirmada pela resposta de formulário online.
2. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO RESUMO 2.1 O resumo deve ser enviado no período de 16/08/2021 a 03/09/2021, para o e-mail encontro.ppgcf@ufsm.br. 2.2 Recomenda-se que o resumo apresente a maioria dos dados obtidos durante o desenvolvimento do projeto e perspectivas, se for o caso; 2.3 O resumo deve ser escrito em português e indicar claramente a afiliação do autor. 2.4CLIQUE AQUIpara acessar o modelo de resumo. Este modelo deve ser usado para o envio de resumos. Importante: • O resumo dos trabalhos inscritos na Mostra de Trabalhos do PPGCF não deve ultrapassar uma página; • O resumo dos trabalhos inscritos para as Comunicações Orais poderá ter no máximo duas páginas, sendo facultada a apresentação de dados em até duas tabelas ou figuras. 2.5 O resumo deve ser apresentado no formato .pdf. O nome do arquivo deve ser o primeiro nome do autor (nome sobrenome.pdf). 2.6 A qualidade do trabalho é de responsabilidade dos autores. 2.7 Entre os resumos inscritos para as Comunicações Orais, serão selecionados seis trabalhos pelo Comitê Científico (três trabalhos de cada área do Programa), no período de 06/09/2021 a 17/09/2021. Estes trabalhos serão apresentados conforme descrito no item 4.
3. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DOS VÍDEOS DA MOSTRA DE TRABALHOS Os trabalhos que irão compor a Mostra de Trabalhos online serão apresentados como vídeos com 5 minutos de duração. Os vídeos devem ser gravados e postados no Youtube, sendo que o limite para envio do link de acesso aos vídeos é 01/10/2021.
4. COMUNICAÇÕES ORAIS Os doutorandos selecionados para Comunicação Oral deverão preparar uma apresentação com duração máxima de 10 minutos. Após a apresentação síncrona, serão disponibilizados 5 minutos para perguntas.
5. PREMIAÇÃO
A melhor Comunicação Oral receberá o Prêmio Margareth Linde Athayde.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.