As linhas de pesquisa de atuação do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Toxicológica são:
1. Bioquímica Toxicológica Comparativa e Translacional
Esta linha investiga aspectos moleculares relacionados à toxicologia de metais e agentes químicos (pesticidas, medicamentos, etc..) em vertebrados e não-vertebrados de modo a gerar produtos, serviços e políticas que possam beneficiar a população.
2. Educação em Ciências: Processos de ensino e aprendizagem na escola e na universidade
Esta linha visa inserir os alunos de pós graduação na realidade da educação básica brasileira e prepará-los para o futuro como professores usando a experimentação e seus benefícios em termos cognitivos como argumentos para melhorar o ensino de ciências na educação básica e a elaboração de materiais didáticos diversos.
3. Toxicologia e Farmacologia de produtos naturais e sintéticos
Estuda os efeitos de compostos naturais e sintéticos sobre parâmetros enzimáticos, bioquímicos, comportamentais e toxicológicos. Os efeitos destes compostos servirão como base para possíveis usos terapêuticos.
4. Mecanismos Bioquímicos e moleculares associados a processos fisiológicos e patológicos
Estudo dos mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos em eventos fisiológicos, bem como na gênese e progressão de doenças crônico-degenerativas em humanos e em modelos animais, com o objetivo de apontar o uso de novas moléculas/compostos como agentes terapêuticos.