Laboratórios
LABORATÓRIO DE NEUROTOXICIDADE E PSICOFARMACOLOGIA (LabNeuro DOR)
Professora responsável: Sara Marchesan de Oliveira
Localização: Sala 2238 B, Prédio 18
Sobre: O Laboratório de Neurotoxicidade e Psicofarmacologia (LabNeuro Dor) tem como foco o estudo de diversas condições ligadas à dor, além de estudar o efeito analgésico de substâncias naturais e sintéticas. Para suas pesquisas, o laboratório utiliza vários modelos ligados à dor em camundongos, como dor artrítica, dor pós-operatória, fibromialgia, dor neuropática, dor músculo-esquelética e dor associada a queimaduras solares. Os estudos realizados pelo LabNeuro Dor buscam tanto ampliar os conhecimentos acerca da dor, quanto contribuir para o encontro de analgésicos mais eficazes e seguros.
LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA TOXICOLÓGICA (Labore)
Professora responsável: Nilda Berenice de Vargas Barbosa
Localização: Sala 3239, Prédio 19
Sobre: O Laboratório de Bioquímica Toxicológica (Labore) foca seus estudos em três principais linhas de pesquisa: (1) Estudo das complicações e mecanismos envolvidos na patogênese do diabetes mellitus/hiperglicemia e doenças neurodegenerativas, como Parkinson; (2) Intoxicação por mercúrio: ênfase na toxicidade induzida por MeHg e EtHg; (3) Antioxidantes como promissores terapêuticos: ênfase em Selênio. Para tanto, o laboratório utiliza como modelo experimental tanto o cultivo celular quanto modelos alternativos in vivo (Drosophila Melanogaster e Zebrafish). Os estudos realizados pelo Labore buscam fornecer subsídios fenotípicos, tecidos-alvos e vias moleculares envolvidos na patogênese de doenças humanas a fim de indicar moléculas promissoras como terapêuticos.
LABORATÓRIO DE NEUROPSICOBIOLOGIA EXPERIMENTAL (LaNE)
Professor responsável: Denis Rosemberg
Localização: Sala 2239, Prédio 18
Sobre: O Laboratório de Neuropsicobiologia Experimental (LaNE) tem como foco de seus estudos a caracterização de modelos comportamentais relacionados a doenças neurológicas e transtornos neuropsiquiátricos, utilizando o Peixe-zebra (Zebrafish) como organismo teste. Através de abordagens farmacológicas e não farmacológicas, as pesquisas objetivam validar aspectos neurocomportamentais (como ansiedade, depressão, fobias, epilepsia, estresse, intoxicação alcoólica, mania, bipolaridade, esquizofrenia e toc) envolvidos em diferentes condições humanas, a fim de melhor compreender as características neurobiológicas envolvidas em diferentes doenças relacionadas ao sistema nervoso central.
LABORATÓRIO DE SÍNTESE, REATIVIDADE E AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA E TOXICOLÓGICA DE ORGANOCALCOGÊNIOS
Professores responsáveis: Cristina Wayne Nogueira e Gilson Zeni
Localização: Salas 1224 e 1320, Prédio 17
Sobre: O Laboratório de Síntese, reatividade e avaliação farmacológica e toxicológica de organocalcogênios (LASRAFTO) tem como foco de seus estudos o potencial tóxico e farmacológico de moléculas inéditas que contém átomos de selênio ou telúrio. Para tanto, utiliza-se da síntese ou da reatividade destas moléculas orgânicas para avaliar a sua ação biológica em diferentes modelos experimentais. As pesquisas desenvolvidas pelo LASRAFTO buscam contribuir para a geração de novas metodologias de síntese, com a padronização de modelos experimentais que auxiliem na compreensão de doenças que acometem a população, e para o desenvolvimento de novos produtos que sirvam como alternativas terapêuticas para essas doenças.
LABORATÓRIO DE FOTOBIOLOGIA (LabFotoBio)
Professor responsável: André Passaglia Schuch
Localização: Sala 3010, INPE
Sobre: O Laboratório de Fotobiologia (LabFotoBio) tem como foco de seus estudos o entendimento dos efeitos da luz – principalmente da radiação UV sobre modelos in vitro humanos, animais e microbiológicos, assim como sobre moléculas de DNA -, além de medir a incidência da radiação UVB e UVA solar na cidade de Santa Maria – compreendendo sua capacidade de induzir lesões de DNA em tempo real -, e prestar serviços à indústria de cosméticos através da determinação do fps DNA de filtros solares. Os estudos desenvolvidos no LabFotoBio buscam preencher lacunas de conhecimento existentes na área e desenvolver novas tecnologias que permitam solucionar alguns problemas da indústria (como o declínio de anfíbios e o aumento da incidência de câncer de pele).
LABORATÓRIO DE BIOINFORMÁTICA E EVOLUÇÃO DE VÍRUS (LaBEVir)
Professor responsável: Dennis Maletich Junqueira
Localização: Sala 2428, Prédio 18
Sobre: O Laboratório de Bioinformática e Evolução de Vírus foca seus estudos na compreensão dos mecanismos de transmissão e evolução de diferentes vírus de RNA (como HIV, Influenza e Raiva), através da análise de dados genéricos e epidemiológicos. Para tanto, utiliza-se de ferramentas de análise que envolvem programas de bioinformática, que atrelam estatística à evolução de sequências, e que buscam reconstruir os padrões de variação e disseminação das variantes virais no tempo e espaço. Com esses estudos, o LaBEVir busca não apenas auxiliar no combate às doenças virais, mas também fornecer subsídios fundamentais para a antecipação e enfrentamento de futuras ameaças à saúde pública em escala global.
LABORATÓRIO DE ENZIMOLOGIA (Enzitox)
Professoras responsáveis: Maria Rosa Chitolina Schetinger e Vera Maria Melchiors Morsch
Localização: Sala 2208, Prédio 18
Sobre: O Laboratório de Enzimologia (Enzitox) foca seus estudos nos mecanismos moleculares do sistema purinérgico, colinérgico e estresse oxidativo em diferentes doenças, através de modelos experimentais in vivo, como camundongos e ratos, e in vitro, com linhagens celulares. Entre as condições estudadas estão diabetes, doenças neurodegenerativas (como Alzheimer e Parkinson), doenças psiquiátricas, parasitoses, doenças imunológicas, sepse, câncer, hipertensão, entre outras. Os estudos desenvolvidos pelo laboratório Enzitox buscam contribuir para o avanço das terapias voltadas a doenças complexas e para a promoção de uma melhor qualidade de vida, por meio da investigação de intervenções farmacológicas, naturais e comportamentais.
LABORATÓRIO DE TOXICOLOGIA AQUÁTICA (LABTAQ)
Professora responsável: Vania Lucia Loro
Localização: Salas 2226 e 2238a, Prédio 18
Sobre: O Laboratório de Toxicologia Aquática (LABTAQ), desenvolve atividades na area de bioquímica comparada, com foco em toxicologia de pesticidas e metais em peixe zebra nos diferentes estágios de desenvolvimento (do embrião ao adulto). Outro modelo utilizado para estudar toxicologia de pesticidas e metais são as minhocas, que são um modelo invertebrado de fácil reprodução e manutenção em laboratório. Estudamos também compostos bioativos com potencial antioxidante para uso em dietas para peixes que vivem em áreas contaminadas. Por último, não menos importante, estamos desenvolvendo desde 2018 projetos na linha de pesquisa Educação em Ciências junto aos alunos de graduação da UFSM. Neste ano começaremos projetos de apoio ao ensino de ciências para professores da rede municipal de educação.
LABORATÓRIO DE NEUROTOXICOLOGIA E NEUROPROTEÇÃO EXPERIMENTAL (LANE2EX)
Professores responsáveis: Félix Alexandre Antunes Soares e Cristiane Dalla Corte
Localização: Sala 3217, Prédio 19
LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA TOXICOLÓGICA (LABTox)
Professor responsável: João Batista Teixeira da Rocha
Localização: Sala 2422, 2425 e almoxarifado, Prédio 18
Sobre: O Laboratório de Bioquímica Toxicológica tem como foco de suas pesquisas a toxicologia e farmacologia de organocalcogênios (especialmente compostos de selênio, enxofre e telúrio), bem como os possíveis efeitos protetores destes compostos contra a toxicidade induzida por compostos orgânicos e inorgânicos como mercúrio, outros metais pesados e contra compostos organofosforados. Os principais modelos experimentais utilizados atualmente pelo laboratório são células sanguíneas, devido à acessibilidade e relevância fisiológica e baratas do gênero Nauphoeta cinerea, devido ao seu fácil manejo, baixo custo e curto tempo de reprodução. Os dados gerados pelas publicações do Laboratório de Bioquímica Toxicológica trazem efeitos de novos candidatos a fármacos contra patologias novas ou já estabelecidas. Além disso, o conhecimento acerca dos efeitos celulares e sistêmicos de compostos toxicológicos ajudam a formular tratamentos racionais contra possíveis intoxicações ambientais ou ocupacionais causadas por esses compostos.
LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR E SEQUENCIAMENTO
Professor responsável: Élgion Lúcio da Silva Loreto
Localização: Sala 3211, Prédio 16
LABORATÓRIO DE BIOINFORMÁTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DE PLANTAS (LaBBiMP)
Professora responsável: Ana Lúcia Anversa Segatto
Localização: Sala 2422, Prédio 18
Sobre: O Laboratório de Bioinformática e Biologia Molecular de Plantas (LaBBiMP) investiga os mecanismos moleculares subjacentes às respostas de plantas a estresses bióticos e abióticos. Para isso, integra abordagens de bioinformática, com ênfase em análises de expressão gênica e evolução de famílias gênicas e organismos, a técnicas experimentais como PCR, RT-qPCR e sequenciamento de ácidos nucleicos. As pesquisas desenvolvidas no laboratório visam contribuir para a conservação de espécies nativas e o desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis.
LABORATÓRIO DE NEUROTOXICIDADE E PSICOFARMACOLOGIA (LabNeuro MEMÓRIA)
Professora responsável: Maribel Antonello Rubin
Localização: Sala 2238b, Prédio 18
LABORATÓRIO DE IMUNOBIOLOGIA EXPERIMENTAL E APLICADA (LabiBIO)
Professora responsável: Daniela Bittencourt
Localização: Sala 4237, Prédio 20
Sobre: O Laboratório de Imunobiologia Experimental e Aplicada (LabiBio) investiga a sinalização purinérgica em neoplasias, doenças inflamatórias e autoimunes, utilizando modelos in vitro (cultivo celular e amostras biológicas humanas) e in vivo (roedores). As pesquisas buscam compreender o papel da sinalização purinérgica e avaliar compostos farmacêuticos e bioativos, visando identificar novos alvos e estratégias terapêuticas para o tratamento do câncer e de doenças inflamatórias, contribuindo para o avanço da imunorregulação e o desenvolvimento de novas terapias.
LABORATÓRIO DE FARMACOLOGIA DA DOR (FarmacoDor)
Professora responsável: Gabriela Trevisan
Localização: Sala 5207, Prédio 21
Sobre: O Laboratório de Farmacologia da Dor foca seus estudos nos mecanismos sensoriais e emocionais envolvidos na dor, especialmente em condições como enxaqueca, câncer, esclerose múltipla, síndrome de dor regional complexa (SDRC) e a doença de Parkinson. Para tanto, investiga mecanismos desconhecidos da fisiopatologia dessas condições e desenvolve novas abordagens farmacológicas para avaliar sua eficácia no alívio da dor. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo buscam contribuir tanto para a compreensão dos mecanismos que afetam a qualidade de vida dos pacientes quanto para o desenvolvimento de terapias que possam oferecer alternativas de tratamento mais eficazes.
LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA E TOXICOLOGIA EM CAENORHABDITIS ELEGANS (GBToxCe)
Professora responsável: Daiana Silva
Localização: UNIPAMPA