O estágio de docência é uma atividade curricular para discentes de pós-graduação que se apresenta como disciplina denominada “Docência Orientada”, sendo definida como a participação de discente de pós-graduação em atividades de ensino em nível de graduação na UFSM, servindo para a complementação da formação pedagógica dos(as) pós-graduandos(as).
O aluno, em nível de mestrado, precisa realizar dois estágios em docência orientada. Assim, precisa abrir dois processos PEN/SIE, um para cada docência.
O processo de Docência Orientada deve ser aberto antes do período de matrícula, para a efetivação da matrícula na disciplina de Docência Orientada.
O processo deve ser nomeado de forma que se identifique a Docência Orientada a que ele se refere. Exemplo: Processo de Docência I, Processo de Docência II.
O Plano de ensino deve conter as atividades desenvolvidas na docência solicitada e deve conter o conteúdo das aulas ministradas na referida docência.
O Plano de ensino deve informar se há mais de um aluno desenvolvendo atividades na mesma disciplina (no máximo dois alunos por disciplina).
Além da carga horária de aulas ministradas, o aluno pode informar a carga horária referente à:
I – preparo de aulas;
II – correção de avaliações e exercícios; ou,
III – atendimento extraclasse aos(as) discentes.
A carga horária da disciplina de Docência Orientada em Atividades frente ao aluno não pode exceder os 30%.
No final do semestre, o aluno receberá novamente, em sua caixa postal, o(s) processo(s) de Docência Orientada, para a inclusão do relatório das atividades desenvolvidas, o qual será avaliado pela coordenação e arquivado.
Para mais informações, acesse o link.
Anexos