Autoavaliação e Planejamento Estratégico
SOBRE O PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PPGBTox:
O plano de autoavaliação do PPGBTox foi elaborado com o objetivo de realizar uma autoavaliação multidimensional, valorizando o ensino e aprendizagem, a infraestrutura, o corpo docente e discente, o currículo, os projetos de pesquisa em andamento, as atividades de extensão, as políticas de internacionalização, a produção de conhecimentos, a inovação, transferência de conhecimento e seu impacto e relevância na sociedade.
Como base para a elaboração deste plano, utilizou-se o relatório do Grupo de Trabalho (GT) constituído pela CAPES, o qual permitiu estruturar a proposta de autoavaliação do programa. Este documento base estabeleceu um conjunto de diretrizes e de questões norteadoras que devem ser consideradas, ajudando de forma efetiva os programas de pós-graduação a definir o conjunto de práticas, instrumentos e reflexões envolvidas no processo de autoavaliação. O relatório do GT de Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação apresentou uma proposta metodológica para utilização no âmbito dos programas de pós-graduação, organizada em cinco etapas:
1. Políticas e preparação
2. Implementação e procedimentos
3. Divulgação dos resultados
4. Uso dos resultados
5. Meta avaliação
Salienta-se que o plano de autoavaliação deve estar alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e que deve captar a dimensão do processo de formação e não só o produto gerado, permitindo a tomada de decisões para a melhoria ao nível do Programa. Este processo deve ocorrer com a participação de todos os atores envolvidos (docentes, discentes, egressos, técnicos e IES).
O Plano de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica objetiva monitorar a qualidade do programa, o processo formativo, e a produção de conhecimento, dando subsídios para o Planejamento Estratégico do Programa. O processo de autoavaliação tem como objetivo, junto ao processo de avaliação externa, nortear ações que permitam contribuir com a missão do programa. Assim, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos para o plano de autoavaliação do PPGBTox:
● Discutir sobre as ações desenvolvidas no PPGBTox com os diversos atores envolvidos com o Plano de Autoavaliação;
● Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do envolvimento e participação de todos no processo;
● Produzir e implementar um banco de dados contendo o registro e apresentação das informações coletadas;
● Elaborar relatórios parcial e final para apreciação e discussão pela Comissão de Autoavaliação e colegiado do curso;
● Promover espaços de discussões com a comunidade acadêmica;
● Implementar o Plano de Autoavaliação enquanto processo permanente, que será retroalimentado e reavaliado anualmente a partir de coletas de dados sistemática e meta avaliação.
Grupo de Trabalho de Autoavaliação e Planejamento Estratégico:
Docentes:
André Passaglia Schuch
Cristina Wayne Nogueira
Daniela Bitencourt Rosa Leal
Denis Broock Rosemberg
Nilda Berenice Vargas Barbosa
Sara Marchesan de Oliveira
Vera Maria Melchiors Morsch
Discente:
Maria Fernanda Pessano Fialho
Egresso:
Charles Elias Assmann
Técnico Administrativo em Educação:
Elvandir Guedes Guimarães
AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: METAS DO QUADRIÊNIO 2021-2024
O processo de autoavaliação e planejamento estratégico do PPGBTox da UFSM no quadriênio 2021-2024 foi pautado pela busca contínua de excelência acadêmica, alinhamento às diretrizes institucionais (PDI/UFSM) e fortalecimento da formação discente. Em resumo, as metas estabelecidas incluíram:
i) ampliar parcerias nacionais e internacionais;
ii) fomentar a mobilidade acadêmica;
iii) integrar o programa com a sociedade;
iv) atualizar linhas de pesquisa;
v) diversificar a formação de mestres e doutores;
vi) aumentar a captação de recursos.
Muitas dessas metas foram atingidas de modo plenamente satisfatório. Como exemplo, houve reformulação das linhas de pesquisa do PPG, ampliação da internacionalização (principalmente via CAPES-PrInt), aumento expressivo na submissão e aprovação de projetos de fomento, criação de novas disciplinas, incentivo à extensão universitária e promoção de eventos integrativos como a Mostra Científica.
Algumas metas, como a expansão da mobilidade discente internacional e o estímulo à dupla titulação, tiveram avanços, mas ainda requerem maior consolidação no próximo quadriênio. O processo de autoavaliação contínuo, com participação da comunidade acadêmica e seminário específico, permitiu identificar traçar avanços e novos direcionamentos estratégicos para fortalecer ainda mais o impacto científico e social do programa nos próximos anos.