Um relatório técnico é um documento que relata os resultados obtidos em investigação de pesquisa, ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. Um relatório técnico-científico apresenta sistematicamente informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações (ABNT NBR 10179, Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2015).
A publicação de relatórios técnicos é fomentada pelos órgãos de pesquisa brasileiros como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Dentro do âmbito do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), os professores e seus orientados são estimulados a publicar relatórios técnicos relativos às suas pesquisas em andamento ou finais, como forma de estimular a produção científica e técnica, além de auxiliar na difusão do programa e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) frente à sociedade em geral. A publicação dos relatórios técnicos é de responsabilidade da Editoria Técnica do PPGAUP (EdTEC/PPGAUP) e seu conteúdo é de inteira responsabilidade dos autores.
Editora: Profª Dr. Angela Weber Righi
Contato:
Editora: Profª Dr. Angela Weber Righi
Corpo editorial: Profª Dr. Angela Weber Righi, Profº William D’Andrea Fonseca e Profº Mario Fernando De Mello
Periodicidade da publicação: semestral.
Idiomas: aceitos relatórios em português, inglês ou espanhol.
Instituição responsável: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo – PPGAUP/UFSM.
Endereço: Prédio 8 (INPE), Sala 2061 – Av. Roraima nº 1000 – Bairro Camobi – Santa Maria – RS CEP: 97105-900.
Contato:
E-book: PPGAUP UFSM: 5 anos de história
A submissão dos relatórios técnicos deve ser realizada exclusivamente pelos docentes e discentes vinculados ao PPGAUP à EdTEC/PPGAUP por meio do endereço eletrônico ppgaup@ufsm.br, seguindo as normas e recomendações publicadas nas Diretrizes para submissão do PPGAUP conforme o template. A submissão terá a conferência pelo GT de Editoria Técnica (EdTEC) e após haverá sua divulgação.
SUBMISSÕES:
O assunto da correspondência deverá ser Relatório Técnico e o corpo deve conter as seguintes informações:
a) título do trabalho;
b) autores do trabalho: nome dos autores (na ordem em que serão apresentados na capa do mesmo) e endereço eletrônico (e-mail) dos mesmos;
c) linha: PPFAC, TSUS ou TEC (ver seção 3.1 das diretrizes);
d) tipo de relatório (ver seção 3.2);
e) status (ver seção 3.3);
f) versão (ver seção 3.4).
Em anexo, devem ser submetidos:
a) o arquivo produzido a partir do modelo de relatório disponibilizado no site do PPGAUP e nos formatos indicados;
b) opcionalmente, arquivos textuais em formato PDF;
c) opcionalmente, arquivos em outros formatos para disponibilização (código, vídeo, música, dados, entre outros).
Arquivos:
– Submissão: Diretrizes para Submissão de Relatórios Técnicos à Editoria Técnica do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo / UFSM.
– Modelo do Relatório: Template ao Relatório Técnico (docx.)