A entrega do trabalho final da dissertação, é na forma digital, sem nenhuma entrega de material físico. O envio é via Processo Eletrônico Nacional – PEN/SIE da UFSM pela sua Caixa Postal no Portal Estudantil.
⇒ Como proceder para a entrega do trabalho final – Dissertação:
1 – O(a) discente deve acessar o Portal de Documentos da UFSM, com seu login e senha da UFSM e proceder conforme este Tutorial – Ato de Entrega de MDT. Assim, a entrega é composta por:
a) Trabalho final da Dissertação de acordo com a MDT 2021 – Manual de Dissertações e Teses da UFSM.
b) Termo de Autorização para disponibilidade no Manancial/UFSM, assinada e marcada a opção de prazo de liberação do trabalho.
c) Artigo e comprovante de submissão a periódico Qualis Capes, em coautoria com orientadores e coorientadores (mínimo B4 para discentes no regulamento de 2018/mínimo A4 para discentes no regulamento de 2024, conforme Deliberação 04/2024).
2 – O(a) discente tramitará ao(à) orientador(a) recebe na caixa postal e confere o trabalho. Efetuada a conferência irá tramitar para a coordenação do PPG, não estando de acordo com o aprovado pela banca, retornar ao acadêmico(a) para efetuar os ajustes necessários. Após, o(a) orientador(a) irá tramitar o trabalho para a caixa postal da Coordenação do programa.
3- A Coordenação do curso, ao receber em sua caixa postal o processo de entrega do trabalho final, fará a verificação do título do trabalho que deve estar de acordo com o definido na ata da defesa aprovada e o Termo de Autorização para disponibilidade no Manancial/UFSM, estando correto insere o arquivo PDF da ata de defesa contendo as assinaturas dos membros examinadores, tramitando à Biblioteca Central da UFSM.
4 – Concomitante ao envio do trabalho à Biblioteca, a coordenação do programa tramitará à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) o processo inicial da defesa do trabalho, informando que o(a) discente poderá ser titulado(a).
⇒ Caso haja discrepância entre o título do trabalho final e o constante na ata de defesa, ou demais divergências, o processo deverá retornar ao acadêmico para a correção e seu retorno (processo) é via orientador.
Atenção:
O trabalho final da dissertação ou tese não deve ser assinado nem pelo discente nem pelo(a) seu/sua orientador(a).
No envio do trabalho via processo PEN, a folha de aprovação é uma exigência da ABNT e assim, item obrigatório nas dissertações e teses. Porém, é dispensada as assinaturas, tanto do(a) orientador(a) quanto da banca examinadora de defesa, conforme instruções constantes no item 10, página 17, da MDT 2021 – Manual de Dissertações e Teses da UFSM.
A ata da defesa com o registro de aprovação, e demais informações, como data da defesa exata, alteração de título do trabalho, e as assinaturas dos membros da banca examinadora, irá cumprir a função quanto a assinaturas na folha de aprovação e será anexada pela coordenação do programa ao PEN de entrega de trabalho.
O Termo de Autorização para disponibilidade no Manancial/UFSM deve ser assinado pelo(a) autor(a) do trabalho, utilizando, preferencialmente, a Assinatura Eletrônica PEN – UFSM, e ser enviado junto ao trabalho no ato da entrega e não deverá ser assinado nem pelos membros da banca nem do(a) orientador(a), (Item 10, página 17, do Manual de MDT – UFSM). O(a) autor(a) do trabalho deverá marcar no Termo a opção de liberação do trabalho para a inclusão, obrigatória, no Catálogo de Dissertações – CAPES.
Não serão aceitas assinaturas recortadas e coladas digitalmente, pois não há valor legal, nem garante a autoria e integridade do documento.
A Ficha Catalográfica é obrigatória e sua geração é efetuada na página da Biblioteca Central. Em caso de dificuldades na conversão do texto em Word para PDF, a Biblioteca Central poderá disponibilizar deste serviço na Divisão de Referência.
Aos discentes que receberam bolsa ou qualquer apoio em atividades acadêmicas (taxas, diárias, etc) custeadas com recursos PROAP/CAPES, é obrigatório referenciar o apoio recebido no trabalho. Para isso, na geração na ficha catalográfica deverá marcar a opção: Financiamento – Trabalho Financiado pela CAPES. A referência ficará visível na Ficha Catalográfica: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.
A expedição do diploma é efetuada pelo Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG em média de 20 a 30 dias. Para solicitar a urgência de emissão, anexar ao processo de entrega do trabalho o Formulário de Urgência de Diploma e a comprovação para a urgência.
O acompanhamento da tramitação poder é ser feito pelo Portal de Documentos da UFSM, clicando em Processos. O número do processo PEN é o de abertura do processo de defesa efetuado pelo discente.
Dúvidas sobre a emissão do diploma, enviar e-mail para academico.prpgp@ufsm.br.
MDT 2021 – Manual de Dissertação e Tese
Tutorial Ato de Entrega de MDT
Tutorial Assinatura Eletrônica PEN
Memorando Circular n. 04/2022 – PRPGP (entrega digital)
Portaria 206/2018 – CAPES (Obrigatoriedade de Referências em Trabalhos)